Cirlene de Sousa Sanson

Graduada em Letras (Português/Francês - 2001), Mestre em Letras (Estudos da Linguagem -2004) e Doutora em Letras (Estudos da linguagem -2011) pela Universidade Federal Fluminense.

Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF - Setor de Português para Estrangeiros (desde 2015), onde atualmente é Coordenadora do Curso de Português oferecido aos estudantes Pré PEC-G (MEC/MRE) e Coordenadora da aplicação do Exame Celpe-Bras. Desde 2018, integra a Comissão Técnico-Científica do Exame Celpe-Bras (DAEB/INEP).

Foi professora substituta no Setor de Português para Estrangeiros em 2014 na UFRJ. Atuou de 2005 a 2015, como professora de Língua Portuguesa pela SEEDUC/RJ. Participa, desde 2001, de bancas de elaboração, aplicação e avaliação do exame para certificação de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (Celpe-Bras). Pesquisa, desde 2006, - de acordo com a Teoria das Representações Sociais - as representações do Brasil e dos brasileiros em materiais didáticos de Português e, desde 2018, os cursos on-line de Português para estrangeiros. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Português para estrangeiros, representações sociais, gêneros textuais.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações