Cecilia Maria Aldigueri Goulart

Graduada em Letras (Português-Inglês). Mestre em Letras (Área de concentração: Língua Portuguesa), PUC-Rio (1992). Doutora em Letras (Área de concentração: Linguística Aplicada), PUC-Rio (1997). Realizou estágio de pós-doutoramento na UNICAMP, sob a supervisão da Prof. Dra. Ana Luiza B. Smolka (ago 2013/jul 2014). Professora Titular na Faculdade de Educação da UFF - Universidade Federal Fluminense (2016). Atua como docente e pesquisadora no curso de graduação em Pedagogia (desde 1992) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (desde 1998). É coordenadora do Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, cultura e práticas educativas (desde 2002). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação (2002-2004) e coordenadora do PROALE - Programa de Alfabetização e Leitura (2002-2014). Foi coordenadora do GT Alfabetização, leitura e escrita, da ANPEd, durante um biênio (1998-1999). Integrou o CA-Educação da CAPES (2006 e 2007). Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf (2012-2014), da qual é sócia-fundadora. Trabalha nas áreas de Educação e de Linguística Aplicada ao Ensino de língua portuguesa. Suas pesquisas estão relacionadas aos seguintes temas: alfabetização; ensino e aprendizagem da língua portuguesa, com ênfase no trabalho com o discurso na escola; práticas escolares/ práticas discursivas na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO
Título Anoordem crescente doi Idioma
Alfabetização, discurso e produção de sentidos sociais: dimensões e balizas para a pesquisa e para o ensino da escrita 2020 10.1590/2176-457347351 Português
Revista: Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Discurso e ensino: diretrizes para conceber novos significados para a escola na contemporaneidade 2020 10.21165/el.v49i1.2784 Português
Revista: REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO
Título Anoordem crescente Idioma
ALFABETIZAÇÃO EM PERSPECTIVA DISCURSIVA. A REALIDADE DISCURSIVA DA SALA DE AULA COMO EIXO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRIT 2019 Português
A PROPÓSITO DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO - MEC 2019, CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS 2019 Português
A escrita no cotidiano de trabalhadoras e trabalhadores rurais de Açu/RN 2015 Português
Revista: PENSARES EM REVISTA
Título Anoordem crescente Idioma
Alfabetização, linguagem e discurso: uma entrevista com a Profa. Dra. Cecília Goulart 2018 Português
Revista: Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE.UFES
Título Anoordem crescente Idioma
A FORÇA DA PALAVRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2018 Português
Histórias de crianças, linguagem e educação infantil 2005 Português
Revista: PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Física em verso e prosa: a voz dos alunos sobre a Física escolar através de redações 2018 10.1590/1980-6248-2016-0029 Português
Revista: Movimento - Revista de Educação
Título Anoordem crescente Idioma
A emoção de estar em Angicos/RN - 54 anos depois 2017 Português
Revista: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Título Anoordem crescente doi Idioma
Argumentação e aprendizagem escrita na escola 2016 10.17648/eidea-12-1183 Português
Revista: MOVIMENTO- Revista de Educação
Título Anoordem crescente Idioma
MOVIMENTO: alguns aspectos da história e da trajetória 2016 Português
Revista: Festim
Título Anoordem crescente Idioma
O vento animador para a Educação vem de Natal/RN nos Diálogos com Paulo Freire 2015 Português
Revista: Filologia e Linguística Portuguesa (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
O processo de alfabetização e a produção do sentido na discurso escrito 2015 Português
Revista: Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso
Título Anoordem crescente Idioma
The Concept of Literacy under Analysis: Towards a Discursive Perspective of Alphabetization 2014 Português
O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização 2014 Português
Processos escolares de ensino e aprendizagem, argumentação e linguagens sociais 2010 Português
Revista: Raído (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Perspectivas de alfabetização: lições da pesquisa e da prática pedagógica 2014 Português
Revista: Cadernos CEDES (Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Apresentação - Alfabetização: dimensões políticas, pedagógicas e práticas. 2013 Português
Revista: Ensino em Re-vista (UFU. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁTICAS DE LETRAMENTO: CONHECIMENTOS DA LÍNGUA E DO DISCURSO DE CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS 2011 Português
Revista: Presença Pedagógica
Título Anoordem crescente Idioma
Educação infantil: "nós já somos leitores e produtores de textos" 2010 Português
Linguagem, práticas culturais e ensino fundamental de nove anos 2007 Português
Educação infantil: "nós já somos leitores e produtores de textos" 2005 Português
Leveza, visibilidade, multiplicidade e consistência: as competências do professor 2000 Português
Revista: Educação (São Paulo)
Título Anoordem crescente Idioma
Oralidade e escrita 2010 Português
Revista: Revista Teias (UERJ. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
SUJEITOS, ESPAÇOS EDUCATIVOS E PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE BAKHTIN 2009 Português
Revista: Revista de Educação Publica (UFMT)
Título Anoordem crescente Idioma
Em busca de balizadores para a análise de interações discursivas em sala de aula com base em Bakhtin 2009 Português
Revista: Teias (Rio de Janeiro. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA CULTURA LETRADA 2007 Português
Revista: Língua Escrita (UFMG)
Título Anoordem crescente Idioma
Ensino Fundamental de Nove Anos: tempo de rever conceitos de infância, de ensino e aprendizagem e de escola 2007 Português
Revista: Pro-Posições (Unicamp)
Título Anoordem crescente Idioma
Enunciar é argumentar: analisando um episódio de uma aula de História com base em Bakhtin 2007 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação (Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base teórico-metodológica de um estudo 2006 Português
Alfabetização, leitura e escrita: 25 anos de ANPEd e 100 anos de Drummond 2002 Português
Revista: Caderno do Professor (Belo Horizonte)
Título Anoordem crescente Idioma
Alfabetização e letramento: discutindo aspectos do processo de ensinar e aprender e da prática pedagógica 2006 Português
Revista: Revista Brasileira de Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Letramento e polifonia: aspectos discursivos do processo de alfabetização. 2001 Português
Revista: Cadernos de Ensaios e Pesquisas do Curso de Pedagogia da Uff
Título Anoordem crescente Idioma
Alfabetização, letramento e práticas pedagógicas 2001 Português
Revista: Edemmais Publicação da Escola Dinâmica do Ensino Moderno
Título Anoordem crescente Idioma
Brasil 500 Anos: Uma Língua, Muitas Línguas. 2000 Português
Revista: Movimento (Niterói)
Título Anoordem crescente Idioma
Ensinar a ler e a escrever: novas perspectivas teórico-metodológicas 2000 Português
Revista: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas)
Título Anoordem crescente Idioma
A apropriação da linguagem escrita e o trabalho alfabetizador na escola 2000 Português
Revista: Cadernos Pedagógicos e Culturais
Título Anoordem crescente Idioma
Aspectos do Processo de Produção de Textos Escritos por Fábio 1996 Português
Revista: Revista Escrita (PUCRJ. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Aspectos do Processo de Produção de Textos Infantis: Soluções Transitórias Não São Erros 1996 Português