Carlos Augusto Aguilar Júnior

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped-UERJ - Capes 7) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática da UFRJ (PEMAT-IM/UFRJ) e Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Foi professor I - matemática da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SME) e do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e também Professor Substituto do Departamento de Análise, do Instituto de Matemática da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é Professor do Quadro Permanente da Universidade Federal Fluminense, da carreira do Magistério Federal EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico), lotado no Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI/UFF e professor externo/convidado do Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Educação e Diversidade do campus Paracambi do IFRJ (IFRJ-CPar). Integra os grupos de pesquisa em Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática (GPADEM/CNPq/ProPEd-UERJ - líder: Maria Isabel Ramalho Ortigão) e em Avaliação em Matemática (GPAM/CNPq/PEMat-UFRJ - líder: Lílian Nasser), bem como é membro do GT8 - Avaliação em Educação Matemática e do Conselho Nacional Editorial (2019-2022) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
Área de interesse em pesquisa é Educação/Ensino de Matemática, na área específica de pesquisa em Raciocínio Lógico-dedutivo, Justificação, Argumentação e Provas em Matemática, Avaliação das/para as aprendizagens, produção curricular em Matemática na/com/para a Escola Básica e Avaliação em larga escala.

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Publicações

Revista: Creative Education
Título Anoordem crescente doi Idioma
Formative Assessment and <i>Feedback</i>: Report of Mathematics Teacher’s Professional Formation Project 2021 10.4236/ce.2021.128142 Inglês
Revista: Educação Matemática Pesquisa
Título Anoordem crescente doi Idioma
Relações macro e micro na pesquisa em Educação Matemática 2020 10.23925/1983-3156.2020v22i3p315-342 Português
Revista: Instrumento - Revista em estudo e pesquisa em educação
Título Anoordem crescente doi Idioma
Formação inicial docente no COLUNI-UFF e o projeto Bolsa Licenciatura 2020 10.34019/1984-5499.2020.v22.27813 Português
Revista: Revista Baiana de Educação Matemática
Título Anoordem crescente doi Idioma
Argumentação e Prova em Matemática: uma análise dos itens públicos do PISA 2012 2020 10.47207/rbem.v1i.10321 Português
Revista: BOLETIM GEPEM (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Como os professores avaliam as argumentações e provas matemáticas de alunos da escola básica? 2019 Português
Pesquisa em avaliação: algumas reflexões 2017 10.4322/gepem.2017.022 Português
Revista: Periferia (Duque de Caxias)
Título Anoordem crescente Idioma
CONHECIMENTO, CONHECIMENTO ESCOLAR E DISCURSO PEDAGÓGICO 2018 Português
Revista: Universidade e Sociedade (Brasília)
Título Anoordem crescente Idioma
Colégio Universitário Geraldo Reis no contexto da crise estrutural do capital 2018 Português
Revista: REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO)
Título Anoordem crescente Idioma
Contribuições para a formação inicial docente em Matemática ? Experiências do Projeto Bolsa Licenciatura 2018 Português
Revista: Bolema (Rio Claro)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Estudo sobre a Visão do Professor em Relação à Argumentação e Prova Matemática na Escola 2014 10.1590/1980-4415v28n50a01 Português
Revista: Vidya (Santa Maria. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
ANALISANDO JUSTIFICATIVAS E ARGUMENTAÇÃO MATEMÁTICA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 2012 Português