Bruno Roberto Campanella

Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do departamento de Estudos Culturais e Mídia, ambos da Universidade Federal Fluminense. Realizou pós-doutoramento na London School of Economics and Political Science, LSE (2017), onde foi co-coordenador da rede de "visiting fellows" do Departamento de Mídia e Comunicação. Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (2010), mestre em Comunicação Transnacional e Mídia Global pelo Goldsmiths College, University of London (2002) e graduado em Engenharia Mecânica (especialização em Produção) pela PUC-RJ (1997). Ganhador em 2011 do Prêmio Compós de melhor tese de doutorado, é Jovem Cientista do Nosso Estado Faperj desde 2015, supervisor de pesquisa de pós-doutoramento financiada pela Faperj, vice-coordenador do curso de graduação em Estudos de Mídia da UFF, coordenador do Núcleo de Estudos em Comunicação de Massa e Consumo (NEMACS), grupo de pesquisa do CNPQ, coordenador do GT Comunicação e Sociabilidade da Compós (2016-2017), editor da revista Ciberlegenda do PPGCOM/UFF (2012-2015) e editor convidado da revista Contracampo (2019), também do PPGCOM. Mantém interesse nas seguintes áreas de pesquisa: processos de reconhecimento em plataformas datificadas; midiatização e produção de subjetividade; práticas de criação de visibilidade nas mídias; estudos de televisão e reality show.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Civitas (Porto Alegre)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Reconhecimento datificado em plataformas digitais: lógicas e implicações 2021 10.15448/1984-7289.2021.2.39909 Português
Revista: REVISTA GEMINIS
Título Anoordem crescente doi Idioma
Em busca da emoção: as transformações dos registros do cortejo da noiva nos vídeos de casamento no Brasil 2021 10.53450/2179-1465.RG.2021v12i2p160-177 Português
Novas práticas, antigos rituais: A organização do cotidiano e as configurações de poder na mídia 2014 Português
Revista: REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
A reassistibilidade de telenovelas mexicanas no Brasil: um estudo de caso de A Usurpadora e Rubi 2021 10.4013/fem.2021.233.04 Português
Revista: E-Compós (Brasília)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Em busca do reconhecimento midiático: a autorrealização do sujeito na sociedade midiatizada 2019 10.30962/ec.1499 Português
Tirando as máscaras: o reality show e a busca pela autenticidade no mundo contemporâneo 2013 10.30962/ec.872 Português
Investindo no Big Brother Brasil: uma análise da economia política de um marco da indústria midiática brasileira 2007 Português
Compreensão e afetividade: o fã dentro da lógica comercial 2007 Português
Revista: MATRIZES (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Nick Couldry: 2019 10.11606/issn.1982-8160.v13i2p77-87 Português
Por uma etnografia para a internet: transformações e novos desafios 2015 10.11606/issn.1982-8160.v9i2p167-173 Português
TV in Brazil: six decades and many histories 2011 10.11606/issn.1982-8160.v4i2p253-259 Português
Revista: Media@LSE Working Paper Series
Título Anoordem crescente Idioma
Struggle for Media Recognition: The self in a media saturated world 2018 Português
Revista: Comunicacao, Midia e Consumo (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Criando intimidade, recebendo visibilidade: novas práticas de persuasão na economia da fama 2018 10.18568/cmc.v15i43.1474 Português
Cultura terapêutica e Nova Era: comunicando a ?religiosidade do self? 2015 10.18568/cmc.v12i33.821 Português
Revista: Lumina
Título Anoordem crescente doi Idioma
O -ao vivo- como promessa de participação e de autenticidade nos reality shows 2017 10.34019/1981-4070.2017.v11.21391 Português
Revista: REVISTA FAMECOS (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Celebridade, engajamento humanitário e a formação do capital solidário 2014 10.15448/1980-3729.2014.2.15908 Português
Revista: Cadernos de Televisão
Título Anoordem crescente Idioma
Indivíduo e sociedade no confinamento do Big Brother Brasil 2013 Português
Revista: Contemporanea (UFBA. Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
O fã na cultura da divergência: Hierarquia e disputa em uma comunidade on-line 2012 10.9771/contemporanea.v10i3.6435 Português
Revista: Revista Eco-Pós (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Novos desafios teóricos para os estudos do consumo televisivo 2010 Português
Revista: Global Media and Communication
Título Anoordem crescente doi Idioma
TV Review: Big Brother in Brazil 2009 10.1177/1742766508101319 Inglês
Revista: Digit.HVM (Barcelona)
Título Anoordem crescente Idioma
Discussing the Life of the Others: Doing Ethnography in the Brazilian Big Brother Fan Community 2009 Inglês