Beatriz dos Santos Feres

Doutora (2006) e Mestre (2003) em Letras/Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Uerj, na área da Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Professora Associada de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da UFF, já atuou no Centro Universitário Plínio Leite - UNIPLI (2003-2008) e em escolas do Ensino Fundamental e Médio (1987-2008). Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFF, linha de pesquisa Teorias do texto, do discurso e da tradução, no qual ministra cursos relacionados à disciplina Semiolinguística. Atua também no curso de Especialização em Língua Portuguesa. É líder do Grupo de Pesquisa em Semiolinguística: Leitura, fruição e ensino (GPS-LeiFEn/UFF/CNPq). É também membro do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (Ciad-Rio) e do Grupo de Pesquisa Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas - EnLIJ (UERJ). Já orientou mais de oitenta trabalhos, dentre os quais monografias de conclusão de curso, de Especialização, artigos de Iniciação Científica e relatos de Iniciação à Docência, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Coordenou o Projeto de Extensão Sala de Leitura na Integração Universidade-Escola (2015-2016), com fomento da Faperj e da UFF. Participou da diretoria da Associação Brasileira de Linguística (Abralin) e da Comissão Organizadora do X Congresso Internacional da Abralin (2015-2017). É membro do GT Linguística de Texto e Análise da Conversação (LTAC/Anpoll). Temas de interesse: leitura e ensino; estratégias de interpretação; teoria e análise linguística; iconicidade na semiose poética, literatura infantil, livro ilustrado e referenciação verbo-visual.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista Gragoatá
Título Anoordem crescente doi Idioma
Análise do discurso amoroso em contos ilustrados: uma contribuição para a sociologia das emergências 2021 10.22409/ gragoata.v26i56.48923 Português
Revista: Revista de Estudos do Discurso
Título Anoordem crescente doi Idioma
A mulher por ela mesma em três clipes brasileiros: uma análise semiodiscursiva 2021 10.21747/21833958/red10a4 Português
Revista: LINHA D'AGUA
Título Anoordem crescente doi Idioma
Rostos, afetos e intencionalidade: análise semiolinguística de marcas da pandemia 2021 10.11606/issn.2236-4242.v34i1p60-80 Português
Revista: Revista Seda
Título Anoordem crescente Idioma
Ingedore e Marcuschi na ?virada textual? das aulas de Língua Portuguesa 2021 Português
Revista: (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS
Título Anoordem crescente doi Idioma
Da interpretação à compreensão análise discursiva de textos em mídias digitais 2021 10.47456/cl.v15i31.35125 Português
A ENUNCIAÇÃO ENUNCIADA: REFLEXÕES SOBRE O DIÁLOGO ENTRE LINGUÍSTICA DO TEXTO E SEMIOLINGUÍSTICA DO DISCURSO 2019 Português
Revista: Gragoatá (UFF)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Mimimi de mulher em `memes?: referenciação, estereotipagem e reenunciação 2020 10.22409/gragoata.v25iEsp.34198 Português
Revista: CADERNO SEMINAL (UERJ)
Título Anoordem crescente doi Idioma
-AGORA INÊS É MORTA-: MARCAS (QUASE IRREVERSÍVEIS) DE FORMAÇÃO E DE AFETO EM CONTOS ILUSTRADOS PARA CRIANÇAS 2020 10.12957/cadsem.2020.47891 Português
Revista: MATRAGA
Título Anoordem crescente doi Idioma
IMPLÍCITOS CODIFICADOS E A REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM TEXTOS VERBO-VISUAIS 2020 10.12957/matraga.2020.46154 Português
Revista: Revista Leia Escola
Título Anoordem crescente doi Idioma
DA REFERENCIAÇÃO À MEDIAÇÃO DE LEITURA: UM ESTUDO DE OBRAS DE ZIRALDO 2019 10.35572/rle.v19i3.1506 Português
Revista: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Título Anoordem crescente Idioma
Só acredito lendo: resistência social em contos ilustrados para crianças 2019 Português
Revista: Sede de ler
Título Anoordem crescente Idioma
Leitura 2018 Português
Revista: PENSARES EM REVISTA
Título Anoordem crescente Idioma
A INTERFERÊNCIA DE IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS NA LEITURA DE CONTOS ILUSTRADOS 2017 Português
Revista: Cadernos de Letras
Título Anoordem crescente Idioma
ENTRETIEN AVEC ROGER CHARTIER 2016 Português
Revista: ELOS. REVISTA DE LITERATURA INFANTIL E XUVENIL
Título Anoordem crescente Idioma
A FUNÇÃO DESCRITIVO-DISCURSIVA DA VERBOVISUALIDADE EM LIVROS ILUSTRADOS 2016 Português
Revista: Linguagem em (Re)vista
Título Anoordem crescente Idioma
Elisa Lucinda e Graça Lima: a qualificação implícita na semiose verbo-visual de livros ilustrados para crianças 2014 Português
A NECESSÁRIA DESFRAGMENTAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 2012 Português
Arnaldo Antunes para fazer sentir: patemização icônica na semiose poética 2011 Português
O que há de infantil na literatura de Ziraldo? 2008 Português
Coerção da correção: uma visão da Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna 2008 Português
A tessitura: o explícito e o implícito nas estratégias de leitura 2007 Português
Professor, posso ir? Quantos passos? 2006 Português
A (im)perfeição da língua(gem) 2006 Português
Quando a situação é o limite 2005 Português
Fome de leitura 2004 Português
Revista: Revista da ANPOLL (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
A PERCEPÇÃO DE EFEITOS DE SENTIDO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LINGUAGEIRA 2014 Português
Revista: ECOS DE LINGUAGEM
Título Anoordem crescente Idioma
A ESCOLA FAZ QUESTÃO DE LEITORES AUTÔNOMOS OU AUTÔMATOS? 2014 Português
DOES SCHOOL SEEK AUTONOMOUS OR AUTOMATOUS READERS? 2014 Português
Revista: Gragoatá
Título Anoordem crescente Idioma
Estudos de linguagem e ensino 2014 Português
Revista: Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso
Título Anoordem crescente doi Idioma
A verbo-visualidade a serviço da patemização em livros ilustrados 2013 10.1590/S2176-45732013000200006 Inglês
Revista: Leitura. Teoria & Prática
Título Anoordem crescente Idioma
Livros ilustrados que amedrontam: quando a emoção é sentido(a) 2012 Português
Revista: Signum. Estudos de Linguagem
Título Anoordem crescente doi Idioma
A qualificação implícita no livro ilustrado a princesa desejosa 2012 10.5433/2237-4876.2012v15n3p129 Português
Revista: Revista Litteris
Título Anoordem crescente Idioma
A Originalidade do Carnaval de Paulo Barros: Patemização e Iconicidade 2011 Português
DIÁLOGO COM "O MENINO QUADRADINHO" 2009 Português
DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA FRUITIVA NA ESCOLA 2009 Português
Na fruição poética, a competência da sensibilidade 2008 Português
Revista: Revista Odisséia
Título Anoordem crescente Idioma
COMPETÊNCIA PARA UMA LEITURA SENSÍVEL 2010 Português
Revista: CASA (Araraquara)
Título Anoordem crescente Idioma
ARNALDO ANTUNES, AGORA: SEMIOSE POÉTICA E ICONICIDADE PATÊMICA 2010 Português
De Peirce a Chraraudeau: as qualidades do poético ilustradas por Ziraldo 2006 Português
Revista: Cadernos de Letras da UFF
Título Anoordem crescente Idioma
A escola 2003 Português