Beatriz Corsino Pérez

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia de Campos da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014), com bolsa de Doutorado Sanduíche da FAPERJ na Université Paris Diderot - Paris 7. Mestre em Psicologia pela UFRJ (2009) e graduada nos cursos de Formação de Psicólogo (2007) e Licenciatura em Psicologia (2011) na mesma instituição. Pesquisadora do NIPIAC - Núcleo de Pesquisa para a Infância e Adolescência Contemporâneas, vinculado ao PPGP-UFRJ, e do NIJUP- Núcleo de Pesquisa sobre Infâncias, Juventudes e Políticas Públicas, vinculado a UFF. Foi conselheira de direitos da Criança e do Adolescente do município de Campos dos Goytacazes/RJ (2016- 2017). Atua nas áreas de Psicologia da Infância e Juventude, Psicologia e Educação, Psicologia Social com ênfase nos temas: participação, memória, quilombo, cidade e educação.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Mundo Livre: Revista Multidisciplinar
Título Anoordem crescente Idioma
Juventude(s) e a escolha profissional: como a escola pode contribuir? 2020 Português
Revista: CHILDHOOD & PHILOSPHY
Título Anoordem crescente Idioma
Entre cercas, brincadeiras e feitiços: os conflitos e as apropriações do território por crianças e jovens quilombolas 2020 Português
Revista: Agenda social (UENF)
Título Anoordem crescente Idioma
Uma infância digna do Brasil? Descolonialidade e teoria a partir do Sul 2020 Português
Pesquisas e políticas sociais junto a crianças e jovens em diferentes territórios 2020 Português
Revista: Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE.UFES
Título Anoordem crescente Idioma
Infância e cidade: desafios da participação e da representação 2019 Português
Revista: Revista Contemporânea de Educação
Título Anoordem crescente doi Idioma
POLÍTICAS PARA CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS: CONCEPÇÕES E DISPUTAS 2017 10.20500/rce.v12i24.4170 Português
Revista: PSICOLOGIA E SOCIEDADE (IMPRESSO)
Título Anoordem crescente doi Idioma
OS LUGARES DA INFÂNCIA NA FAVELA: DA BRINCADEIRA À PARTICIPAÇÃO 2015 10.1590/1807-03102015v27n3p494 Português
Cidadania e participação social:um estudo com crianças no Rio de Janeiro 2008 Português
Revista: Pesquisas e Práticas Psicossociais
Título Anoordem crescente Idioma
A participação de crianças nas políticas públicas: construção, prática e desafios 2015 Português
Revista: Pátio (Porto Alegre. 2002)
Título Anoordem crescente Idioma
Saberes e olhares das crianças sobre a favela 2014 Português
Revista: Estudos de Psicologia (Natal. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
O cuidado na relação professor-aluno e sua potencialidade política 2013 Português
Revista: Revista de Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Jovens no Rio de Janeiro: percursos, inseguranças e riscos 2011 Português
Revista: Juventude.br (Centro de Estudos e Memória da Juventude)
Título Anoordem crescente Idioma
Os jovens no trabalho solidário: novos rumos da participação politica?. 2010 Português
Revista: Praia Vermelha (UFRJ)
Título Anoordem crescente Idioma
'Trabalho solidário': em busca de outros valores para a participação política 2009 Português