Antonio Carlos Amancio da Silva

possui graduação em Comunicação Social Cinema pela Universidade Federal Fluminense (1973), mestrado em Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes e Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema brasileiro, representação cinematográfica, estereótipos cinematográficos, análise cinematográfica e cinema latinoamericano. Coordena o Laboratório de Investigação Audiovisual da UFF, onde produz material pedagógico sobre cinema e desenvolve atividades de extensão, como o Cineclube Sala Escura. É curta-metragista. Organizou com Marina Tedesco a coletânea Brasil-México: aproximações cinematográficas, e mais recentemente Argentina Brasil no cinema: diálogos. Publicou O Brasil dos Gringos:imagens no cinema e Artes e Manhas da EMBRAFILME, além de vários artigos em revistas nacionais e estrangeiras. O Brasil dos Gringos se transformou, pela mãos de Lucia Murat, no documentário de longa metragem Olhar Estrangeiro, em 2005, do qual Amancio foi co-roteirista.
Coordena convênios com instituições internacionais na França, no Canadá e no México. Foi Vice-Presidente da SOCINE no período de 2013/2015 e fez parte de seu Comitê Científico.