Angelo Mario do Prado Pessanha

Possui graduação em História ? Bacharelato e Licenciatura - pela Universidade Federal Fluminense (1973); Aperfeiçoamento em Pesquisa Histórica pelo Arquivo Nacional e Museu Imperial de Petrópolis (1973-74); Especialização em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1974-75); Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal Fluminense (1981); Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1987) na área de ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS; e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) na área de POLÍTICA, PLANEJAMENTO E GESTÂO EDUCACIONAL.
Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense em 2013 passou a Professor Titular de HISTÓRIA DO ENSINO CONTÁBIL E PESQUISA CONTÁBIL dessa Universidade em concurso público feito em setembro de 2012, posse em junho de 2013, defendendo a tese CONTABILIDADE E METACIÊNCIA: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DA TEORIA E DA PESQUISA CONTÁBIL; e com a aula pública CONTABILIDADE E ENSINO CONTÁBIL NO BRASIL: HISTÓRIA E EVOLUÇÃO.
Foi Professor Titular e Diretor da FAFIMA-Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé; foi Professor Titular dos cursos de Graduação dos Institutos Superiores de Ensino do CENSA (Campos dos Goytacazes/RJ). Professor Titular no curso de Pedagogia da UNESA-Universidade Estácio de Sá-Campos dos Goytacazes. É Pesquisador da UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.
Perspectivas e Temas de Pesquisa: tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica e Antropologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho-alienação, discurso-poder-política cultural, cultura-educação-eleições, educação-ensino superior e município- política cultural.
Trabalha atualmente com Antropologia e Turismo, e com Pesquisa Aplicada à Administração e às Ciências Contábeis. Trabalha há trinta anos com Antropologia de Afrodescendentes e das Religiões Afro-brasileiras.
Trabalha e pesquisa na Área da Educação com Política e Administração da Educação, em especial com política, planejamento e gestão de ensino superior e universidades, e com avaliação institucional de instituições educativas.
No campo da História e da Antropologia Histórica, pesquisa história de afrodescendentes e da escravidão negra, e religiões afro descendentes, em especial o candomblé.
Trabalha no campo de Administração e Ciências Contábeis com Filosofia e Administração, Antropologia e Administração, Sociologia e Administração, Sociologia das Organizações, Ética e Administração, Metodologia de Estudo e Trabalho científico, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração e Ciências Contábeis, História do Ensino Contábil; e na graduação de Direito com Sociologia e Direito e com Antropologia e Direito.
 Em 2012 fez concurso para Professor Titular na Faculdade de Administração Ciências Contábeis e Turismo- EST/ STC- Departamento de Contabilidade da UFF, sendo desde então professor titular de História do Ensino Contábil e Pesquisa Contábil, atualmente lotado no ICM - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé / MCT - Departamento de Contabilidade da UFF em Macaé. Terminou em 2012 o curso online de Especialização/PG Lato-sensu em Planejamento, Implementação, Gestão em EAD Educação a Distância - PIGEAD/LANTES/UFF, para desenvolvimento e gestão de cursos superiores à distância. Está desenvolvendo atualmente pesquisas e estudos de Pós- Doutorado na Escola de Engenharia da UFF, trabalhando com pesquisas em Formação, Capacitação e Educação de Mão-de-Obra para a Engenharia Civil no Brasil atual- problemas e perspectivas.