Anderson de Almeida Cano Ortiz

Doutor e mestre em Comunicação Social na área de Tecnologias de Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduou-se pela Uerj em Relações Públicas e Jornalismo, com especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública.

Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, em tempo parcial, no curso de Publicidade e Propaganda. Leciona também na graduação de Relações Públicas das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) desde 2008. Ao longo da carreira, coordenou a graduação de Relações Públicas da FACHA (2016 a 2019) e as atividades da comissão própria de avaliação (CPA) da FACHA (2009 a 2018). Além disso, lecionou em IES tais como: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ) (entre os anos 2015 e 2016), Universidade Federal do Rio de Janeiro (de 2013 a 2014) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (anos 2004 e 2008).

É consultor em Comunicação, com experiência nas áreas de Marketing e Comunicação Organizacional, com ênfase em Pesquisa e Consultoria na área de serviços em entidades privadas e do terceiro setor. Trabalhou para organizações como Club Med, Ideafix, ISDN Talentos em TIC, Câmara de Comércio Americana, Grupo Libra, International Flavors and Fragrances, entre outras.

Atuou como coordenador regional Rio de Janeiro do grupo de pesquisa Rede Brasil Conectado, centralizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente está ligado ao grupo de pesquisa ReC - Retórica do Consumo (UFF).

Plataforma Lattes