Ana Raquel Coelho Rocha

Professora adjunta na Universidade Federal Fluminense-UFF. Doutora e Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio e Bacharel em Ciências Contábeis pela UERJ. Concluiu um MBA em Marketing, pela PUC-Rio, e um MBA em Gestão de Recursos Humanos, pela FGV-RJ. Vivenciou um período como Guest Researcher na KU - Universidade de Copenhagen (6 meses) e como Visiting Researcher na SDU - Universidade do Sul da Dinamarca (1 ano), como parte do Pós-Doutorado no Instituto COPPEAD de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da UFRJ. Possui experiência acadêmica em cursos de Pós-Graduação e Graduação na área de Administração, com ênfase em Marketing. Tem interesse no desenvolvimento de pesquisas interpretativistas e pela adoção de metodologia qualitativa, relacionadas a temas como consumo étnico-racial, consumo na base da pirâmide e significados simbólicos do consumo. Coordenadora do NUCAL - Núcleo de Estudos de Consumo Latino-Americanos, cujo interesse volta-se à investigação do consumo em contextos outros, que não só o brasileiro, mas que guarde conexões culturais com este país. Seu projeto intitulado ?Consumidores negros: estigma, racismo e as relações de mercado? foi selecionado para o Programa Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico -2020 pela PROAES - Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFF. Este projeto dedica-se a possibilitar ao estudante da UFF em situação de vulnerabilidade socioeconômica, receber auxílio financeiro através bolsa e desenvolvimento acadêmico compatível com a modalidade Iniciação Científica. Outro projeto, intitulado "Investigação de questões raciais e suas manifestações no mercado, por meio de métodos qualitativos", foi aprovado pela PROPPI - Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF, em seu programa de bolsas de iniciação científica voltado para as atividades acadêmicas não presenciais no ensino de Graduação e Pós-Graduação. Recentemente, foi agraciada pela FAPERJ com uma bolsa de iniciação científica, destinada à investigação do consumo de grupos posicionados na base da pirâmide socioeconômica brasileira. Possui experiência profissional em empresas de grande e médio porte, de diversos segmentos tais como auditoria independente, moda, educação, telecom, dentre outros.

Plataforma Lattes

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Memes as Shortcut to Consumer Culture: A Methodological Approach to Covert Collective Ideologies 2022 10.1590/1982-7849rac20 Inglês
Revista: Advances in Consumer Research
Título Anoordem crescente Idioma
Unappreciated Practices Creating Value 2021 Inglês
Symbolic Dimensions of Jewelry As a Gift: an Interpretive Study 2021 Inglês
Value Creation and Destruction in Consumption Practice 2020 Inglês
Socialization of the Black Female Consumer: Power and Discourses in Hair-Related Consumption 2016 Português
Revista: READ. REVISTA ELETRÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO (PORTO ALEGRE. ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Símbolos e rituais na aquisição da casa própria em condomínios-clube 2021 10.1590/1413-2311.308.101926 Português
Revista: Journal of Consumer Behaviour
Título Anoordem crescente doi Idioma
The Minimalist Process: An Interpretivist Study 2020 10.1002/cb.1912 Português
Revista: MM. Journal of Marketing Management
Título Anoordem crescente doi Idioma
Producing beauty -the hard way?: involuntary prosumption in a stigmatising context 2020 10.1080/0267257x.2020.1795430 Inglês
Revista: Adm. MADE (Universidade Estácio de Sá)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Sonhos de Consumo Realizados: ?A Gente Deseja, a Gente Quer!? 2019 10.21714/223751392019v23n3p042058 Português
Revista: Organizações & Sociedade (Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Selective and -veiled- demarketing from the perspective of black female consumers 2018 10.1590/1984-9250874 Inglês
Revista: CADERNO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO - CPA
Título Anoordem crescente Idioma
Lan House: Instrumento de Lazer e Interação em Comunidades de Baixa Renda 2017 Português
Revista: Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Reflexões sobre o Consumidor Negro Brasileiro 2017 10.12712/rpca.v11i2.940 Português
Atitudes de Consumidores de Baixa Renda em Relação às Restrições de Lazer 2014 Português
Consumidores da base da pirâmide e as restrições ao lazer 2012 Português
Revista: Leisure Studies
Título Anoordem crescente doi Idioma
Rituals of cruise consumption and the 'new' middle class: desiring and 'devouring' maritime cruises 2016 10.1080/02614367.2016.1182205 Inglês
Revista: International Business Review
Título Anoordem crescente doi Idioma
Classifying and classified: An interpretive study of the consumption of cruises by the -new- Brazilian middle class 2016 10.1016/j.ibusrev.2015.02.006 Inglês
Revista: Caderno Virtual de Turismo (UFRJ)
Título Anoordem crescente Idioma
Observação participante aplicada a pesquisas em marketing sobre turismo e lazer 2013 Português