Ana Lucia Vieira dos Santos

Ana Lucia Vieira dos Santos é arquiteta (FAU/UFRJ), mestre em Arquitetura (PROArq/FAU/UFRJ) com a dissertação ? Habitação Escrava nas Propriedades Rurais da Província do Rio de Janeiro? (2000), e doutora em História (PPGHis/ IHT/UFF) com a tese ?A Casa Carioca - estudo sobre as formas de morar no Rio de Janeiro - 1750-1850? (2005).
Iniciou sua prática profissional em escritório próprio, trabalhando com projetos de arquitetura, construção civil e perícias judiciais.
É professora universitária desde 1991, lecionando em faculdades de Arquitetura, Engenharia e Design de Interiores da rede privada. Desde 2014 é professor adjunto da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Laboratório de Estudos do Patrimônio, atuando nas linhas de pesquisa ?Patrimônio Cultural? e ?Documentação e Registro da paisagem e do ambiente construído?.
É vice- coordenadora da seção brasileira do projeto de pesquisa ?A casa senhorial em Portugal, Brasil e Goa: Anatomia dos Interiores?. Integra o grupo de pesquisa ?O Gosto Neoclássico?. Tem trabalhos, artigos e livros publicados.