Alexandre Farbiarz

Possui doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Educação e Linguagem pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Coordena grupo de pesquisa Educação para as Mídias em Comunicação - educ@midias.com. É professor Associado do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, integrando o corpo docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano e professor do Curso de Jornalismo. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Design e Educação, com ênfase em Mídia-Educação, mormente em gamificação de processos de aprendizagem; atuando principalmente nos seguintes temas: relações discursivas; Educação a Distância, ambientes virtuais de aprendizagem; Educação Crítica para as Mídias, Educomunicação, games em Educação e planejamento visual-gráfico.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Estudos em Design (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
A experiência Gamerama como metodologia de game design na formação de estudantes universitários brasileiros 2020 Português
The Gamerama experience as a game design methodology in the education of Brazilian university students 2020 Inglês
Revista: INTERFACES DA EDUCAÇÃO
Título Anoordem crescente doi Idioma
Práticas docentes e cotidianos escolares: análise sobre os usos e não usos das mídias digitais 2020 10.26514/inter.v11i32.4444 Português
Revista: REVISTA COCAR (ONLINE)
Título Anoordem crescente Idioma
Mediação familiar no processo de assistência infantil de meios audiovisuais: pesquisa de campo com alunos do ensino público do interior do Rio de Janeiro 2019 Português
Revista: ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação
Título Anoordem crescente Idioma
O futuro do ilustrador de jornais: reflexões sobre a formação e atuação profissional na visão do campo 2019 Português
Novas tecnologias no ensino de graduação em Comunicação 2019 Português
Revista: Liinc em Revista
Título Anoordem crescente Idioma
Jogos e práticas lúdicas como estratégias educacionais nas Humanidades Digitais 2019 Português
Revista: Logos (Rio de Janeiro. Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
A gamificação como processo metodológico na formação crítica contemporânea: uma experiência aliando tecnologia, inovação e ludicidade no Ensino Superior 2019 10.12957/logos.2019.45676 Português
Revista: ESFERAS
Título Anoordem crescente Idioma
A Educação Crítica para as Mídias: uma proposta síntese para a área de interface 2018 Português
Revista: Comunicação & Educação
Título Anoordem crescente doi Idioma
To connect or to disconnect: debates about the reflection on Education for the media 2018 Português
Conectar ou desconectar: debates sobre a reflexão a partir da Educação para os meios 2018 Português
O percurso dos educadores entre a pedagogia convencional e o ensino conectado - estudo de caso do Projeto GENTE 2017 10.11606/issn.2316-9125.v22i1p147-155 Português
Do prazer ao pensamento crítico em Harry Potter 2017 10.11606/issn.2316-9125.v22i2p77-84 Português
Revista: Pesquisas em Discurso Pedagógico (on-line)
Título Anoordem crescente Idioma
A hexis educativa como possibilidade pedagógica em narrativas ficcionais para jovens 2016 Português
Educação e Entretenimento 2010 Português
Revista: MÍDIA E COTIDIANO
Título Anoordem crescente doi Idioma
A Educomunicação, como um campo de intervenção social e de investigação acadêmica 2015 10.22409/ppgmc.v7i7.9761 Português
Revista: Linha Mestra
Título Anoordem crescente Idioma
Modos de leitura e interação em novas tecnologias: a mediação do Design 2014 Português
Revista: Tríades em Revista
Título Anoordem crescente Idioma
Reflexão acerca do design de ambientes virtuais de aprendizagem 2008 Português
Revista: Estudos em Design (Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Aspectos semióticos da relação entre designer e bureau de fotolitos digitais 1999 Português
Sobre universidade, mercado, designer e novas tecnologias 1998 Português
Resenha do livro FRASCARA, Jorge. User-centered graphic design - Mass comunications and social change. London: Taylor & Francis, 1997 1997 Português