Adriano Vargas Freitas

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduado em Matemática. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGEdu-UFF). Professor da Faculdade de Educação da UFF, no departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE). Desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Matemática, Formação de Professores e Currículos direcionados a Educação de Jovens e Adultos. Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GPEJA) e vice coordenador do Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF).

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Narrativas de docentes da EJA de Sobral 2022 10.37001/ripem.v12i1.2885 Português
Cotidianos na EJA da zona rural cearense 2021 10.37001/ripem.v11i2.2436 Português
Revista: Revista de Educação Matemática - Remat
Título Anoordem crescente Idioma
Contribuições à compreensão dos saberes dos estudantes para a formação de professores da EJA: palavra falada, diálogo e escuta freireanos 2022 Português
A perspectiva decolonial da etnomatemática como movimento de resistência 2021 Português
Os distanciamentos entre a Base Nacional Comum Curricular e a etnomatemática 2021 Português
Revista: Revista Communitas
Título Anoordem crescente Idioma
?Professora, tô sentindo falta da aula? perspectivas de práticas curriculares matemáticas e o sentimento de pertencimento à EJA no contexto de isolamento social no Ceará 2021 Português
Esperançar a EJA 2021 Português
Revista: Acta Scientiae (ULBRA)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Subjetividades nas práticas curriculares em Matemática na Educação de Jovens e Adultos 2021 10.17648/acta.scientiae.XXXX Português
Revista: Olhar de Profesor
Título Anoordem crescente Idioma
Palavra falada, diálogo e escuta freireanos: contribuições à compreensão dos saberes dos estudantes da EJA 2021 Português
Revista: e-Mosaicos
Título Anoordem crescente Idioma
Currículos de Matemática e formação de professores: reflexões à luz das diretrizes curriculares Nacionais para a EJA 2021 Português
Revista: Informação em Cultura
Título Anoordem crescente doi Idioma
Apontamentos sobre o 'problema da educação de adultos' na obra e pensamentos de Álvaro Vieira Pinto 2021 10.21708/ issn2674-6549.v3i2a9355.2021 Português
Revista: Revista de Educação, Ciências e Matemática
Título Anoordem crescente Idioma
Jogos matemáticos na inclusão de estudantes com deficiência intelectual 2020 Português
Análise de estratégias de resolução de problemas matemáticos de alunos da EJA 2017 Português
Revista AL-KARISMI: propsotas pedagógicas para o ensino de matemática 2016 Português
Uma visão panorâmica da RECM: espaço divulgador de produções das ciências e da matemática 2015 Português
A formação de professores que ensinam matemática no contexto do PIBID: lições baseadas no subprojeto alfabetização matemática 2014 Português
Tecnologias digitais na formação continuada do professor da rede estadual do Rio de Janeiro: impactos e desafios 2013 Português
Revista: BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS (BEJOM)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Etnomatemática nas práticas laborais da pesca: relato de experiências e memórias 2020 10.14393/bejom-v1-n1-2020-50257 Português
Revista: Horizontes
Título Anoordem crescente Idioma
Práticas curriculares matemáticas em uma escola da zona rural do Ceará: padronizações, relações de cumplicidade e resistências no ensino de pessoas jovens, adultas e idosas 2020 Português
Panorama da Avaliação da Educação de Jovens e Adultos sob perspectivas da Educação Matemática 2015 Português
Revista: RLE (Pasto)
Título Anoordem crescente doi Idioma
'Não olha para a cara da gente': 2020 10.22267/relatem.20131.44 Português
Revista: Educação Matemática em Revista-RS
Título Anoordem crescente Idioma
Pesquisas em Educação matemática: um estado da arte sobre questões curriculares 2019 Português
Revista: Inter-ação (UFG. Online)
Título Anoordem crescente doi Idioma
PERMANÊNCIA NA EJA: O QUE NOS DIZEM OS JOVENS E ADULTOS ESTUDANTES DA ZONA RURAL DE SOBRAL 2019 10.5216/ia.v44i2.55204 Português
Revista: Revista Eletrônica de Educação (São Carlos)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Teorização curricular e formação docente: uma aposta em grupos de pesquisa (Curricular theorization and teaching training: a bet on search groups) 2019 10.14244/198271992864 Português
Revista: Educação Matemática em Revista
Título Anoordem crescente Idioma
Entre matemáticas e permanências na EJA: os saberes de mulheres da zona rural do Ceará 2019 Português
Revista: Revista EJA em debate
Título Anoordem crescente Idioma
Tensões entre propostas e práticas curriculares em matemática na EJA da zona rural do Ceará 2019 Português
Revista: REVISTALEPH
Título Anoordem crescente Idioma
Entre as escolas 'de outro tempo', ?de agora? e o ?trabalho?: os sentidos das permanências de estudantes na EJA da zona rural do Ceará 2019 Português
Revista: Revista Paranaense de Educação Matemática
Título Anoordem crescente doi Idioma
SENTIDOS DE CURRÍCULOS EM MATEMÁTICA ENUNCIADOS POR PROFESSORAS DA EJA DA ZONA RURAL DE SOBRAL 2019 10.33871/22385800.2019.8.17.346-368 Português
Construção e estudo de poliedros na educação básica 2013 Português
Revista: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Título Anoordem crescente Idioma
Saberes matemáticos e permanência na EJA 2019 Português
Revista: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP
Título Anoordem crescente doi Idioma
Reflexões sobre as práticas pedagógicas matemáticas de professoras de EJA da zona rural de Sobral 2019 10.34024/olhares.2019.v7.6784 Português
Revista: LINHAS CRÍTICAS (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Perspectivas em etnomatemática para a formação e atuação docente na Educação de Jovens e Adultos 2019 10.26512/lc.v25i0.23165 Português
Revista: Educação Matemática Pesquisa
Título Anoordem crescente doi Idioma
Práticas pedagógicas em matemática na EJA e a permanência de estudantes em uma escola da zona rural do CearáPedagogical practices in mathematics in the EJA and the staying of students in a school of the rural area of Ceará 2019 10.23925/1983-3156.2019v21i1p238-253 Português
Revista: Educação e Cultura Contemporânea
Título Anoordem crescente Idioma
Panorama das pesquisas envolvendo práticas pedagógicas em matemática na Educação de Jovens e Adultos 2018 Português
Revista: Revista UNIABEU
Título Anoordem crescente Idioma
Os usos da matemática básica em um jogo de cartas colecionáveis 2018 Português
O ensino de ciências na EJA: reflexões e proposta de atividade envolvendo o lixo doméstico 2018 Português
O que os números nos dizem? A questão de gênero no ensino de matemática: um relato de experiência 2016 Português
Formação do professor na contemporaneidade: o uso do computador, internet e outras tecnologias 2015 Português
Reflexões para o ensino da aritmética nos anos iniciais da educação básica: o pensamento lógico-matemático e o desenvolvimento da abstração 2014 Português
Formação do professor de matemática mediada por tecnologias digitais: análises da proposta de oficinas de Geogebra 2014 Português
Revista: Perspectivas da Educação Matemática
Título Anoordem crescente Idioma
Educação Matemática e EJA na Zona Rural: diálogo entre as práticas de professoras e os saberes das estudantes que permanecem na escola 2018 Português
Estado da arte como metodologia de trabalho científico na área da Educação Matemática: possibilidades e limitações 2015 Português
Revista: Teias (Rio de Janeiro. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Disputas pela base nacional comum curricular: pensando em diferença e em Educação 2018 Português
Revista: Revista Conhecimento Online
Título Anoordem crescente Idioma
Avaliação de um produto educacional sob a perspectiva dos professores que ensinam matemática 2017 Português
Currículos e políticas/práticas na Educação de Jovens e Adultos tecidas em Etnomatemática 2016 Português
Revista: JOURNAL OF SUPRANATIONAL POLICIES OF EDUCATION
Título Anoordem crescente Idioma
Sentidos para a formação docente nas políticas curriculares em documentos ìbero-americanos e brasileiros: aproximações e distanciamentos 2017 Português
Revista: Educação Matemática Debate
Título Anoordem crescente doi Idioma
Noções de análise combinatória na educação básica: atividades interdisciplinares 2017 10.24116/emd25266136v1n32017a03 Português
Revista: Revista Educação (PUCRS. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Formação/atuação do professor/alfabetizador da EJA sob perspectivas da educação matemática: um estado da arte 2016 Português
Revista: Areté (Manaus)
Título Anoordem crescente Idioma
Formação do professor de matemática: análises comparativas de oficinas envolvendo o Geogebra 2016 Português
Noções de Probabilidade na Educação Básica: Atividades Interdisciplinares 2015 Português
Revista: Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo (IGISP)
Título Anoordem crescente Idioma
Integrações tecnológicas com o GeoGebra: uma proposta para professores que ensinam matemática 2015 Português
Revista: Educação Matemática Pesquisa (Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Práticas pedagógicas inclusivas na EJA sob perspectivas da Educação Matemática: um olhar para as pesquisas 2015 Português
Revista: Boletim Online de Educação Matemática
Título Anoordem crescente Idioma
O lúdico no processo de ensino e aprendizagem da matemática: uma proposta envolvendo histórias em quadrinhos 2015 Português
Revista: CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Estado da Arte em educação matemática na EJA: percursos de uma investigação 2015 10.1590/1516-731320150030008 Inglês
Revista: Revista Contexto & Educação
Título Anoordem crescente Idioma
Formação de professores na era da inclusão digital 2014 Português
Revista: Boletim LABEM
Título Anoordem crescente Idioma
Currículos orientados por perspectivas de etnomatemática na EJA: um olhar sobre as pesquisas 2014 Português
Revista: Boletim de Educação Matemática. BOLEMA
Título Anoordem crescente Idioma
Pesquisas e documentos curriculares no âmbito da Educação Matemática de Jovens e Adultos 2014 Português
Revista: REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO)
Título Anoordem crescente Idioma
Reflexões sobre o currículo da EJA na perspectiva da Educação Matemática 2013 Português
Revista: Almanaque Unigranrio de Pesquisa
Título Anoordem crescente Idioma
Reflexões a respeito dos recursos comunicacionais da internet na educação 2013 Português
Revista: Brazilian Geographical Journal
Título Anoordem crescente Idioma
Formação do Professor de Matemática envolvendo novos recursos tecnollógicos: reflexões e propostas 2013 Português
Revista: Quadrante (Lisboa)
Título Anoordem crescente Idioma
Um estudo em Educação Matemática relacionado à Educação de Jovens e Adultos 2012 Português
Revista: Cadernos de Memória, Linguagens e Ensino
Título Anoordem crescente Idioma
Educação Matemática e EJA: análises de novas políticas públicas de livros didáticos 2011 Português
Revista: Educação em Destaque
Título Anoordem crescente Idioma
Mudanças na ação pedagógica do professor mediante a utilização de novas tecnologias 2009 Português
Capacitação de professores na sociedade contemporânea: obstáculos e desafios 2008 Português