Adriana Russi Tavares de Mello

Pós-doutora em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (2018-2019) vem investigando as interfaces entre museus, coleções e povos indígenas. Doutora em Memória Social pela UNIRIO (2010-2014), artista plástica formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP com mestrado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desde 2006 é docente da Universidade Federal Fluminense - UFF no Departamento de Artes e Estudos Culturais, campus Rio das Ostras. Atuou por mais de uma década como arte/educadora no ensino básico e na formação de educadores. Temas de interesse: coleções etnográficas, museologia social, museus e povos indígenas, educação patrimonial, artesanato, arte/educação, exposições virtuais. Desenvolve pesquisas e projetos extensionistas multidisciplinares na confluência entre educação, memória, patrimônio cultural, cultura material e museologia social. Ao longo de uma década (2008-2018) coordenou o Programa de Extensão da UFF "Educação Patrimonial em Oriximiná". Docente no programa de pós-graduação lato sensu em Etnoeducação da UFF. Líder do grupo de pesquisa do CNPq Etnoeducação, Cultura e Patrimônio. Docente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO. Mais recentemente vem se aproximando dos estudos judaicos. Professora visitante na Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel), com a bolsa da Fundação Lady Davis (2020-2021) onde iniciou o projeto interdisciplinar Brasileiros em Israel: memórias e diversidade.

É da imprensa e quer entrar em contato? Fale com a Assessoria de Imprensa da UFF

Publicações

Revista: Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia
Título Anoordem crescente doi Idioma
Sobre as revistas: Antropos; Baessler-Archiv; Ethnos; Folk; Provinzmagazin der Franziskaner von Nordbrasilien 2021 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2021.182936 Português
O dossiê na perspectiva de lideranças Katxuyana e Kahyana hoje: ainda existimos, não desistimos, somos muitos yanas 2021 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2021.182931 Português
Guia de fontes: grafia da etnia, autores e obras 2021 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2021.182988 Português
Um panorama acerca das publicações sobre os Katxuyana e outros Yanas 2021 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2021.182976 Português
Apresentação do Dossiê Katxuyana, Kahyana: perspectivas europeias sobre os povos (yanas) dos rios Cachorro e Trombetas, Oriximiná/ PA 2021 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2021.182981 Português
Sobre os Katxuyana e Kahyana 2021 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2021.183111 Português
Sobre os autores dos originais em alemão: Albert Kruse, Dascha Detering e Gottfried Polykrates 2021 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2021.182935 Português
Revista: Século XXI - Revista de Ciências Sociais
Título Anoordem crescente doi Idioma
Os Katxuyana e a casa tamiriki: protagonismo ameríndio na valorização cultural 2019 10.5902/2236672537527 Português
Revista: Museum & Society
Título Anoordem crescente Idioma
Museums and indigenous memory: the Katxuyana?s collections and the contemporaneity of musealized material culture 2019 Inglês
Revista: Horizontes Antropológicos (UFRGS. Impresso)
Título Anoordem crescente Idioma
Museologia colaborativa: diferentes processos nas relações entre antropólogos, coleções etnográficas e povos indígenas 2019 Português
Revista: ETNOGRÁFICA (LISBOA
Título Anoordem crescente Idioma
Sob diferentes tetos: etnografando casas e revelando dimensões educativas e patrimoniais 2019 Português
Revista: Sociedade e Cultura
Título Anoordem crescente doi Idioma
Coleções etnográficas, povos indígenas e práticas de representação: as mudanças nos processos museais com as experiências colaborativas 2018 10.5216/sec.v21i1.54881 Português
Revista: Mouseion (UniLasalle)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Na escola os saberes tradicionais: Etnoeducação, cultura e patrimônio 2016 10.18316/1981-7207.16.21 Português
Revista: ACESSO LIVRE
Título Anoordem crescente Idioma
A mediação cultural no âmbito da educação patrimonial: coleções etnográficas em possíveis diálogos entre universidades, museus e os ameríndios Katxuyana 2016 Português
Revista: Journal of Economic Sociology Studies
Título Anoordem crescente Idioma
Quando a tradição (indígena) é ensinada na escola (indígena): etnoeducação como exercício de autonomia 2014 Português
Revista: e-cadernos
Título Anoordem crescente doi Idioma
Artesanato tradicional em Oriximiná (Brasil): do inventário ao protagonismo Katxuyana e seus saberes tradicionaisTraditional Handicraft in Oriximiná (Brasil): From the Inventary to the Protagonism of the Katxuyana People and their Traditional Knowledge 2014 10.4000/eces.1768 Português
Revista: Vivencia (UFRN)
Título Anoordem crescente Idioma
Apresentação 2013 Português
Inventariando o artesanato tradicional em Oriximiná/PA: dos saberes tradicionais à educação patrimonial 2013 Português
Revista: Pro-Posições (Unicamp)
Título Anoordem crescente doi Idioma
Etnoeducação patrimonial: reflexões antropológicas em torno de uma experiência de formação de professores 2013 10.1590/s0103-73072013000200005 Inglês
Revista: TEXTOS ESCOLHIDOS DE CULTURA E ARTE POPULARES (IMPRESSO)
Título Anoordem crescente Idioma
Carrancas e crianças: novas formas de apropriação da arte popular brasileira. 2011 Português
Revista: Aleph (UFF. Online)
Título Anoordem crescente Idioma
Educação patrimonial em Barra de São João: devires de uma coleção privada 2010 Português