Adriana Mattos de CAÚLA e SILVA

Professora Adjunta da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU/UFF), ganhadora do Prêmio CAPES de Teses 2009 na área de Arquitetura e Urbanismo, Pós-doutora pelo PPG-AU/UFF 2011/2012 com bolsa CAPES; Doutora pela Universidade Federal da Bahia PPG-AU (2008) com estágio doutoral no LAIOS-CNRS Paris e Laboratoire Anthropologie Architecture LAA (2005-2006) pelo programa de cooperação internacional CAPES-COFECUB; Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro PROURB (2001); Especialização em Comunicação e Imagem pela PUC-Rio (1998) e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997).
Tem experiência de ensino e prática profissional na área de Arquitetura e Urbanismo e Paisagismo com atuação em intervenções urbanas em favelas e áreas informais, projetos de urbanismo e infraestrutura urbana, projetos de arquitetura de equipamentos públicos e habitação popular. Colaboradora em grupos de pesquisa e também pesquisadora autônoma, dedica-se principalmente aos seguintes temas: utopias, imagens urbanas, hq's, cinema, videogames, favelas, intervenções urbanas em áreas consolidadas, cidade contemporânea e acervos de arquitetura e urbanismo.