hegemonia

Publicação

Pesquisador

Gladstone Leonel da Silva Júnior

Professor Adjunto da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Direito pela Universidade de Brasília (2014). Realizou estágio doutoral (doutorado-sanduíche) na Facultat de Dret da Universitat de València, Espanha. Realizou pós-doutorado no Programa de Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília como bolsista CAPES, além de ser pesquisador vinculado ao NEP/CEAM. Membro da Secretaria Nacional do IPDMS - Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais.

Marcia do Rocio Santos

Professora Adjunta no Curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Graduada em Curitiba/PR (1998), Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Foi bolsista IC-CNPq, CAPES e CNPq, respectivamente. Seu enfoque investigativo sobre as transformações do trabalho no âmbito da educação pública contemplou como resultados a sua dissertação de mestrado sobre a luta sindical no Paraná e a sua tese de doutorado sobre a mercantilização e a intensificação do trabalho docente no ensino superior.

Marcus Ianoni

Professor Associado do Departamento de Ciência Política da UFF. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFF. Entre 2015 e 2016, fez estágio anual de pós-doutorado na Universidade de Oxford (Latin American Centre). Pesquisa teorias do Estado, especialmente as relações entre Estado, atores sociais e economia, como a temática das coalizões que dão suporte político-institucional e sociopolítico às decisões públicas. Coordena o PolitEcon (Grupo de Pesquisa sobre Política e Economia).

Pedro da Luz Moreira

Possui graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - Matriz, professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e professo associado da Universidade Federal Fluminense.

Érica Terezinha Vieira de Almeida

Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1987), Mestrado (2000) e Doutorado (2006) em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Serviço Social de Campos, da Universidade Federal Fluminense e Professora Efetiva do PPGDAP (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas), também da UFF/Campos.

Reginaldo Scheuermann Costa

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2006). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Educação (2015) e pós-doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Experiência em pesquisa na área de políticas públicas, educação popular, movimentos sociais, ONGs e favela. Foi professor do Departamento de História da UERJ (2016-2017). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Pablo Nabarrete Bastos

Professor do Departamento de Comunicação Social, do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). Doutor em Ciências da Comunicação, linha de pesquisa de Comunicação, Cultura e Cidadania, pela ECA-USP. Coordenador pedagógico do Laboratório de Pesquisa em Comunicação Comunitária e Publicidade Social (LACCOPS). Coordenador do GP Comunicação para a Cidadania da Intercom. Pesquisa hegemonia, contra-hegemonia, hegemonia popular, engajamento, movimentos sociais e comunicação popular.

Subscrever hegemonia