Infância

Publicação

Pesquisador

Marcelo de Abreu Maciel

Psicólogo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/1991). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1994) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2011). Trabalhou como psicólogo na rede de saúde pública entre 1991 e 2013 (IPUB/UFRJ, IFF/FIOCRUZ e HEAPN/RJ), sempre em setores infanto-juvenis.

Márcia Maria e Silva

Márcia Maria e Silva é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Leciona nas áreas de Linguagem e Didática. Coordena o Projeto de Extensão "Linguagem e Infância", desenvolvendo rodas de conversa e oficinas com professores da rede pública de Niterói sobre o trabalho com literatura na Educação Infantil. Faz parte do Núcleo de Didática e Formação de Professores (UFF). Desenvolve atualmente a pesquisa ?Literatura e formação do leitor: contribuições vigotskianas?.

Cristiana Callai de Souza

Possui graduação em Pedagogia; Especialização em Educação Infantil; Mestrado em Educação nas Ciências; Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense; Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de 2015 a 2017. É professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil; Trabalha no curso de Pedagogia com as disciplinas: Infância e Cultura I e II; Escola da Infância I e II; Brinquedoteca; Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Luciana Esmeralda Ostetto

Professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense, atua na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação) e na graduação (curso de Pedagogia). Foi professora do Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (1995-2012). Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985).

Maristela Barenco Corrêa de Mello

Professora do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense, Campus de Santo Antônio de Pádua (Infes/UFF). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis, graduação em Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano, mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e doutorado em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Andréa Cardoso Reis

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente está na categoria professor associado I da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: infâncias, ciências na educação infantil, educação inclusiva, narrativas, imaginário, cultura oral, formação de professores.

Renata Silva Bergo

Professora do Instituto de Educação de Angra dos Reis- Universidade Federal Fluminense - IEAR/UFF, na área de Educação Infantil e Estágio Supervisionado - Pesquisa da Prática Pedagógica. Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com período "sanduíche" no Museu Nacional- UFRJ. Desenvolve ações de pesquisa e extensão principalmente nos seguintes temas: infância, antropologia e educação, cultura e processos de aprendizagem; formação de professores.

Maria Lívia do Nascimento

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1974), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1978) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Atualmente é professa titular da Universidade Federal Fluminense. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Exclusão Social, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de subjetividade, infância e adolescência, psicologia e judiciário, judicialização da vida.

Antônio do Nascimento Moreno

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001 ? Tese: Cinema, Ideologia e Infância, a recepção das ideologias em filmes espanhóis de crianças e com crianças, 1953-1975), Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (1995 ? Dissertação: A Personagem Homossexual no Cinema Brasileiro) e Graduado em Comunicação Social Jornalismo (1979) e Comunicação Social Cinema (1977) pela Universidade Federal Fluminense.

Renata Alves de Paula Monteiro

é Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora (2011) e mestre (2006) pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui graduação em Psicologia (2003) também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisadora permanente do Núcleo de Pesquisa sobre Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC/UFRJ) e pesquisadora do Observatoire Jeune et Société (INRS/Canada). Membro do NAV - Núcleo de Atenção à Violência.

Bernardina Maria de Sousa Leal

Licenciada em Letras - Inglês, Lingua e Literatura, pela Universidade de Brasília (1983), especialista em Administração Escolar pela UCB, mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1997), doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e pós-doutora em Teoria Literária pela Universidade de Brasília, UnB. Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Requisitada pela Defensoria Pública da União - Assessora de Memória e Cultura.

Subscrever Infância