Patologia

Pesquisador

Aurelizia Maria Lemos Xavier

Professora Adjunto do Departamento de Imunobiologia (GIM) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Nutrição (UFF/1989), com Mestrado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Dedica-se ao estudo dos fenômenos de regulação das respostas imunológicas visando a compreensão de mecanismos envolvidos em patologias.

Caroline de Souza Barros

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (2006), mestrado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2009) e doutorado em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense (2015). Tem experiência na área de Nutrição e biotecnologia atuando principalmente nos seguintes temas: algas marinhas, produtos naturais, drogas sintéticas, fitoterápicos e antivirais.

Archimedes Barbosa de Castro Junior

Possui graduação em Ciências Biológicas-Modalidade Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Patologia Geral pela Universidade Federal Fluminense (2006) e Doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atuou como Professor Substituto no Departamento de Imunobiologia na Universidade Federal Fluminense, lecionando as disciplinas de Imunologia, Biologia do Conhecimento, Tópicos Especiais em Biologia para os Cursos de Biologia, Biomedicina e Odontologia (2013-2014).

Elan Cardozo Paes de Almeida

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Patologia (Anatomia Patológica) pela Universidade Federal Fluminense (2007). Foi Professora Substituta da Universidade Federal Fluminense (UFF), Médica Veterinária do Biotério do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Professora Adjunta da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) e gerente e responsável técnica - Diagnovet - Diagnóstico Anatomopatológico Veterinário.

Andréa Alice da Silva

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Patologia experimental pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, onde atua nos temas relacionados a biomarcadores imunológicos nas doenças infecciosas e de perfil inflamatório crônico. Foi Jovem cientista do Nosso Estado em 2009 e 2013.

Claudia Marcia Borges Barreto

Professora Associada da UFF, graduada em Medicina Veterinária, mestre e doutora em Patologia pela Universidade Federal Fluminense. Doutorado com ênfase na avaliação do ensino e aprendizado de Imunologia. Atua como docente da graduação no ensino de Imunologia e Iniciação à docência e da pós-graduação no mestrado profissional de Diversidade e Inclusão. Desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão com alunos de graduação (bolsistas) e pós-graduação envolvendo a criação e uso pedagógico de materiais educativos, lúdicos, artísticos e tecnológicos, no ensino básico e superior.

Maurício Afonso Verícimo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestrado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (1991) e doutorado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2001). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Imunologia celular, imunologia das doenças infecciosas e parasitarias com ênfase nos seguintes temas: microquimerismo feto-maternal, Paracoccidioides brasiliensis e alergia alimentar às larvas de nematoides da família Anisakidae.

Bruna Lavinas Sayed Picciani

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Grande Rio (2008), especialista em Estomatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), Mestre e Doutora em Patologia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Odontologia do Departamento de Formação Específica de Nova Friburgo e do Programa de Pós-graduação em Patologia da Universidade Federal Fluminense.

Adriana Pittella Sudré

possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado em Patologia (Área de concentração: Patologia Clínica e Análises Clínicas) pela Universidade Federal Fluminense (2005) e doutorado em Ciências pela UFRRJ (2012). Tem experiência na área de Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas:diagnóstico de parasitoses (microscopia, imunodiagnóstico e biologia molecular) e educação em saúde.

Alba Regina de Magalhaes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1982). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia, atuando principalmente nos seguintes temas:tinea capitis, dermatofitose, dermatófitos, zoonose,tinha, leveduroses, candidíases, leveduras, bioquímica e leveduras, trichosporon e tricosporonose,.

Luciana Reis Malheiros

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente é professora associado do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFF. Tem experiência na área de Transtornos Alimentares e nos últimos anos vem desenvolvendo projetos na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação científica e representação do conhecimento.

Subscrever Patologia