Engenharia Metalúrgica

Pesquisador

Cláudio Rocha Lopes

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Ciências dos Materiais e Metalurgia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), Especialização em Estratégia Industrial e Gestão de Negócios pela Universidade Fedral Fluminense (1997) e Doutorado em Ciências Ambientais e Florestais na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense e Chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica e Materiais.

Tatiana Caneda Salazar Ribeiro

Graduada em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (2005). Mestre em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (2007) na área de modelamento microestrutural.Doutora em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente Professora adjunta do \departamento de Engenharia Metalúrgica e Materiais da Universidade Federal Fluminense na área de Fundição de Metais e Ligas.

Augusto César Lacerda de Oliveira

Técnico em metalurgia (ETPC). Graduado em Engenharia Metalúrgica pela UFF (2004). TCC sobre Textura Cristalográfica (DRX/EBSD) em aços para fins elétricos. Bolsista CNPq: Modelamento Matemático (Fortran 90/95) sobre Recristalização Primária 2D e 3D. CR 7,96.

Mestre em Engenharia Metalúrgica pela UFF (2005) na área Modelamento e Simulação de Processos e Fenômenos com bolsa concedida pelo CNPq. Dissertação: "Simulação do Crescimento normal e isotrópico de grão em 3-D por meio do método de Monte Carlo". Orientação Prof. Paulo Rangel Rios, Ph.D. CR 9,00.

André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pelo Instituto Militar de Engenharia (1976), mestrado em Materials Science and Engineering - University of British Columbia (1979) e doutorado em Materials Science and Engineering - University of Florida (1994). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense.

Flavio Ferreira

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Engenharia de Materiais pela Escola de Engenharia de Lorena-USP e pós-doutorado na Universidade de Lorraine, em Nancy, França(2012). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense, onde leciona as cadeiras de Controle de Qualidade, Estatistica e Termodinâmica.

Alexandre Furtado Ferreira

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor adjunto da UFF. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Simulação e Modelagem, atuando principalmente nos seguintes temas: campo de fase, solidificação, simulação e modelagem de processos.

Genesio Moreira da Cruz

Professor Genesio Moreira da Cruz é Doutor em Gestão de Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Química, onde apresentou tese sobre "Método para Otimização do Relacionamento entre Universidade, Empresa e Governo", cujo livro foi publicado no ano de 2018. Mestre em Ciências pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, na Área de Materiais, onde apresentou tese sobre "Modelagem Matemática de Tratamentos Térmicos de Barras Cilíndricas de Aço".

Celso Luiz Moraes Alves

Professor Adjunto Doutor na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense (EEIMVR-UFF). Doutor em ciência das engenharias com ênfase em metalurgia e materiais pela Universidade Técnica de Aachen (RWTH Aachen University - Alemanha). Graduação e mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense.

Rogério Itaborahy Tavares

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (1984) e MBA em Gestão Empresarial pelo Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ (2007). Possui 25 anos de experiência profissional em Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Indústria Siderúrgica de grande porte, sendo 5 anos como Gerente de Laboratórios de Desenvolvimento, 6 anos como Gerente de Desenvolvimento de Produtos e 2 anos como Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento.

Giselle de Mattos Araújo

Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lecionando na área de Metalurgia Extrativa com ênfase em Siderurgia.

Marcos Flavio de Campos

Graduação em Engenharia Metalurgica pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo (2000). Tem pós-Doutorados pela University of Delaware (USA) e pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

José Adilson de Castro

possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1993), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1996) e Ph. D Em Engenharia com enfase em simulação de processos pela Tohoku University, no Japão (2001). Membro do corpo Editorial da Coleção de Livros Metalurgia e Materiais(2006-2014) e professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Sérgio Souto Maior Tavares

possui graduação em Engenharia Metalurgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor Titular (classe 8) do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense.

Nadja Valéria Vasconcellos de Avila

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (1993) e doutorado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (1998). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas, atuando principalmente nos seguintes temas: microestrutura, aço, laminação a quente, alumínio e conformação mecânica.

Luís Antônio de Souza Baptista

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pelo Instituto Militar de Engenharia (1974),mestrado em Engenharia de Processo (Master Of Applied Science, Process Engineering) pela University of British Columbia, Canadá (1979), MBA pela PUC RJ (1995) e Doutor em Engenharia pela Universidade Federal Fluminense (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Atuou m diversas indústrias no Brasil e nos EUA nas áreas de Siderurgia, Energia,Telecomunicações e fabricação de Baterias Industriais. coordenando a fabricação de Baterias para Submarinos para a Marinha do Brasil.

Fernando Tadeu Pereira de Medeiros

possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1974), mestrado em Iron and Steel Technology - University of Sheffield, Reino Unido (1980) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda.

Carlos Alberto Chaves

Atualmente é Professor Adjunto IV da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense, lotado no Departamento de Engenharia de Produção, .
Tem experiência na área de Engenharia de Produção, Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Gerenciamento de Projetos, Gestão da Tecnologia, Controle de Qualidade, Siderurgia, implantação de empreendimentos e reciclagem de resíduos industriais.

Tales Ferreira Villela

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Instalações Metalúrgicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Metalurgia Extrativa, Materiais e Diagrama de Fases.

Fabiane Roberta Freitas da Silva

Possui graduação (2006), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como professora da disciplina de Microestrutura e Tratamento Térmico II.
Chefe do Laboratório de Microscopia e Preparação de Amostras da EEIMVR.

Itamar Messias de Freitas

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1981), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2004) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente é Professor do departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense.

Subscrever Engenharia Metalúrgica