Matemática Aplicada

Pesquisador

Ana Maria Lima de Farias

possui graduação em Matematica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), mestrado em Matemática Aplicada (Estatística) pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1980) e doutorado em Engenharia Elétrica (Área de concentração: Teoria de Controle e Estatística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Foi chefe do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense por 10 anos, de maio de 2006 a julho de 2016. Atualmente é coordenadora da disciplina Métodos Estatísticos II do curso à distância de Administração do CEDERJ.

Luiz Satoru Ochi

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP) e Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-SISTEMAS/UFRJ). Atualmente é Pesquisador nível 1C, do CNPq, comitê de Ciência da Computação. Editor Associado da revista PESQUISA OPERACIONAL da SOBRAPO e da Revista Electrônica del Instituto Chileno de Investigación Operativa.

Luis Antonio Brasil Kowada

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo e bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília.
Atualmente é professor Associado no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Matemática Aplicada, com ênfase em Teoria da Computação, Matemática Discreta e Combinatória, Computação Quântica, Computação Reversível, Criptografia e Bioinformática.

Isabel Lugao Rios

Possui Licenciatura em Matematica pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1998). Atualmente é professora titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades dinâmicas e ergódicas de sistemas não uniformemente hiperbólicos, bifurcações de classes homoclínicas.

Alessandro Gaio Chimenton

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2006), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Paraná (2009) e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015). Foi Professor Agregado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, unidade Volta Redonda.

Ana Isabel de Azevedo Spinola Dias

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal Fluminense e está lotada no Departamento de Física e Matemática da UFF/Rio das Ostras. Atuou principalmente nos seguintes temas: Novas Tecnologias no Ensino, Álgebra Linear, Teoria das Categorias e Educação Matemática e Ensino a Distância.

Marina Ribeiro Barros Dias

Professora da Universidade Federal Fluminense desde 2010. Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engnharia Metalúrgica (PPGEM), da Universidade Federal Fluminense. Atuou em cursos de especialização a distância da Universidade: LANTE (Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino), como tutora e orientadora do curso de especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD (PIGEAD) até 2014.

Subscrever Matemática Aplicada