Engenharia Quimica

Pesquisador

Gláucio Soares da Fonseca

Possui graduação em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena, EEL-USP, (2000),mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (2003) e doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (2007). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: Transformação de fases, Metalurgia Fisica, Aços Inoxidáveis,Ligas de alumínio e Modelamento.

Lisiane Veiga Mattos

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Engenharia Química - COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado - COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Trabalhou como pesquisadora no Instituto Nacional de Tecnologia de 2000 a 2008. Atualmente, ocupa o cargo
de Professor Associado I no Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense
(UFF) e de Coordenadora do programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (UFF). Também faz parte do

Rodrigo Bagueira de Vasconcellos Azeredo

Professor Associado do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra (DOT). Coordena o Laboratório para Aplicações da RMN e Petrofísica da UFF (www.lar.uff.br). Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1999 e 2004).

Cláudia Ossanai

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor associado no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense.

Isabella Chinelato Sacramento

é doutora em Administração pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Administração, Contabilidade e Turismo da UFF, com atuação no Programa de Pos Graduação em Gestão Empreendedora (PPGE-UFF) e do Coppead/UFRJ. Suas áreas de interesse incluem os seguintes temas: Aprendizagem ativa (active learning), técnicas de ensino ligadas à arte (art based methods), Comunicação e Negociação.

Weslley Luiz da Silva Assis

Possui graduação em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena da USP (2003), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (2010). Realizou Pós-Doutoramento na UFF. Possui experiências internacionais de pesquisa em Cuba e na Alemanha.

Fernando Cunha Peixoto

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). É professor associado do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense.

Raphael da Costa Cruz

Raphael da Costa Cruz iniciou seus estudos em Engenharia Química pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro no ano de 1996, tendo graduado-se em 2001. Iniciou seu mestrado em Físico-Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob orientação dos professores Márcio José Estillac de Mello Cardoso e Oswaldo Esteves Barcia, logrando grau de Mestre em Ciências, após defender, em 2003, a tese intitulada "Modelagem Termodinâmica do Comportamento Reológico de Soluções Poliméricas".

Neil de Medeiros

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003), mestrado (2005) e doutorado (2008) em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense.
Durante o mestrado, atuou na área de Engenharia Nuclear aprimorando o modelamento de elementos combustíveis Angra-1 por meio do método dos elementos finitos com o objetivo de corrigir as suas freqüências naturais dos mesmos de modo a aproximar ainda mais os resultados numéricos aos valores experimentais.

Sorele Batista Fiaux

Doutora e mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos e Engenheira Química pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Exerceu funções técnicas e de pesquisa em empresas públicas e privadas. Realizou pesquisas no Departament of Medicinal Chemistry da University of Mississippi, EUA. É professora da Universidade Federal Fluminense desde 1994, onde ministra disciplinas de graduação e pós-graduação, desenvolve pesquisas, presta consultoria e exerce funções administrativas.

Anderson de Araújo Rocha

Possui graduação em Licenciatura (1994) e Engenharia (1997) Quimica, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado (1997) e doutorado (2002) em Química, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Trabalhou por 2 anos no Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Atua como pesquisador no Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB/UFF).

Luciane Pimentel Costa Monteiro

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado em Engenharia Química - Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (1983), COPPE- UFRJ, doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2007) e pós-doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense(2009). Atualmente é professor Titular do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense, Decana do Colegiado da Escola de Engenharia da UFF e professora - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química.

João Felipe Mitre de Araujo

Possui graduação (2004) em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Engenharia Química pelo Programa de Engenharia Química (PEQ) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor do magistério superior do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo (TEQ) da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ana Carla da Silveira Lomba Sant´Ana Coutinho

Atualmente está como professora adjunta IV do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense, e coordenadora do curso de graduação em Engenharia Química, possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (1996), mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1999) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006).

Alice Maria Rolim Bernardino

possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1979) e doutorado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1985). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Síntese de Heterociclos, atuando principalmente nos seguintes temas: pirazolopiridinas, pirazóis, tienopiridinas, quinolinas e outros sistemas.

Joao Paulo Lopes Madureira

Graduou-se em Engenharia Química pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (1993) e doutorou-se em Química Inorgânica pela Universidade de Aveiro (2005), sob orientação de Vitor Félix e Teresa Margarida Santos. A sua tese versou a síntese e caracterização de complexos de rutênio com ligantes polipiridílicos e/ou politioéteres (propriedades espectroscópicas e redox, e estudos em fase gasosa, por espectrometria de massa), assim como a sua interação com DNA. Tem pós-doutorados na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Portugal, 2005-2008), com a Profa.

Rogério Fernandes de Lacerda

Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Especialização em Processos de Separação pela Universidade Federal da Bahia (1985) e Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Carlos Magno Rocha Ribeiro

Tem graduação em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1985), atualmente USP interior, mestrado e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo, 1988 e 1992, respectivamente. Realizou um pós-doutarado na França, Universidade Renné Descartes nos anos 1992-1993, e recentemente, na Universidade de Alicante (Espanha) nos anos de 2011-2012. É Professor Titular (Classe-E) da Universidade Federal Fluminense desde dezembro de 2015.

Rita de Cássia Colman Simões

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2000), mestrado em Engenharia Química pelo Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ (2003) e doutorado em Engenharia Química pelo Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ (2008). Professora associada nível 1 em regime DE da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Mônica Pinto Maia

Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (2007)
Graduação em Quimica pela Universidade Salgado de Oliveira (2006);
Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (2002);
Graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991).

Alessandra da Rocha Duailibe Monteiro

Professora Adjunta A da Universidade Federal Fluminense - UFF. Leciona na UFF as disciplinas de Corrosão e Materiais de Construção para a Indústria Química. Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (2007). Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) na área de Espectroscopia, Quimica Qualitativa, Estatística e Modelagem. Doutorado em Engenharia Química pela COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro (01/2018) na área de Polímeros, Avaliação de Impactos, Gestão Ambiental e Modelagem.

Fabio Barboza Passos

possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Química e Petróleo e VIce-Reitor da Universidade Federal Fluminense. . Atua na área de Catálise Heterogênea e Engenharia das Reações Químicas, com ênfase no desenvolvimento de catalisadores e processos compatíveis com o desenvolvimento sustentável.

Cauê Torres de Oliveira Guedes Costa

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: Termodinâmica de soluções, Modelos termodinâmicos, COSMO, Modelagem termodinâmica de sistemas complexos e Estimação de parâmetros.

Maria das Graças Fialho Vaz

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais com estágio sanduíche no ICMCB em Bordeaux, França. Realizou pós-doutorado na Universita Degli Studi Firenze, em Florença, Itália e estágio sênior na Universidade de Massachussetts/Ahmerst, Estados Unidos. Já orientou ou co-orientou várias teses de doutorado e dissertações de mestrado. A qualidade do trabalho desenvolvido tem resultado em convites para apresentação em eventos nacionais e internacionais e diversas publicações.

Jorge Eduardo da Silva Ourique

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Termodinâmica Química, atuando principalmente nos seguintes temas: contribuição de grupo, processos, projeto molecular, petróleo e simulated annealing.

Lizandro de Sousa Santos

Professor Adjunto-I do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense (Niterói-RJ). Engenheiro Químico pela UFRJ, possui Doutorado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ (2014) na área de otimização de processos, otimização dinâmica e controle ótimo. Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos pela Escola de Química - UFRJ (2009) na área de simulação e otimização de processos, com utilização de fluidodinâmica computacional. Adicionalmente é pós graduado em Engenharia de Petróleo pela Coppe-UFRJ (2010) e Técnico em Eletroeletrônica pelo CEFET (2000).

Fernando Augusto Mansor de Mattos

Professor-associado na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, atuando tanto na Graduação quanto no programa de Pós-Graduação (PPGE - UFF). Desenvolve pesquisas na área de Desigualdade Econômica e Distribuição de Renda, Economia Brasileira Contemporânea, Desenvolvimento Econômico, Emprego, Mercado de Trabalho e Pensamento Econômico Brasileiro.

Flavia de Paula Vitoretti

Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense, Departamento de Engenharia Mecânica (UFF/EEIMVR) onde desempenha atividades de ensino e pesquisas nas áreas de processos siderúrgicos que envolvem aglomeração e redução de minério de ferro, simulação de processos, programação linear, planejamento de experimentos através de softwares comerciais.

Víctor Rolando Ruiz Ahón

possui graduação em Engenharia Química - Universidad Nacional de Trujillo (1990), mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Nilson Theobald Barbosa

Possui graduação em Informática, especialização em programação de computadores e análise de sistemas, e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense. Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense. Analista de suporte de sistemas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando presentemente na área de curadoria digital.

Luiz Antônio de Oliveira Chaves

Graduação em engenharia química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1994) e mestre em Sistemas de Gestão (Área Gestão Ambiental) pela UFF - Universidade Federal Fluminense (2004). Experiência na área gerencial de Engenharia de Processo e Análise de Risco Tecnológico e Ambiental com atuação em diversas empresas de grande e médio porte.

João Crisósthomo de Queiroz Neto

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1979), mestrado em Engenharia de Petróleo pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Trabalhou 35 anos na Petrobrás, sendo 15 anos em atividades operacionais e 20 anos em P&D no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello (Cenpes). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Laurinda Fatima da Fonseca Pereira Guimaraes Braganca

Professora Associado Nível IV da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Química Inorgânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Mestrado no Programa de Engenharia Mecânica - COPPE pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Experiência na área de Engenharia Quimica, com ênfase em Processos Quimicos, Catalisadores e Transferência de Calor.

Julliane Yoneda Huguenin

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (2002), Licenciatura Em Química pela Universidade Salgado de Oliveira (2004), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Fisico Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: efeitos de substituintes, efeitos estéricos, modelagem molecular e RMN.

Hugo Alvarenga Oliveira

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em Química pela Universidade Federal Fluminense (2007) e doutorado em Química pela Universidade Federal Fluminense (2011). Parte do doutorado foi desenvolvido na Universidade de Oklahoma fomentado pelo CNPq. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Química e Petróleo.

Subscrever Engenharia Quimica