Movimentos Sociais

Publicação

Pesquisador

Paulo Brasil Dill Soares

Possui graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá (1983) e Mestrado em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2003). Doutor no Curso Binacional de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com Bolsa de Doutorado CAPG/CAPES. Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense. Experiência docente na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Castelo Branco, Centro Universitário da Cidade (Univercidade), Universidade Estácio de Sá, Universidade Santa Úrsula, dentre outras.

Flavia Mateus Rios

Doutorou-se na Universidade de São Paulo (USP, 2014), na qual obteve os títulos de bacharelado(2005) e de licenciatura em Ciências Sociais(2006) e também de mestre em Sociologia(2009). Durante o estágio doutoral, foi Visiting Student Researcher Collaborator em Princeton University, com bolsa Sanduíche da FAPESP (2013).Integrou o quadro docente da Universidade Federal de Goiás(2016-2017) onde coordenou o PIBID-Ciências Sociais e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

Ana Claudia Cruz da Silva

Professora Associada I do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Cosmopolíticas ? Núcleo de Antropologia.

Jacqueline Aline Botelho Lima Barboza

Professora da Escola de Serviço Social da UFF/Niterói. Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH/UERJ. Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desenvolve pesquisas sobre Questão Agrária no Brasil, Trabalho, Educação, Questão Racial e Movimentos Sociais.Coordenadora do NEPEC (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo e Movimentos Sociais).

Glauco Bruce Rodrigues

Graduação em Geografia na Universidade Federal Fluminense, mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutor em Geografia pela UFRJ. Atualmente é professor adjunto do departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense- Campos dos Goytacazes. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço e movimentos sociais, planejamento urbano e história do pensamento geográfico.

Raphael Jonathas da Costa Lima

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010).

Alessandra Siqueira Barreto

Doutora em Antropologia pelo Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mesma instituição onde realizou o seu Mestrado em Antropologia Social (2001). Pós Doutora em Antropologia (ISCTE/ Portugal ) com bolsa do CNPq (2008/2009). Foi professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia e coordenadora do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF (ICHF/UFF).

Tatiana Tramontani Ramos

Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Econômica, Urbana e da Indústria.
Atuou ou vem atuando principalmente nos seguintes temas: Reestruturação produtiva e de poder; transformações no mundo do trabalho; precarização/hiperprecarização/superexploração; conflitos sócio-espaciais; ativismos e movimentos sociais urbanos; questão habitacional e direito à moradia nas cidades.

Javier Walter Ghibaudi

Professor Adjunto da Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFF). Doutor e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), possui graduação em Economia pela Universidad de Buenos Aires (2001).

Fabio Reis Mota

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2001. Realizou o mestrado em Antropologia pela UFF, concluindo-o em 2003; doutorou-se em Antropologia pela mesma instituição em 2009. Realizou estágio de doutorado-sanduíche na Université de Paris X e no CEMS e GSPM da EHESS no período de 2006-2007. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Antropologia/UFF e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFF).

Juniele Rabêlo de Almeida

Professora do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), com atuação nos cursos de graduação e pós-graduação. É doutora em História Social (USP) e mestre em História (UFMG). Realizou pós-doutorado na UFMG (Núcleo de História Oral, 2011). Pesquisadora efetiva do "Laboratório de História Oral e Imagem" (LABHOI / UFF). Professora de História do Brasil República (Brasil Contemporâneo), atuando a partir das relações entre: história oral; história pública; trajetórias de vida; ensino de história; história do tempo presente.

Cristiane de Souza Reis

Cristiane de Souza Reis é Professora adjunta no departamento de Segurança Pública da UFF/RJ. Foi pesquisadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) no âmbito do pós-doutoramento. É Doutora em Direito e em Sociologia pela Universidade de Coimbra (FDUC/FEUC) desde Outubro de 2011. É Mestre em Ciências Criminais pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro/Brasil e possui Especialização em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Brasil.

Alejandra Luisa Magalhães Estevez

Possui graduação em Historia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005) e mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), no qual debruçou-se sobre o estudo da Juventude Operária Católica (JOC) e da Ação Católica Operária (ACO). É doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ), onde investigou a atuação de líderes católicos na Diocese de Volta Redonda/ Barra do Piraí (1966-2010) e sua relação com o movimento sindical.

Jussara Freire

Jussara Freire possui graduação em Sociologia - Université Paris X, Nanterre (1998), mestrado em Sociologia - Université Paris X, Nanterre (1999) e doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2005) com estágio de doutoramento (bolsa sanduíche) na École des Hautes Études en Sciences Sociales . Atualmente é professora associada I do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF/Campos).

Reginaldo Scheuermann Costa

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2006). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Educação (2015) e pós-doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Experiência em pesquisa na área de políticas públicas, educação popular, movimentos sociais, ONGs e favela. Foi professor do Departamento de História da UERJ (2016-2017). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Adilson Vaz Cabral Filho

Professor associado da Universidade Federal Fluminense, atuando no Departamento de Comunicação Social e nos Programas de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) e de Estudos pós-graduados em Política Social (PPGPS). Coordenador do Curso de Comunicação Social da UFF (2016-2020). Com pós-doutorado em Comunicação na Universidade Carlos III de Madrid (2013), Doutor em Comunicação Social (2005) e Mestre em Comunicação Social (1995) pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduado em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal Fluminense (1992).

Mônica Tereza Machado Mascarenhas

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ (2003). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, ministrando aulas em curso de graduação e mestrado acadêmico. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Avaliação de Serviços de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Atenção Básica, Saúde da Família, Saúde do Adolescente.

Subscrever Movimentos Sociais