Geologia

Pesquisador

Gilmar Vital Bueno

Graduação em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), mestrado em Sedimentologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (1987) e doutorado em Estratigrafia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Técnico da Petróleo Brasileiro entre 1984 e 2015 atuando como consultor técnico, intérprete de exploração (bacias do Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil), coordenador de projetos de pesquisa nas bacias Rifte Brasileiras e Gestor da Rede de Estudos Geotectônicos do Centro de Pesquisas no Rio de Janeiro.

André Luiz Ferrari

possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Geociências (Geologia Sedimentar) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Estrutural, atuando principalmente nos seguintes temas: bacias rifte, análise de fraturas e paleotensões, tectonosedimentação, morfotectônica.

Luiz Alberto Santos

Possui graduação em GEOLOGIA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Geologia Estrutural pela Universidade Federal de Ouro Preto (1996), doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atuou como geólogo de campo pela Vale contribuindo com as descobertas cupro-auríferas na Província de Carajás.

Rogerio de Araujo Santos

Possui graduação em GEOLOGIA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e mestrado em Geofísica pela Universidade Federal da Bahia (1986). Doutor pela Universdiade Federal Fluminense em Geofísica Marinha . Atualmente é professor Ativo Permanente da Universidade Federal Fluminense e Geofisico - da Petrobras - Rio de Janeiro - Matriz. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: geofisica, sismica 3D/4D, turbiditos e carbonatos, geologia, sismoaloestratigrafia e atributos sismicos.

Luiz Antônio Pierantoni Gambôa

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) e doutorado em Geologia e Geofísica Marinha - Columbia University (1981). Nos por muitos anos como geólogo sênior e consultor técnico da PETROBRÁS - Petróleo Brasileiro S/A na Área do Pré-Sal da Bacia de Santos. Professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense.

Antonio Fernando Menezes Freire

Doutorado: Ph.D. in Natural Environmental Studies - Graduate School of Frontier Sciences - University of Tokyo (2010)
Mestrado: M.Sc. em Geologia Marinha Costeira e Sedimentar - Instituto de Geociências - Universidade Federal da Bahia (2006)
Graduação: B.Sc. em Geologia - Instituto de Geociências - Universidade Federal da Bahia (2003)
Médio: Técnico em Geologia - Escola Técnica Federal da Bahia (1981)

Carla Semiramis Silveira

Eu desenvolvo pesquisa na área de Geociências, com ênfase nas temáticas de geoquímica de rocha e solo, mineralogia, hidrogeoquímica fluvial, hidrologia e processos biogeoquímicos em floresta tropical. A minha formação é interdisciplinar, fiz doutorado em Engenharia Civil (Geotecnia Ambiental) pela COPPE - UFRJ (2004), mestrado em Geografia pela UFRJ (1997) e graduação em Geologia pela UFRJ (1992). Desde 2009 sou professora do Departamento de Geoquímica da UFF, atuando na graduação dos cursos de Química e no Programa de Pós Graduação em Geoquímica Ambiental.

Edison Dausacker Bidone

Possui graduação em Geologia (Instituto de Geociências) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973); especialização (1977) e doutorado (1980) pelo Institut National Polytechnique de Lorraine - Nancy - France; Estágios de Pós-doutorado pela Université de Bordeaux I (1984) e Université de Nice (1986).

Gilberto Tavares de Macedo Dias

Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972) e doutorado em Géologie de L'Environnement - Université de Bordeaux I (1976). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência em geologia e geofísica marinha, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: evolução costeira, diagnóstico e monitoramento ambiental de áreas costeiras e oceânicas, levantamentos sísmicos e por sonar de varredura lateral.

Vitor Manoel Rodrigues do Nascimento

Possui graduação em Geologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-1993), graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - Licenciatura (UFF-2001) e Bacharelado (UFF-2004). Mestre em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense (UFF-1999). Atualmente é Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra, do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) - Curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Local: Santo Antônio de Pádua-RJ.

Cleverson Guizan Silva

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Geologia - Duke University, EUA (1991). Professor titular da Universidade Federal Fluminense, atuando no curso de graduação em Geofísica e no Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra - UFF. Editor Chefe da Revista Brasileira de Geofísica (Brazilian Journal of Geophysics).

Susanna Eleonora Sichel

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Oceonografia - University of Rhode Island, USA (1990). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense e Bolsista de Produtividade do CNPq.

Eliane da Costa Alves

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, desde 1984. Chefe atual do Departamento de Geologia e Geofísica / UFF (2016 / 2018). Coordenadora do Curso de Graduação em Geofísica / UFF (2004 / 2013). Título de PhD obtido em 2002 na Universidade Federal do Rio de Janeiro, compartilhado com University of Western Brittany, Plouzané - Universidade de Brest / França, com a tese "Zona de Fratura de Oceânicas e suas Relações com a Compartimentação Tectônica do Sudeste do Brasil".

Adalberto da Silva

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Geofísica pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é pesquisador-visitante junto ao prh/anp 11 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: bacia de campos, análise espectral, transferência de escala, reservatórios de petróleo e estratigrafia de seqüência.

Subscrever Geologia