Filosofia

Pesquisador

Celso Martins Azar Filho

Professor Associado no Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense e Professor Permanente nos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidade Federais Fluminense e do Rio de Janeiro. Pesquisador Convidado pela École Normale Supérieure de Lyon em 2009 e em 2011; em colaboração com a mesma instituição coordenou o projeto "Arte, ciências e filosofia no Renascimento" no âmbito do programa Capes-Cofecub 2014-2017 (Edital nº. 021/2013; projeto 812-14). Líder do Laboratório de Estudos Renascentistas (LERen/CNPq/UFF).

Gilvan Luiz Hansen

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1985), Graduação em Direito pelo Centro Universitário Plínio Leite (2010), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor do Departamento de Direito Privado da Universidade Federal Fluminense, docente da Graduação em Direito, do Mestrado e do Doutorado em Justiça Administrativa, do Mestrado e Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais.

Marcio Luiz Miotto

Possui licenciatura e formação em Psicologia (UFPR), Especialização em Psicologia do Trabalho (UFPR), Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea pela UFPR (Dissertação finalista do prêmio Anpof 2005) e Doutorado em Filosofia e Metodologia das Ciências pela UFSCAR (tese finalista do Prêmio Capes 2011). Professor Adjunto de Fundamentos Filosóficos da Psicologia (UFF-RPS)

Jorge Luiz Rocha de Vasconcellos

Doutor em Filosofia/UFRJ. Professor Associado do Dept°. de Artes e Estudos Culturais/RAE e Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes/PPGCA na Universidade Federal Fluminense/UFF. Líder de Grupo do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: 'práticas estético-políticas na arte contemporânea'/UFF. Atua como teórico-ativista no Coletivo de Arte e Ações Estético-Políticas '28 de Maio'.

Patrick Estellita Cavalcanti Pessoa

possui graduação (1998) e mestrado em Filosofia (2001) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado (2007) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universität Potsdam e pós-doutorados em Estética pela PUC-RJ (2009) e pela USP (2015). É Professor Associado do Departamento de Filosofia da UFF e atualmente (2017-2021) é o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFF.

Maurilio Machado Lima Junior

Possui graduação em Comunicação Social, concluiu Mestrado e Doutorado em Filosofia, na linha de pesquisa Estética e Filosofia da Arte, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É docente do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência nas áreas de Estética, Filosofia e História da Arte, História da Filosofia, Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar em Humanidades, Patrimônio Cultural e Estudos das Performances Culturais.

Valmir Cândido Sbano

possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor associado V da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Interface Filosofia-Psicologia-Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise e seu ensino, sistemas psicológicos, aplicações à psicologia do desenvolvimento e ensino de ciências.

Alexandre da Silva Costa

Professor adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), doutorado em Filosofia pela Universität Osnabrück, Alemanha (2009) e um segundo doutorado em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Pós-doutor pelo programa de pós-doutorado regular da FAPESP junto ao Departamento de Música da USP-Ribeirão Preto, na área de teoria musical na Antiguidade.

Alice Bitencourt Haddad

Possui Graduação (2001), Mestrado (2003) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense, dos Programas de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica da UFRJ e de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É membro da Associação Latino-americana de Filosofia Antiga (ALFA) e dos grupos de pesquisa PRAGMA (UFRJ) e Zétesis (UFRRJ).

Diogo de França Gurgel

É atualmente professor adjunto de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Tem experiência de docência em Ensino Médio e Superior (graduação e pós-graduação) na área de Filosofia, com ênfase em linguagem e teoria do conhecimento. Suas mais recentes pesquisas tematizam as teorias da metáfora e a interface entre pragmatismo e retórica.

André Constantino Yazbek

ANDRÉ CONSTANTINO YAZBEK é Mestre e Doutor em Filosofia pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo realizado parte de seu doutorado na École Normale Supérieure de Paris (ENS) e no Institut Mémoires de l?Édition Contemporaine (IMEC). Também possui um estágio de pós-doutorado na École Normale Supérieure de Lyon (ENS-Lyon). Dedica-se ao estudo das principais correntes da filosofia francesa contemporânea, com destaque para as obras de Jean-Paul Sartre, Maurice Merleau-Ponty e Michel Foucault.

Cesar Kiraly

Professor de Teoria Política no Departamento de Ciência Política da UFF. Professor-Investigador visitante no Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa. Coordenador do Laboratório de Estudos Hum(e)anos. Editor da Revista Estudos Políticos. Curador da Galeria IBEU. Autor, dentre outros, dos livros Ceticismo e Política e Os Limites da Representação.

Eliana Myriam Serfaty Gabbay

Psicóloga, graduada pela Faculdade de Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Psicanalista, membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado III da Universidade Federal Fluminense.

Jacqueline de Souza Gomes

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Com pesquisa de pós-doutorado em Bioética pelo PPGBIOS, bolsista PNPD/CAPES. Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e licenciada em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília.

Luís Antônio Cunha Ribeiro

É doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), mestre em Direito também pela mesma instituição (1996) e bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992). É Professor Adjunto do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense.

Leonardo Caravana Guelman

Professor, escritor e pesquisador em arte e cultura. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2011). É professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Idealizador e coordenador do Projeto Rio com Gentileza que promoveu duas ações de restauração (em 2000 e em 2010) da obra mural do Profeta Gentileza no Rio de Janeiro.

Lia Corrêa de Oliveira Guarino

Possui graduação(bacharelado e licenciatura), mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professora de Filosofia da Educação e Epistemologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Desenvolve pesquisa em Filosofia Contemporânea e Educação com uma abordagem crítica da cultura moderna.

Carlos Diogenes Cortes Tourinho

É formado em Psicologia pela UFF (Bacharelado e Formação de Psicólogo) e em Filosofia pela UFRJ (Bacharelado). Especialista em Filosofia Contemporânea pela PUC-RIO. Mestre em Filosofia pela PUC-RIO. Doutor em Filosofia pela PUC-RIO. Exerceu Estágio de Recém-Doutor no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. Exerceu o cargo de Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos Pedagógicos (SFP)/ Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), ministrando aulas nas Áreas de Filosofia da Educação e de História da Filosofia (Moderna e Contemporânea).

Paulo Sergio Faitanin

Professor Associado IV do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Pesquisa, extensão, docência e orientação na área de Filosofia Medieval, resgatando os fundamentos da filosofia de Aristóteles e sua influência na Escolástica, no pensamento de Tomás de Aquino, a partir da edição, tradução das obras de Aristóteles e dos comentários de Tomás de Aquino, bem como das principais obras do Aquinate.

José Maria Arruda

Após cursar dois anos de Medicina na Univesidade Federal do Ceará, fez Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1988), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), sob orientação do Prof. Carlos Roberto Cirne-Lima e doutorado em Filosofia - Universität Gesamthochschule Essen (1998), sob orientação do Prof. Vittorio Hösle, obtendo um SUMMA CUM LAUDE. Foi professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da UNISINOS. Em 1992, tornou-se professor da Universidade Federal do Ceará.

Ozanan Vicente Carrara

possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), graduação em Pedagogia pelo CES/JF (1988), bacharelado em Teologia pelo Melbourne College of Divinity (1996), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Ética e Filosofia Política pela UERJ (2008), com período de pesquisa na Université de Strasbourg, França, como bolsista do CNPq. Fez estágio pós-doutoral na Université Paris X (Nanterre/La Défense), em 2015-16, como bolsista da Capes.

Guilherme Wyllie

Prof. Guilherme Wyllie é bacharel em filosofia pela UFRJ. Em 1998, iniciou o mestrado em filosofia na mesma instituição. Sua dissertação tratou das teorias medievais da consequência lógica. Em 2004, concluiu o doutorado em filosofia na PUC-Rio sobre a lógica temporal de Guilherme de Ockham. Ao longo de 2007, realizou um pós-doutorado sobre os aspectos formais da teoria da argumentação de Raimundo Lúlio na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB).

Mauricio Mello Vieira Martins

Possui graduação em Sociologia pela Puc-Rio (1982), Mestrado (1988) e Doutorado em Filosofia (1997) pela mesma instituição. Ingressou por Concurso Público na Universidade Federal Fluminense em 1984, e atualmente é Professor Associado desta Universidade. Tem atuação nas áreas de Filosofia e Sociologia, com ênfase nos pressupostos filosóficos das Ciências Sociais.

Luís Felipe Bellintani Ribeiro

Bacharel (1989), mestre (1992) e doutor (1998) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com doutorado sanduíche na Universidade de Atenas (1996-7) e pós-doutorado na Universidade Paris IV (2004-5 e 2015-6). É professor do quadro permanente de Instituição Federal de Ensino Superior desde 1993. Integrou o Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atualmente integra o Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua na área de Filosofia Antiga.

Marcus Reis Pinheiro

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) . Pós-doutorado em filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro com a linha de pesquisa "Críticas à escrita e convivência filosófica em Platão" (2009).

Cristina Mair Barros Rauter

É professora titular de Psicologia Social e Institucional do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, onde atua na graduação e na pós graduação. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998).

Fernando de Sá Moreira

Graduou-se em Filosofia tanto no bacharelado (2007) quanto na licenciatura (2009) pela UNIOESTE, concluiu o Mestrado em Filosofia (2011) na mesma universidade e o doutorou-se também em Filosofia pela PUCPR (2015). Suas pesquisas iniciais focavam as relações entre a ciência, metafísica e a teoria do conhecimento na Modernidade, em especial no pensamento alemão do século XIX. A partir do mestrado, concentra mais diretamente nas interfaces entre ética e metafísica, com destaque às doutrinas do caráter e da identidade pessoal em Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche.

Bernardo Barros Coelho de Oliveira

Mestre em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (1992) e doutor em Filosofia pela mesma instituição (1997). Sua tese, na área de Estética moderna, intitulou-se O que significa orientar-se pela arte: uma leitura da Crítica da Faculdade do juízo. Atualmente é professor associado do Depto. de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Atua no ensino e pesquisa em estética, filosofia da arte e história da filosofia. Autores estudados: H. G. Gadamer, P. Ricoeur, W. Benjamin e I. Kant (3ª crítica).

Vladimir Menezes Vieira

Doutor em filosofia pela UFRJ/PPGF (2009) e professor adjunto do Departamento de Filosofia da UFF. Atua nas áreas de estética e filosofia moderna, com ênfase especial sobre a doutrina estética kantiana, seus precursores e desdobramentos. Desenvolveu pesquisas e publicou artigos sobre autores tais como Kant, Schiller, Schopenhauer, Nietzsche e Hume. Edita desde 2007, junto com Patrick Pessoa, o periódico científico Viso: Cadernos de Estética Aplicada.

André Domingos dos Santos Alonso

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1993), graduação em Filosofia (Bacharelado) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), graduação em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Filosofia (Diplôme D'études Approfondies) - Université Catholique de Louvain (2000) e doutorado em Filosofia e Letras - Université Catholique de Louvain (2004).

Danilo Marcondes de Souza Filho

possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Filosofia - University of St Andrews (1980). Em 2008 foi directeur d'études associé na Maison des Sciences de l'Homme (Paris, França), em 2009 foi visiting researcher na Brown University, Providence, RI, EUA e em 2011 (janeiro-fevereiro) professeur invité na Université de Paris-X.

Ana Claudia Torres da Silva Estrella

Pós-doutora Université Paris 8 Vincennes-St Denis, Doutora em Filosofia (UFRJ) bolsista na Harvard University, Mestre em Filosofia (UFRJ), Bacharel em Direito (UNIRIO), Bacharel em Filosofia (UFRJ). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Cláudio Oliveira da Silva

Possui Bacharelado (1991), Mestrado (1994) e Doutorado (2000) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde cursou também a Graduação em Português-Grego (1991-1994), embora não tenha concluído o curso. Atualmente, é professor Associado IV do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense, onde leciona desde 1994. É membro do Conselho Editorial da Coleção Filô, da Editora Autêntica, onde dirige a série FilôAgamben. Na mesma coleção, publicou traduções de Platão, Giorgio Agamben e Barbara Cassin.

Richard Fonseca

Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com estágio de pesquisa (doutorado sanduíche) na Universidade Humboldt de Berlim, Alemanha. Pesquisador na Academia de Ciências de Berlin e Brandenburgo/Alemanha (2006), sob a orientação do Prof. Dr. Volker Gerhardt. É professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Pedro Süssekind Viveiros de Castro

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Fez pesquisa de doutorado no Instituto de Literatura Comparada da Freie Universität, em Berlim. Trabalhou de 2006 a 2009 como Professor Adjunto na Universidade Federal de Ouro Preto e atualmente é Professor Associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense.

André Luis dos Santos Queiroz

Possui graduação em FILOSOFIA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). É PROFESSOR TITULAR da Universidade Federal Fluminense (Uff), no Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS). Tem experiência na área de Filosofia e História política da América Latina.

Ana Claudia Lima Monteiro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora na classe adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Daniel Arruda Nascimento

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Eleito diretor do Instituto de Ciências da Sociedade (mandato para o quadriênio 2016/2020). Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2000), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) e Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Pós-Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (em curso). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Subscrever Filosofia