Possui graduação(bacharelado e licenciatura), mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professora de Filosofia da Educação e Epistemologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Desenvolve pesquisa em Filosofia Contemporânea e Educação com uma abordagem crítica da cultura moderna.
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e Doutora em Ciências e Saúde Coletiva (Saúde da Criança e da Mulher) pela Fundação Oswaldo Cruz (2004), com formação complementar em Psicologia da Educação pela Université.de Mons-Hainaut (BE), em Estudos em Etologia e Resiliência pela Université Toulon-Var (FR) , em Ciências da Educação pela Université Sorbonne Paris V (FR), em Filosofia pela Université Paris VIII Saint- Dennis (FR); possui Pós-Doutorado pelo Núcleo de Estudos sobre Subjetividade do Pro
É graduado em Psicologia pela UFS, mestre em Psicologia pela UFF e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Memória Social da UNIRIO. Realizou pesquisa de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ com bolsa do CNPq. É professor adjunto do curso de Psicologia da UFF (Campus Universitário de Rio das Ostras). É líder do Grupo de Pesquisa "Individuação, Subjetividade e Criação", registrado no diretório do CNPq.