Informática

Pesquisador

Artur Alves Pessoa

graduado em Engenharia de Computação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), obteve mestrado e doutorado em Informática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999 e 2003). Atualmente, é professor associado na Universidade Federal Fluminense e pesquisador do CNPq, atuando principalmente nos seguintes temas: programação inteira, otimização combinatória, geração de colunas, otimização robusta, otimização em dois níveis e heurísticas, com aplicações em problemas de roteamento, escalonamento, localização e leiaute.

Lauro Eduardo Kozovits

Lauro Eduardo Kozovits é professor associado do Departamento de Computação TCC da UFF, Universidade Federal Fluminense, e pesquisa na área de desenvolvimento de software em computação móvel e jogos incluindo jogos educacionais. Também trabalha com Sistemas Embarcados. É o coordenador do projeto de inovação tecnológica (extensão) iAerobot para desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados (VANTs ou drones) e do projeto de extensão Lewis::AndroidGames II. Concluiu o doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2004.

Luiz Claudio Schara Magalhaes

possui mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO 1993) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC 2002). É professor do Departamento de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense desde 1994.

Luciana Cardoso de Castro Salgado

Luciana Cardoso de C. Salgado is Assistent Professor at Computer Science Department (DCC) of Fluminense Federal University (UFF), where she teaches, advises and conducts research in the field of Human-Computer Interaction (HCI) and Information Technology Governance (ITG). She is also Associate Senior Researcher (Semiotic Engineering Research Group - PUC-Rio since 2011).

Rodolfo Alves de Oliveira

Possui graduação em Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, campus de Santo Antônio de Pádua e membro do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da Escola de Engenharia de Volta Redonda (MCCT-UFF).

Geórgia Regina Rodrigues Gomes

Possui graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (1989), Análise de Sistemas pela PUC-Rio (1991), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2006).

Patrick BARBOSA MORATORI

Possui essencialmente formação acadêmica em Ciência da Computação, com graduação pela Universidade Federal de Juiz de Fora / MG (2002) e mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / RJ (2005), nas quais possui experiência em Inteligência Computacional, Algoritmos Evolutivos, Sistemas de Controle, Robótica e Jogos Computacionais.

Isabel Leite Cafezeiro

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ. É Professora Titular do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, da UFRJ.

Linair Maria Campos

Possui graduação em Informática, mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Doutorado em Ciência da Informação pelo convênio UFF/IBICT. Tem experiência de mais de 20 anos na área de Ciência da Computação. Tem interesse nos seguintes temas: ontologias, gestão da informação, tecnologias web, dados interligados abertos, bancos de dados.

Adriana Pereira de Medeiros

possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis (1996), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atuou em empresas como Analista de Sistemas de 1995 a 1999, trabalhando no desenvolvimento e na manutenção de sistemas de informação corporativos. Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Rio das Ostras. Atua no curso de Graduação em Ciência da Computação e no Mestrado Profissionalizante em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais.

Marcelo da Silva Corrêa

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado (1992) e doutorado (1997) em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com ênfase em Lógica para Ciência da Computação, atuando principalmente em teoria da prova. Tem interesse em temas da área de Ensino de Matemática e de Educação a Distância. Desde fevereiro de 2008, atua como coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para a região RJ01, que engloba municípios da região serrana, norte e noroeste fluminense.

Simone de Lima Martins

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Heurísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: metaheurísticas e paralelização de aplicações.

Andréa Magalhães Magdaleno

Professora do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como pós-doutora e pesquisadora pela COPPE/UFRJ em 2014 e na UNIRIO em 2015. Concluiu seu doutorado em Engenharia de Software com foco em Processos e Colaboração pela COPPE/UFRJ em 2013 e seu mestrado em Informática pelo NCE-IM/UFRJ em 2006.

Esteban Walter Gonzalez Clua

professor da Universidade Federal Fluminense e coordenador geral do UFF Medialab, jovem cientista do nosso Estado pela FAPERJ em 2009 e 2013. Possui graduação em Computação pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Informática pela PUC-Rio. Sua área de atuação está especialmente focada na área de Video Games, Realidade Virtual, GPUs e visualização. É um dos fundadores do SBGames (Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital), tendo sido presidente da Comissão Especial de Jogos da SBC entre 2010 e 2014.

Cristina Nader Vasconcelos

Possui graduação no curso de Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e doutorado (2009 ) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: visão computacional (área principal), processamento de imagens, realidade aumentada e computação gráfica.

Leonardo Cruz da Costa

Possui doutorado em Ciência da Informação pela UFF/IBICT. Atualmente é prof. Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: representação do conhecimento, publicações semânticas, mineração de texto.

Sandro de AZAMBUJA

Especialista em previdência, doutorando em finanças no COPPEAD/UFRJ e professor nos cursos de Ciências Atuariais e Ciências Contábeis do Departamento de Contabilidade da UFF. Desde jun/2018 encontra-se cedido ao BNDES no cargo de Assessor do Presidente desempenhando a função de atuário do banco. Possui 22 anos de experiência em consultoria em grandes empresas e desde 2004 no ramo de consultoria previdenciária, exerçendo a função de atuário ou assessoramento atuarial no âmbito de patrocinadores de planos de benefícios geridos por EFPCs, fundos de pensão, e de planos de autogestão em saúde.

Anselmo Antunes Montenegro

possui graduação em Informática pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003).

Maise Dantas da Silva

Possui graduação em Informática e Tecnologia da Informação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação.

Carlos Bazilio Martins

possui Bacharelado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (1997), Mestrado (2000) e Doutorado (2006) em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (lotado no PURO - Pólo Universitário de Rio das Ostras) e professor bolsista do curso de Tecnólogo em Computação do Cecierj/CEDERJ (Consórcio de Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro para o Ensino à Distância).

Debora Christina Muchaluat Saade

possui graduação em Engenharia de Computação (1992), mestrado em Informática (1996) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Desde 2002, é professora da Universidade Federal Fluminense. Integrou o corpo docente do Departamento de Engenharia de Telecomunicações até maio de 2009 e desde então faz parte do corpo docente do Instituto de Computação. É bolsista de produtividade DT do CNPq e foi jovem cientista pela FAPERJ.

Bruna Diirr Gonçalves da Silva

Doutora em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGI/UFRJ - 2016), com período sanduíche no Rensselaer Polytechnic Institute (RPI/USA - 2015). Possui mestrado em Informática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGI/UNIRIO - 2011) e graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EIA/UNIRIO - 2008). Atualmente é professora substituta na Universidade Federal Fluminense (IC/UFF) e realiza estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGI/UNIRIO).

Elaine Ribeiro Sigette

Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação na área de Inteligência Artificial, pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PESC | COPPE | UFRJ - 2017); Mestrado em Informática pelo Núcleo de Computação Eletrônica do Instituto de Matemática, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE | IM | UFRJ - 2004), ênfase em CTS e neurociências computacionais; Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 1999).

Uéverton dos Santos Souza

Uéverton dos Santos Souza é um dos contemplados em 2017 como Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro. É Professor Adjunto do Instituto de Computação da UFF, doutor em Ciência da Computação (UFF 2014), mestre em Informática (UFRJ 2010) e graduado em Tecnologia em Sistemas de Computação (UFF/CEDERJ 2008). Realizou doutorado sanduíche na Universität Ulm (Alemanha) entre 2013 e 2014.

Isabel Cristina Mello Rosseti

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Otimização Combinatória, atuando principalmente nos seguintes temas: heurísticas, hibridização de heurísticas com mineração de dados e com métodos exatos.

Fernando Náufel do Amaral

Possui graduação em Informática pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado em Informática (Teoria da Computação) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Informática (Teoria da Computação) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Lógicas e Representação de Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: lógicas de descrição, ontologias e visualização de informações.

Christiano de Oliveira Braga

Possui graduação em Engenharia de Computação (1992), Mestrado (1996) e Doutorado (2001) em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Durante seu doutoramento, foi International Fellow (1998-2000) no Computer Science Laboratory do Stanford Research Institute (SRI International). Desenvolveu pesquisa pós-doutoral na University of Illinois at Urbana-Champaign (2002), Universidad Complutense de Madrid, no grupo UCMaude de pesquisa em lógica de reescrita (2006-2008) e na PUC-Rio (2016).

Subscrever Informática