Engenharia de computação

Pesquisador

Artur Alves Pessoa

graduado em Engenharia de Computação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), obteve mestrado e doutorado em Informática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999 e 2003). Atualmente, é professor associado na Universidade Federal Fluminense e pesquisador do CNPq, atuando principalmente nos seguintes temas: programação inteira, otimização combinatória, geração de colunas, otimização robusta, otimização em dois níveis e heurísticas, com aplicações em problemas de roteamento, escalonamento, localização e leiaute.

Paula Murgel Veloso

É Profa. Associada I do Departamento de Análise da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde março de 2012.
Foi laureada em setembro de 2012 com o prêmio For Women in Science na área de Matemática, concedido pela L'Oréal, Academia Brasileira de Ciências e Unesco.
Tem experiência na área de Teoria de Anéis Não Comutativos, atuando principalmente em: anéis de grupo, limpeza em álgebras de grupo, involuções em anéis de grupos. Interessa-se também por semigrupos numéricos esparsos.

Eduardo Uchoa Barboza

Graduação em Engenharia de Computação (UNICAMP 1993), mestrado em Ciência da Computação (UNICAMP 1997) e doutorado em Informática (PUC-Rio 2001). Atualmente é professor no Departamento de Engenharia de Produção da UFF, onde é coordenador do Núcleo de Logística Integrada e Sistemas (LOGIS). Trabalha com Otimização, com especialidade em Programação Inteira, atuando principalmente nos seguintes tipos de problemas: Escalonamento de Tarefas, Projeto de Redes (incluindo o clássico Problema de Steiner) e Roteamento de veículos.

Celso da Cruz Carneiro Ribeiro

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (1978), especialização em sistemas hidrotérmicos pela University of Waterloo (Canadá, 1979), doutorado em Informática pela École Nationale Supérieure des Télécommunications (1983) e habilitação para orientar pesquisas pela Université Paris XIII (Paris-Nord) (1990). É Professor Titular da Universidade Federal Fluminense, onde exerceu o cargo de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação de 2009 a 2017.

Debora Christina Muchaluat Saade

possui graduação em Engenharia de Computação (1992), mestrado em Informática (1996) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Desde 2002, é professora da Universidade Federal Fluminense. Integrou o corpo docente do Departamento de Engenharia de Telecomunicações até maio de 2009 e desde então faz parte do corpo docente do Instituto de Computação. É bolsista de produtividade DT do CNPq e foi jovem cientista pela FAPERJ.

Ralph Costa Teixeira

possui graduação em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), mestrado em Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (1992), mestrado em Matemática - Harvard University (1994) e doutorado em Matemática - Harvard University (1998). Desde setembro de 2006 é Professor Adjunto do Departamento de Matemática Aplicada da Universidade Federal Fluminense (Niterói, RJ).

Christiano de Oliveira Braga

Possui graduação em Engenharia de Computação (1992), Mestrado (1996) e Doutorado (2001) em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Durante seu doutoramento, foi International Fellow (1998-2000) no Computer Science Laboratory do Stanford Research Institute (SRI International). Desenvolveu pesquisa pós-doutoral na University of Illinois at Urbana-Champaign (2002), Universidad Complutense de Madrid, no grupo UCMaude de pesquisa em lógica de reescrita (2006-2008) e na PUC-Rio (2016).

Isabel Cristina Mello Rosseti

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Otimização Combinatória, atuando principalmente nos seguintes temas: heurísticas, hibridização de heurísticas com mineração de dados e com métodos exatos.

Karina Mochetti de Magalhães

Possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela UNICAMP e graduação em Engenharia da Computação também pela UNICAMP. Realizou nesse período pesquisas em Visualização de Imagens Médicas, Marcas d´Agua Digitais e Criptografia Pós-Quântica. Atualmente, seu campo de pesquisa principal são Software Livre, a Educação e Computação e a questão de gênero nas ciências. Fez parte do seu doutorado em Paris, na École Normale Supérieure (ENS) e em 2013 conquistou a oportunidade de fazer um estágio no Google.

Subscrever Engenharia de computação