Linguística Aplicada

Publicação

Pesquisador

Aroldo Magno de Oliveira

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, língua portuguesa, metodologia de ensino, análise do discurso; linguísitica (história e ideologia); política linguística.

Mônica Fiuza Bento de Faria

Possui Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense (2003), Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1997) e Especialização em Ciências humanas e Psicanálise(UCAM- 2017). Atualmente é professora adjunto 4 na Universidade Federal Fluminense. Atua na graduação e na Especialização na área de Letras, com ênfase em tradução, língua francesa e literaturas. Área de interesse: ensino FLE, avaliação, FOS, literatura francesa e tradução. Coordena o setor de francês do LABESTRAD, laboratório de Tradução da UFF. É Formatrice labellisée TV5MONDE.

Telma Cristina de Almeida Silva Pereira

Docente da Graduação (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas) e da Pós- Graduação (Estudos de Linguagem) do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense-UFF desde 2010. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ- 1987), Especialização em língua e literatura francesa pela UFRJ (1989), Mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com pesquisa na área de Política Linguística e ensino de LE, sob a orientação da Profa. Mônica Savedra (2002).

Fabiana Esteves Neves

Professora adjunta de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, é doutora em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Letras pela UFF. Integra o GEPLEA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita acadêmica, na Faculdade de Educação da mesma universidade. Seu objeto principal de pesquisa é o letramento linguístico acadêmico, em uma perspectiva metacognitiva/metalinguística, com foco no ensino de leitura e escrita e na formação de professores.

Renata Christina Vieira

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida (1993-1997), é especialista no método áudio-fonatório Perdoncini de estimulação de linguagem e educação auditiva para surdos pela AIPEDA onde atuou como estagiária, e, após formada, como fonoaudióloga e professora de cursos da instituição.
Possui aperfeiçoamento em Neurociências, Linguagem e Cognição pelo CEFAC (2006-2007), mestrado em Letras - área de concentração: Linguística, pela UERJ (2005-2007) e tem especialização em Voz pelo CEFAC (2009-2011).

Paulo Antonio Pinheiro Correa

Professor Associado de Língua Espanhola da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.. Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Complutense de Madri, Espanha. Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF, onde é líder de Grupo de Pesquisa.

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