Intelectuais

Publicação

Pesquisador

José Benjamim Picado Sousa e Silva

Benjamim Picado concluiu o doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1998, com uma tese sobre o horizonte lógico da significação na filosofia do Pragmatismo. De 1991 até 2009, foi professor do quadro permanente da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, atuando como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da mesma Instituição (PPGCCC/UFBa), a partir de 1998, no qual coordenou o Grupo de Pesquisa em Análise da Fotografia (GRAFO).

Claudia Maria Costa Alves de Oliveira

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1990) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000). Foi presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) na gestão 2007-2009 e coordenadora do GT História da Educação da ANPEd, no período 2015-2017. Coordena o Grupo de Pesquisa História Social da Educação.

Ana Paula da Silva

Doutora em Antropologia Cultural pelo o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, (PPGSA/IFCS/UFRJ), onde, defendeu tese que foi publicada em livro em 2014 pela Editora EDUFF, intitulada "Pelé e ocomplexo de vira-latas: discursos sobre raça e modernidade no Brasil". Tem mestrado em Sociologia e Antropologia no PPGSA/IFCS/UFRJ, com o título "Menino do Rio: cenários do negro na propaganda" defendida em 2000. Possui graduação (IFCS/UFRJ) e licenciatura em Ciências Sociais (Faculdade de Educação/UFRJ).

Claudete Daflon dos Santos

Possui Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Letras/Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professora Adjunta de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense (UFF) atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura.

Marcos Marques de Oliveira

Professor Associado da UFF, responsável pelas disciplinas de Sociologia da Educação I e II do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). Vice-coordenador e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FEUFF), vinculado à à linha de pesquisa "Diversidade, Desigualdade Social e Educação" (DDSE). Membro do Comitê Assessor de Pesquisa (CAP) na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPPI/UFF), na área de Humanas, representando o PPG-Educação da FEUFF, no biênio 2017-2019.

Marcelo Bittencourt Ivair Pinto

Possui Graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), Mestrado em Antropologia pela Universidade de São Paulo (1996) e Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente é Professor Associado III do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África, particularmente nos seguintes temas: Angola, África Austral, colonialismo, lutas de libertação, intelectuais e memória.

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