Fundação Getúlio Vargas

Pesquisador

Claudio Roberto Marques Gurgel

É economista, com Especialização em Administração, pela PUC/RJ, mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1993), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Educação pela UFF (2002). Professor Titular da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, da Universidade Federal Fluminense., atuando na graduação e pós-graduação stricto sensu.

Francisco Marcelo Garritano Barone do Nascimento

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Especialista em Contabilidade para Gestão de Negócios pela Faculdade de Administração e e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Maria Inês Couto de Oliveira

Possui graduação em Faculdade de Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1987) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001). É vice-coordenadora do Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno do Estado do Rio de Janeiro e membro da International Baby-Food Action Network-IBFAN desde 1987. Atualmente é professora associada no Departamento de Epidemiologia e Bioestatística da Universidade Federal Fluminense.

Paulo Roberto Mattos da Silva

Concluiu o doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2005. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal Fluminense; Coordenador do curso de Psicologia do Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO/UFF; Diretor do Laboratório de Psicopatologia Fundamental, Psicanálise e Psicossomática do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia/ICHF/UFF; Coordenador do Programa Permanente "Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica" GSI/HUAP/UFF, desenvolvido desde 1983.

Ana Paula Todaro Taveira Leite

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense; Especialização em Administração pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (EBAPE) e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Membro do grupo de pesquisa/CNPq Actividade: Ergologia e Clínicas do Trabalho; Professora Adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Polo Volta Redonda - tendo sido uma das responsáveis pela elaboração e implementação desse curso.

Diana Costa de Castro

Doutora em Administração e Mestre em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas. Possui Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas (2005) e pós-graduação em Turismo pela Universidade Católica de Brasília e pelo Observatório do Turismo da Fundação Getulio Vargas. Atualmente é professora do Departamento de Turismo de Hotelaria Universidade Federal Fluminense. Foi professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Nilo Peçanha e pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas - RJ.

Paulo Roberto da Silva

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas (1988), doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Sociologia Econômica e das Organizações, pela Universidade Técnica de Lisboa (2014). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Roberto Moreno Moreira

Possui graduação em Economia pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1975) e é doutor pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1985). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema financeiro, risco, mercado acionário brasileiro, mercado internacional de capitais e rating.

Cristina Lucia Maia Coelho

Graduada em Psicologia pela UFRJ, Doutora em Psicologia pela UFRJ, possui Mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas e Pós-Doutorado em Psicologia da Educação na Universidade do Minho em Portugal. Atualmente é Professora-Associada IV do curso de Mestrado Profissional Diversidade e Inclusão (CMPDI) e de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Possui o título de especialista em Psicologia Organizacional pelo Conselho Federal de Psicologia. Foi Psicóloga concursada do Ministério da Marinha.

Mary Suely Souza Barradas

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), graduação em Licenciatura plena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), graduação em Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas (1987).Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é consultoria externa - Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras Brasil e professor titular da Universidade Federal Fluminense.

Francisco de Assis Palharini

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (1978), mestrado em Psicologia Social pela Fundação Getúlio Vargas (1985) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1999). Foi Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF por três vezes. Foi Diretor do Serviço de Psicologia Aplicada da UGF e UFF Atualmente é Professor Titular do Departamento de Psicologia - UFF, Diretor do Instituto de Psicologia - UFF e membro da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Viktor Henrique Carneiro de Souza Chagas

Viktor Chagas é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). Bolsista de Pós-Doutorado Junior (CNPq) em Comunicação e Cultura pela UFBA, membro associado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD).

Filipe Lage de Sousa

Minha formação acadêmica é em Economia com graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado pela Escola de Pós Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas - RJ (2000) e doutorado pela London School of Economics and Political Science (2009). Atualmente sou professor de microeconomia e econometria no Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense. Tenho experiência na área de microeconometria aplicada, com ênfase em economia regional, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho das firmas, fluxos migratórios e desenvolvimento regional.

Frederico José Lustosa da Costa

Frederico Lustosa da Costa é professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAd) da Universidade Federal Fluminense e membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração. Foi professor Titular da Escola Brasileira de Adminstração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getullio Vargas (DFGV) e professor visitante do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE/IUL, Lisboa) e da École Superieur de Commerce de Paris (ESCP Europe).

Flavio Lemos de Souza

Pós-doutorado em Educação à Distância pela Universidade Aberta de Portugal (2017), doutorado em Psicologia da Interação Homem-Computador (Ergonomia Cognitiva) - Birkbeck College - University of London (1992), mestrado em Psicologia Social pela Fundação Getúlio Vargas (1985), graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1981), graduação em Direito pela Universidade Iguaçu (2009). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense e no Mestrado em Educação na Universidade Aberta de Portugal onde orienta pesquisa no Mestrado e no Doutorado.

Raquel Lenziardi

Mestre em Administração pela FGV/EBAPE, Especialista em Liderança pela FGV (em andamento) e graduada em Turismo pela UFF. Atualmente trabalha na FGV como Coordenadora de Programas Acadêmicos, sendo responsável pela capacitação e avaliação de docentes e pelos módulos internacionais do MBA. Na mesma Instituição ministra disciplinas na Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais. Leciona na Graduação da Faculdade Turismo e Hotelaria da UFF. Também realiza projetos de pesquisa.

Carlos Frederico Bom Kraemer

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (2005) e doutorado em Ciência Tecnologia e Inovação em Agropecuária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é professor assitente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública

Teresa Olinda Caminha Bezerra

Possui Doutorado em Educação pela Universidad de la Empresa (2011), Mestrado em Administração Pública pela FGV-RJ (1992), Especialização em Administração Universitária (UFF/1985), Especialização em Administração Hospitalar (UFF/1983), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UFF/1982), Graduação em Administração pela Universidade Cândido Mendes (1981). Atualmente é Professora Associado II da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Administração, Educação, com ênfase em Administração Pública e em Políticas Públicas.

Lucia Adriana Salgado Affonso Anhel

Possui graduação em Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo pela Universidade Gama Filho e Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Fundação Getúlio Vargas- RJ. Foi professor por 25 anos da Universidade Federal Fluminense (Niterói), aposentando-se como professor adjunto. Trabalhou também como professor por 8 anos na Universidade Estácio de Sá e voltou a ministrar disciplinas como bolsista na UFF desta vez no Polo Universitário de Rio das Ostras -PURO/UFF.

Marcelo de Chateaubriand Lustosa Borges Pereira

Possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (2012). Tem experiência em Instituições Financeiras, na área de gestão de risco, modelagem, controle, precificação e IFRS 9 e 17.

Marcela Cohen Martelotte

Doutora em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio. Possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1998) e mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2003) e também em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (EEIMVR), pós-doutoranda na COPPE/UFRJ e participa do Programa de Pesquisa em Gestão da Aprendizagem Tecnológica e Inovação Industrial no Brasil, da EBAPE/FGV.

Valeria Rosa Bicudo

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996); é Sanitarista pela ENSP/FIOCRUZ (1998); Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2001); Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - 2018. Atuou como assistente social (vínculo de servidora pública) junto a Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro entre 2004 e 2006. Foi pesquisadora convidada do Programa de Estudos sobre a Esfera Pública da EBAPE/FGV.

Saulo Barroso Rocha

Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas (2011), Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (2001) e Analista de Sistemas (1994). Professor da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Empreendedorismo e Gestão. Professor do Mestrado em Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Interessado nos seguintes temas: Métodos de Pesquisa Quantitativos e Qualitativos. Antes de ingressar na área acadêmica atuou em organizações privadas no Brasil e no exterior durante 26 anos.

Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato

Socióloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e Doutora em Ciências - Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, com pós doutorado na London School of Economics and Political Science. É professora titular da Escola de Serviço Social e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense.

Subscrever Fundação Getúlio Vargas