ERGONOMIA

Publicação

Pesquisador

Jorge Ricardo Freund

Possui Mestrado em CIÊNCIA DA ARTE pela Universidade Federal Fluminense (2007) e graduação em ARQUITETURA E URBANISMO pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975). Realizou cursos de extensão: O Canteiro e o Desenho com Sergio Ferro - IAB - SP(1979) e Semiótica Visiva com Humberto Ecco - Universidade Sta Ursula - RJ (1980) Realizou curso de Cinema Direto com o Atelier Varan/Jean Rouch - Paris em João Pessoa(1981) onde realizou varios documentarios com o tema Expansão Urbana e Estéticas Espontaneas.

Carmen Lúcia Campos Guizze

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), Especialização em Ergonomia pela COPPE/UFRJ e em Psicopedagogia, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/UFRJ (2007) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/UFRJ (2011). Atualmente é professor colaborador do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SUPERIOR EM ERGONOMIA, da COPPE/UFRJ e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense no Curso de Engenharia de Produção.

Denise Alvarez

Pós-doutorado em Psicologia do Trabalho na Universidade do Porto (2017-2018), sob a supervisão da Profa Marta Santos. Pós-doutorado em Ergologia na Aix- Marseille Université (2009/2010), sob a supervisão do Prof. Yves Schwartz. Pós-doutorado no Conservatoire des Arts et Métiers (CNAM) Equipe Clinique de l'activité (2009-2010), sob a supervisão do Prof. Yves Clot. Pós-doutorado em Saúde Coletiva (2009) na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) sob a supervisão da Profa Jussara Brito.

Luiza Helena Boueri Rebello

Possui graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), graduação em Comunicação Visual - Programação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) na área de Engenharia do Produto e Gerência da Produção e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), também na área de Engenharia do Produto e Gerência da Produção.

Sueli Soldati Abranches

Docente Adjunto em Saúde Coletiva/ Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostra(RIR)/Curso de Graduação em Enfermagem/ Instituto de Humanidades e Saúde/Campus Universitário de Rio das Ostras/Universidade Federal Fluminense da (UFF). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência em Enfermagem e Gerencia em Saúde Coletiva.

Christine Kowal Chinelli

Christine Kowal Chinelli é Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2011), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1994) e Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal Fluminense (1987), possuindo especialização em Projetos, Política e Estratégia pela ADESG. É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora do Centro Universitário La Salle (Unilasalle- RJ).

Silvia Regina Teodoro Pinheiro

Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense doutoranda na PUC/SP na área de Ciências Sociais vinculada ao grupo de estudos e pesquisas urbanas(NEPUR), Enfermeira do Trabalho com Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- COPPE/UFRJ (1998).Têm experiência na área do Trabalho, com ênfase em Ergonomia Cognitiva, Saúde Coletiva( Sociedade Civil, Segurança Pública, Estratégia Saúde da Familia ), Home Care Ocupacional, Readaptação de Função, Responsabilidade Social , RH, EaD em Programas de Segurança do Trabalho, Educação Permanente e Cer

Hélder Pordeus Muniz

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Fez estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2008-2009) e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2016-2017). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense trabalhando na graduação e na Pós-graduação em Psicologia.

Dierci Marcio Cunha da Silveira

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1982), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado (Ph.D. in Health and Safety Sciences) pela University of Surrey - European Institute For Health Medical Sciences (1999). Pos-doutorado em Meio ambiente e Sustentabilidade na University of California - UCLA (Los Angeles) - no Institute of the Environment and Sustainability - IoES (2015).

Giuseppe Amado de Oliveira

Possui graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto pelo Centro Universitário da Cidade (2002), mestrado em Design (2004) e doutorado em Design (2009) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Atualmente é professor adjunto na Escola de Engenharia - Departamento de Desenho Técnico na Universidade Federal Fluminense - UFF e lidera o Grupo de Pesquisa NIDIA - Núcleo de Investigação em Desenho Industrial e Afins.

Júlio César Bispo Neves

Possui graduação em Desenho Industrial Pp pela EBA/UFRJ (1999), mestrado (2002) e doutorado (2014) em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Desenvolvimento de Produto, Gestão de Ergonomia em grandes empresas atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, projeto, gestão e simulação.

Paulo Sergio Soares da Silva

Graduação Eng Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977). Mestrado Eng Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Doutorado Eng Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Pós-Grad Engenharia de Segurança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Experiência na área de Eng Produção, ênfase em Ergonomia, Segurança do Trabalho e Logística, atuando principalmente nas seguintes áreas: ergonomia, organização, logistica, projeto e consultoria, sistemas de armazenagem e distribuição.

Fernando Toledo Ferraz

Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da UFF, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e no Mestrado em Sistemas de Gestão da mesma Universidade. Possui graduação em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia (1988), mestrado em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999).

Subscrever ERGONOMIA