Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pesquisador

Cláudio Rocha Lopes

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Ciências dos Materiais e Metalurgia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), Especialização em Estratégia Industrial e Gestão de Negócios pela Universidade Fedral Fluminense (1997) e Doutorado em Ciências Ambientais e Florestais na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense e Chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica e Materiais.

Marcus Rodrigues da Costa

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001), doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006) e Pós doutorado pela UFRRJ (2014). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense - laboratório de ECOPESCA.

Welington Kiffer de Freitas

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997), mestrado (2001) e doutorado (2012) em Ciências Ambientais e Florestais, também pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua como colaborador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e como Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Desde 2017, coordena o curso de Pós Graduação em Tecnologia ambiental (PGTA) - UFF.

Paulo Henrique Furtado de Araujo

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1988), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (1994) e doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) (2009). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFF (PPGE-UFF) e Subchefe do Departamento de Economia da Faculdade de Economia da UFF.

Jurandyr de Abreu Câmara Filho

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1996), graduação em Medicina pela Universidade do Grande Rio (2013), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal Fluminense.

Daniel Neto Francisco

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA), área de concentração em Políticas Públicas Comparadas, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestre em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016). Formado em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda (2014).

Paulo Soares da Costa

possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Medicina.Veterinária.(Higiene.Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal) pela Universidade Federal Fluminense (1980) e doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é professorAssociado II da Universidade Federal Fluminense e Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuárias e Abastecimento(Aposentado a partir de 02\03\2015).

Ana Maria Motta Ribeiro

Possui Doutorado em Ciencias Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/CPDA (2008), Mestrado em Desenvolvimento,Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1987) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974).

José Renato Sant'Anna Porto

Atualmente é professor adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), no curso de Políticas Públicas. É doutor pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) e graduado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). É membro do Observatório de Políticas Públicas para Agricultura (OPPA/CPDA/UFRRJ), onde participa de pesquisas sobre mundo rural e agricultura familiar.

Leonardo da Silva Hamacher

Possui graduação em engenharia agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e especialização em Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (2006). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: armazenamento, irrigação, e segurança do trabalho. Desde 2009 atuando como docente do Departamento de Engenharia Agrícola e do Meio Ambiente da Universidade Federal Fluminense.

Mario Antonio Pinto Romão

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado em Medicina Veterinária ( Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense (1985) e doutorado em Ciências Veterinárias Área Sanidade Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor Titular do Dep de Patologia e Clinica Veterinária da Fac de Veterinária / UFF.

Maria do Socorro Bezerra de Lima

Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (1992), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Doutorado de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes.

Mayara Freitas Lima

Nutricionista (UNIRIO/ 2013), Mestre em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015) e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela mesma instituição (UFRRJ). Atua na área de Análise Sensorial de Alimentos desde a graduação, com foco em estudos do consumidor e desenvolvimento de novos produtos. No mestrado trabalhou novas metodologias de informação nutricional e seu efeito na percepção da qualidade nutricional dos alimentos pelo consumidor.

Fabiana Soares dos Santos

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da UFF.

Clarice Machado dos Santos

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Possui mestrado (2007) e doutorado (2011) em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seus principais estudos são ligados a Imuno-histoquímica do sistema neuroendócrino difuso do tubo gastrointestinal, histologia comparada de vertebrados. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense-Departamento de Morfologia. Coordenadora do Laboratório de ensino e pesquisa em histologia e embriologia comparada-LEPHEC.

Cicero Araujo Pitombo

possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor adjunto IV, atuando na disciplina da graduação de Clínica Médica de Grandes Animais e nas disciplinas da pós-graduação Afeccções do Sistema Locomotor e Cirurgia da Esfera Reprodutiva da Universidade Federal Fluminense.

Adriano Portz

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: mandioquinha-salsa, produção, fertilidade, nutrição, resíduos.

Sergio Carmona de Sao Clemente

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1977), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989), Pós Doutorado na Universidade do Porto (2011-2012).Professor titular da Disciplia de Inspeção de Produtos de Origem Animal, do Departamento de Tecnologia e Inspeção de Alimentos da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense.

Helenita Marques Torres

Possui Graduação em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal Fluminense (1977), Mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e Doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Prof Associado III da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças Infecciosas de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: sorologia, antimicrobianos, Ehrlichia canis, Brucella canis, mastite e cães.

Mauro Roberto Rodrigues

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Biologia Humana e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de morfologia, morfologia experimental e ortopedia veterinária, com ênfase em anatomia animal do sistema locomotor, atuando principalmente nos seguintes temas:morfologia aplicada do sistema locomotor de animais.

Helena Catão Henriques Ferreira

Professora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Turismo - PPGTUR e do Bacharelado em Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria-FTH, da Universidade Federal Fluminense/UFF.
É Vice-Coordenadora do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense.
Coordena o Grupo de Pesquisa Turismo, Cultura e Sociedade -T-CULT (CNPq) e o Laboratório de Turismo e Antropologia-LATA.
Doutorado e Mestrado em Ciências Sociais CPDA/UFRRJ.
Bacharelado em Ciências Sociais IFCS/UFRJ.

Orlei Justen dos Santos

possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado em Medicina Veterinária (Clínica Médica e Cirurgia Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense (1986) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professor Titular da disciplina de Clínica Médica de Grandes Animais - Faculdade de Veterinária - Universidade Federal Fluminense.

Luiz Antonio Moura Keller

Médico Veterinário, atualmente Professor Adjunto de Toxicologia Veterinária na Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 2006, Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Ciências Veterinárias também pela UFRRJ. Bolsista do CNPq deste mesmo curso desde 2006, além de iniciação desde 2004. Pesquisador colaborador do Núcleo de Pesquisas Micológicas e Micotoxicológicas (NPMM) da UFRRJ e Centro Estadual de Pesquisa em Alimentos (CEPQA) da PESAGRO-RJ. Líder de pesquisa do Núcleo de Toxicologia e Sanidade Animal (NTSA-UFF).

Dalton Garcia de Mattos Junior

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995). Em agosto de 2015 prestou concurso tendo sido aprovado para o cargo de Professor Titular do Departamento de Saúde Coletiva e Saúde Pública, da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense.

Carlos Frederico Bom Kraemer

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (2005) e doutorado em Ciência Tecnologia e Inovação em Agropecuária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é professor assitente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública

Phillipe Bauer de Araújo Dória

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2001), Mestre em Cirurgia e Clínica Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2006). Doutor em Medicina Veterinária, Área de Concentração Patologia e Ciências Clínicas, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016). Trabalhou como Professor Substituto na Universidade Federal Fluminense, ministrando aulas na disciplina de Patologia e Clínica Cirúrgica Veterinária de 2003 a 2005 e durante o 2º semestre de 2009.

Flavya Mendes-de-Almeida

Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes (1991), graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2000), mestrado em Medicina Veterinária (Cir. e Clínica Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Desde 2006 é professora associada das disciplinas de Clínica Médica de cães e gatos I e II, Tópicos especiais de felinos domésticos, Prática em Clínica Médica de cães e gatos na Universidade Federal Fluminense.

Daniel de Barros Macieira

possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2001) e Mestrado em Medicina Veterinária (Clínica e Cirurgia Animal) pela mesma Instituição. Após um ano nos EUA, contemplado pelo programa de Doutorado Sanduíche da CAPES - PDEE, onde trabalhou com profissionais de renome internacional, defendeu seu trabalho de Tese pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Curso de Ciências Veterinárias (Parasitologia Veterinária) em fevereiro de 2008.

Roberto de Souza Salles

Graduado em Medicina pela Faculdade Souza Marques (1990), graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1981), com mestrado em Patologia (Anatomia Patológica) pela Universidade Federal Fluminense (1988) e doutorado em Sanidade Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001). Foi professor Associado IV até agosto de 2015, sendo, atualmente, professor titular da Universidade Federal Fluminense.

Nathalie Costa da Cunha

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ (2000), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Ciências Veterinárias (UFRRJ). Realizou pós-doutorado pelo programa da FAPERJ-CAPES, no período de 2009 a 2010. Foi Pesquisadora Visitante da Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública de 2010 a 2013. Atualmente é Professora da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense, com atuação nas Disciplinas de Epidemiologia, Saúde Coletiva e Biossegurança.

Adriana Pittella Sudré

possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado em Patologia (Área de concentração: Patologia Clínica e Análises Clínicas) pela Universidade Federal Fluminense (2005) e doutorado em Ciências pela UFRRJ (2012). Tem experiência na área de Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas:diagnóstico de parasitoses (microscopia, imunodiagnóstico e biologia molecular) e educação em saúde.

Flavio Silva Machado

possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (2000), graduação em Engenharia Metalúgica pela Universidade Federal Fluminense (1991), Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002 e 2009). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense. Ja atuou como professor na Escola Tecnica Pandia Calogeras, Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, Centro Universitário de Volta Redonda e Centro Universitário de Barra Mansa.

Thais Soares Kronemberger

Doutora em Ciências pelo Programa Binacional Brasil e Argentina em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária, com área de concentração em Políticas Públicas Comparadas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (2015). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2010). Graduada - Bacharelado e Licenciatura - em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2007). Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda no Departamento Multidisciplinar (VMD) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

Michel José Sales Abdalla Helayel

Graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Plínio Leite (2005). Pós-Graduação (Lato Sensu) em Sanidade de Ruminantes pela Universidade do Grande Rio (2006), Mestrado em Medicina Veterinária (Patologia Animal) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008), e Doutorado em Ciências Veterinária (Sanidade Animal) pela UFRRJ (2011).

Maristela Soares Lourenço

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (1986). Especialização em Licenciatura em Nutrição pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1994) e em Nutrição Clínica pela Faculdade São Camilo (1996). Mestrado em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense/LATEC (2003). Doutorado em Ciências do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professora Adjunto 4 da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense.

Alberto Di Sabbato

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008). É professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense desde 1975, onde atualmente é Professor Associado IV. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e em Metodologia e Técnicas de Pesquisa em Economia.

Valter Lucio de Oliveira

Possui doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA-UFRRJ), com estágio sanduíche na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS-Paris-França), mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR-UFRGS) e graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq no Depto de Sociologia da UFRGS.

Paulo César Amaral Ribeiro da Silva

possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Patologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal Fluminense, Responsável pela Disciplina de Semiologia Veterinária, do Departamento de Patologia e Clínica Veterinária. Presidente da Associação de Buiatria do Estado do Rio de Janeiro. Perito Médico Veterinário.

Subscrever Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro