Linguagem

Publicação

Pesquisador

José Benjamim Picado Sousa e Silva

Benjamim Picado concluiu o doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1998, com uma tese sobre o horizonte lógico da significação na filosofia do Pragmatismo. De 1991 até 2009, foi professor do quadro permanente da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, atuando como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da mesma Instituição (PPGCCC/UFBa), a partir de 1998, no qual coordenou o Grupo de Pesquisa em Análise da Fotografia (GRAFO).

Tatiana Bagetti

Professora Adjunta do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Doutorado em Estudos da linguagem, linha de pesquisa Língua e Cognição: Representação, Processamento e Aquisição da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialização e graduação em Fonoaudiologia pela UFSM.

Gisele Gouvêa da Silva

Coordenadora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e Professora do Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de Desenvolvimento e Distúrbios da Comunicação Humana da infância à adolescência. Fonoaudióloga, Especialista em Linguagem, Mestre e Doutora em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com período sanduíche (Capes PDSE) na Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Lisboa.

Rogerio Robbe Quintella

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Mestre e Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Psicólogo pela Universidade Federal Fluminense. É Editor Executivo do Periódico Científico ECOS - Estudos Contemporâneos da Subjetividade (UFF). É participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Sujeito Contemporâneo (NEPESC/UFF), tendo sido contemplado com apoio APQ1 - FAPERJ. Foi Supervisor Clínico-Institucional do Programa de Desinstitucionalização em Saúde Mental no Município de Maricá pelo Ministério da Saúde.

Silvia Helena Tedesco

É professora titular da Universidade Federal Fluminense e coordenadora do Observatório Nacional de Saúde Mental, Justiça e Direitos Humanos . Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Realizou pós-doutorado em Análise institucional na Université de Paris 8. Tem experiência na área de Linguagem, clínica e política, produção subjetividade.

Denizart da Silva Fortuna

Possui Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Mestrado em Ordenamento Territorial e Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2001) e Doutorado em Organização e Gestão do Território pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006).

Diogo de França Gurgel

É atualmente professor adjunto de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Tem experiência de docência em Ensino Médio e Superior (graduação e pós-graduação) na área de Filosofia, com ênfase em linguagem e teoria do conhecimento. Suas mais recentes pesquisas tematizam as teorias da metáfora e a interface entre pragmatismo e retórica.

Marisol Barenco de Mello

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, educação e cultura, contexto e cognição, alfabetização e linguagem.

Roberto de Oliveira Preu

possui mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2001) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professor Adjunto de Psicologia Geral do Departamento de Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense em Volta Redeonda. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em temas de História da Psicologia e Psicologia geral, atuando também nos seguintes temas: Epistemologia, Consciência, Inconsciente, Intencionalidade, Intersubjetividade, Hermenêutica e Pragmática.

William de Goes Ribeiro

Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professor Substituto da Faculdade de Formação de Professores (FFP)/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutorado na UERJ (área de currículo). É doutor e mestre em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRJ. É líder de pesquisa do Núcleo de Estudos em Políticas Curriculares (NEPoC), vinculado à UFF. Faz parte do Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e Diferença Cultural no Programa de Pós-graduação da UERJ (Proped).

Dayala Paiva de Medeiros Vargens

Possui graduação em Letras - Habilitação em Português / Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando especialmente na Prática de Pesquisa e Ensino em Letras Língua Portuguesa e Língua Espanhola.

Dagmar de Mello e Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal Fluminense. Atua em pesquisas que relacionam Filosofia, Educação e Imagens. É professora permanente do Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão e Colaboradora do Programa de Pós-graduação de Comunicação, mídias e cotidiano.

Luciana Maria Almeida de Freitas

Luciana Maria Almeida de Freitas é docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, na Linha de Pesquisa Teorias do Texto, do Discurso e da Interação, e na Graduação em Letras, lecionando disciplinas de prática de ensino, tanto de Língua Portuguesa, quanto de Língua Espanhola. Ocupou, de 2015 a 2018, a chefia da Divisão de Prática Discente (Prograd), que é responsável pela articulação de todos os cursos de licenciatura da UFF.

Bianca Novaes de Mello

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduada em Psicologia pela mesma Universidade. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, linguagem e saúde mental. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Abrahao de Oliveira Santos

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica-Psicanálise) pela PUC-SP (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica-Subjetividade) pela PUC-SP (2003), orientado pelo prof. Dr. Peter Pál Pelbart. Concluiu estágio de pós-doutoramento na PUC-SP, em 2007, sob supervisão do Prof. Dr. Luiz Benedito Orlandi. Pós-doutorando concluído em 2016, com o projeto "Subjetividade, práticas de cuidar nas religiões de matriz africana e questão negra", no Museu Nacional/UFRJ, sob a orientação do prof. Dr. Márcio Goldman.

Paula Glenadel Leal

Realizou, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, licenciatura em português-francês (1985), mestrado em Letras Neolatinas (1989) e doutorado em Letras Neolatinas (1996). Realizou pós-doutorado na Université de Paris VIII (2002). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora PQ-1D do CNPQ.

Tania Afonso Chaves

Sou professora adjunto IV na área de linguagem e Fonoaudiologia Educacional do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense - Instituto de Saúde de Nova Friburgo RJ. Minha primeira graduação é em Fonoaudiologia - Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix (1995), atualmente curso graduação em Pedagogia (UERJ - início do curso em 20180 ;sou especialista em Moticidade Oral e Linguagem, mestre em Lingüística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2009).

Cláudio Oliveira da Silva

Possui Bacharelado (1991), Mestrado (1994) e Doutorado (2000) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde cursou também a Graduação em Português-Grego (1991-1994), embora não tenha concluído o curso. Atualmente, é professor Associado IV do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense, onde leciona desde 1994. É membro do Conselho Editorial da Coleção Filô, da Editora Autêntica, onde dirige a série FilôAgamben. Na mesma coleção, publicou traduções de Platão, Giorgio Agamben e Barbara Cassin.

Andrea Copeliovitch

Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (1998, doutorado em Poética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Pós- Doutorado pelo CEAQ (Université de Paris V, Sorbonne) Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense (Dança e performance). Dirigiu a companhia Gaya Dança Contemporânea de 2006 a 2008 e atualmente coordena os projetos de pesquisa: Teatro: criação, linguagem e resistência e linguagem na Cena e Linguagem, arte e budismo.

Alexandre Farbiarz

Possui doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Educação e Linguagem pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Coordena grupo de pesquisa Educação para as Mídias em Comunicação - educ@midia.com.

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