Linguagem

Pesquisador

Tatiana Bagetti

Professora Adjunta do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Doutorado em Estudos da linguagem, linha de pesquisa Língua e Cognição: Representação, Processamento e Aquisição da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialização e graduação em Fonoaudiologia pela UFSM.

Gisele Gouvêa da Silva

Coordenadora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e Professora do Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de Desenvolvimento e Distúrbios da Comunicação Humana da infância à adolescência. Fonoaudióloga, Especialista em Linguagem, Mestre e Doutora em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com período sanduíche (Capes PDSE) na Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Lisboa.

Diogo de França Gurgel

É atualmente professor adjunto de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Tem experiência de docência em Ensino Médio e Superior (graduação e pós-graduação) na área de Filosofia, com ênfase em linguagem e teoria do conhecimento. Suas mais recentes pesquisas tematizam as teorias da metáfora e a interface entre pragmatismo e retórica.

Roberto de Oliveira Preu

possui mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2001) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professor Adjunto de Psicologia Geral do Departamento de Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense em Volta Redeonda. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em temas de História da Psicologia e Psicologia geral, atuando também nos seguintes temas: Epistemologia, Consciência, Inconsciente, Intencionalidade, Intersubjetividade, Hermenêutica e Pragmática.

William de Goes Ribeiro

Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professor Substituto da Faculdade de Formação de Professores (FFP)/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutorado na UERJ (área de currículo). É doutor e mestre em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRJ. É líder de pesquisa do Núcleo de Estudos em Políticas Curriculares (NEPoC), vinculado à UFF. Faz parte do Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e Diferença Cultural no Programa de Pós-graduação da UERJ (Proped).

Dayala Paiva de Medeiros Vargens

Possui graduação em Letras - Habilitação em Português / Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando especialmente na Prática de Pesquisa e Ensino em Letras Língua Portuguesa e Língua Espanhola.

Luciana Maria Almeida de Freitas

Luciana Maria Almeida de Freitas é docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, na Linha de Pesquisa Teorias do Texto, do Discurso e da Interação, e na Graduação em Letras, lecionando disciplinas de prática de ensino, tanto de Língua Portuguesa, quanto de Língua Espanhola. Ocupou, de 2015 a 2018, a chefia da Divisão de Prática Discente (Prograd), que é responsável pela articulação de todos os cursos de licenciatura da UFF.

Abrahao de Oliveira Santos

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica-Psicanálise) pela PUC-SP (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica-Subjetividade) pela PUC-SP (2003), orientado pelo prof. Dr. Peter Pál Pelbart. Concluiu estágio de pós-doutoramento na PUC-SP, em 2007, sob supervisão do Prof. Dr. Luiz Benedito Orlandi. Pós-doutorando concluído em 2016, com o projeto "Subjetividade, práticas de cuidar nas religiões de matriz africana e questão negra", no Museu Nacional/UFRJ, sob a orientação do prof. Dr. Márcio Goldman.

Paula Glenadel Leal

Realizou, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, licenciatura em português-francês (1985), mestrado em Letras Neolatinas (1989) e doutorado em Letras Neolatinas (1996). Realizou pós-doutorado na Université de Paris VIII (2002). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora PQ-1D do CNPQ.

Tania Afonso Chaves

Sou professora adjunto IV na área de linguagem e Fonoaudiologia Educacional do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense - Instituto de Saúde de Nova Friburgo RJ. Minha primeira graduação é em Fonoaudiologia - Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix (1995), atualmente curso graduação em Pedagogia (UERJ - início do curso em 20180 ;sou especialista em Moticidade Oral e Linguagem, mestre em Lingüística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2009).

Cláudio Oliveira da Silva

Possui Bacharelado (1991), Mestrado (1994) e Doutorado (2000) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde cursou também a Graduação em Português-Grego (1991-1994), embora não tenha concluído o curso. Atualmente, é professor Associado IV do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense, onde leciona desde 1994. É membro do Conselho Editorial da Coleção Filô, da Editora Autêntica, onde dirige a série FilôAgamben. Na mesma coleção, publicou traduções de Platão, Giorgio Agamben e Barbara Cassin.

Alexandre Farbiarz

Possui doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Educação e Linguagem pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Coordena grupo de pesquisa Educação para as Mídias em Comunicação - educ@midia.com.

Subscrever Linguagem