Ciência da Computação

Pesquisador

Aline de Paula Nascimento

Possui graduação em Informática (1994) e mestrado (1999) e doutorado (2008) em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professor adjunto da UFF. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em processamento paralelo e distribuído, atuando principalmente nos seguintes temas: escalonamento dinâmico, grades computacionais, middleware para grades computacionais e aplicações MPI.

Laci Mary BARBOSA MANHÃES

Possui doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação (área de bancos de dados) pelo PESC/COPPE/UFRJ (2015). O tema da tese está relacionado a utilização de mineração de dados educacionais para identificar fatores que contribuem para evasão escolar dos alunos de graduação. Mestrado em Ciência da Computação na Vrije Universiteit Brussel (1999) programa Capes/Cofecub EMOOSE (European Master of Sciences in Object Oriented Software Engineering). Graduação em Matemática Licenciatura pela Faculdade de Filosofia de Campos (1997).

Eduardo Uchoa Barboza

Graduação em Engenharia de Computação (UNICAMP 1993), mestrado em Ciência da Computação (UNICAMP 1997) e doutorado em Informática (PUC-Rio 2001). Atualmente é professor no Departamento de Engenharia de Produção da UFF, onde é coordenador do Núcleo de Logística Integrada e Sistemas (LOGIS). Trabalha com Otimização, com especialidade em Programação Inteira, atuando principalmente nos seguintes tipos de problemas: Escalonamento de Tarefas, Projeto de Redes (incluindo o clássico Problema de Steiner) e Roteamento de veículos.

Vera Lucia Prudencia dos Santos Caminha

Possui doutorado em Engenharia de Sistemas e Computacao pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora Associado I da Universidade Federal Fluminense. É coordenadora do projeto de pesquisa e extensão ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas). Atua na pós-graduação no curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) da UFF. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial. Atualmente também trabalha na área de Redes Neurais Artificiais, Neurociência Computacional e Autismo.

Alessandro Copetti

possui graduação em Bacharelado Em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campus UFF de Rio das Ostras.

Fabio Ribeiro Cerqueira

Possui graduação em ciência da computação pela Universidade Federal de Viçosa, 1996. Obteve seu mestrado também em ciência da computação pela UNICAMP, 1999, completando a primeira dissertação no Brasil em montagem de fragmentos de DNA. Em 2006, completou um curso de especialização em bioinformática na Universidade de Lisboa, ingressando a seguir no doutoramento. Obteve o grau de doutor (modalidade European Doctorate) em Informática Biomédica pela University for Health Sciences, Medical Informatics and Technology, Hall in Tyrol, Austria, 2010.

Leonardo Bruno Vana

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente trabalho como tutor a distância do curso de graduação em matemática da Universidade Federal Fluminense. Tenho experiência na área de Matemática, com ênfase em Lógica, atuando principalmente em teoria da prova.

Karina Mochetti de Magalhães

Possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela UNICAMP e graduação em Engenharia da Computação também pela UNICAMP. Realizou nesse período pesquisas em Visualização de Imagens Médicas, Marcas d´Agua Digitais e Criptografia Pós-Quântica. Atualmente, seu campo de pesquisa principal são Software Livre, a Educação e Computação e a questão de gênero nas ciências. Fez parte do seu doutorado em Paris, na École Normale Supérieure (ENS) e em 2013 conquistou a oportunidade de fazer um estágio no Google.

Marcelo Fornazin

Marcelo Fornazin é Professor Adjunto no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV), possui Bacharelado (2006) e Mestrado (2008) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Subscrever Ciência da Computação