Ciência Política

Pesquisador

Jaime Baron

possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1982) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro. Foi professor da Universidade do Vale do Itajaí, tendo ministrando a disciplina Ciência Política. Há mais de 12 anos é professor da Universidade Federal Fluminense, atuando com ênfase nas seguintes áreas do conhecimento: Ética e Responsabilidade Social, Ciência Política e Comunicação Social aplicadas à Administração e às Organizações.

Maria Alice Chaves Nunes Costa

Socióloga, Cientista Política, Urbanista e Fotógrafa. É Pós-Doutorada em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2007-2011, Portugal); Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ, 2006); Estágio Doutoral na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2004-2005); Mestre em Ciência Política pela UFF (2002); e, Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1988).

Joana DArc Fernandes Ferraz

Possui Doutorado em Ciências Sociais pela UERJ (PPCIS), Mestrado em Ciência Política pela UFF (PPGCP) e Bacharel e Licenciada em História pela pela UERJ. Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi bolsista PRODOC com pesquisa de Pós-Doutorado em Memória Social pela UNIRIO, (PPGMS). Leciona Sociologia e Movimentos Sociais Contemporâneos no Curso de Graduação em Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais. Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia, Ciência Política, História e Metodologia Científica.

Ari de Abreu Silva

possui graduação como Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1973), Mestrado em Ciência Política pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1979), cuja dissertação defendida intitulou-se "Coordenação, Racionalidade e Política Pública: Uma Análise do Processo Decisório dos Municípios das Capitais - 1965/1975", sob a orientação do Prof. Dr. Olavo Brasil de Lima Júnior; fêz seu Doutorado em Ciências em Economia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), cuja tese intitulou-se "A Predação do Social", sob a orientação da Profa.

Eduardo Heleno de Jesus Santos

Professor Adjunto do Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense. Professor Colaborador do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu (Doutorado e Mestrado) em Estudos Estratégicos da UFF (PPGEST).
Coordenador do Curso de Pós Graduação Lato Sensu (MBA - Especialização) em Estudos Estratégicos e Relações Internacionais.
Vice-Coordenador da Graduação em Relações Internacionais.
Coordenador de Monitoria e Tutoria do Curso de Relações Internacionais do INEST UFF.

Bárbara Breder Machado

Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Polo Universitário Campos dos Goytacazes; Coordenadora do Laboratório de Psicanálise, Política, Cultura e estudos de gênero(UFF/PUCG); Supervisora do Estágio em clínica psicanalítica no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA/UFF); Doutora e Mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Política PPGCP/UFF; Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense -UFF.

Frederico Carlos de Sá Costa

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro - IUPERJ (2008). Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, na cadeira de Teoria Política dos Estudos Estratégicos Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: relação civil-militar, soberania, exceção.

Marianna Restum Antonio de Albuquerque

Doutoranda em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp -Uerj). Mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp-Uer)j. Possui graduação em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2013) e graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente, é professora substituta do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST-UFF) e pesquisadora e coordenadora adjunta do Observatório Político Sul-Americano (OPSA).

Arnaldo Provasi Lanzara

Graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara. Mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ. Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP/UERJ. Também é pesquisador vinculado ao projeto: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase na área de Estado, Políticas Públicas e Cidadania.

Soraia Marcelino Vieira

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (2006).

Priscila Erminia Riscado

Doutora e Mestra em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PGCP/UFF), além de Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Professora Adjunta do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). Professora nos cursos de pós graduação Lato Sensu "Gestão em Administração Pública" e "Gestão Pública Municipal", organizado pela Universidade Federal Fluminense (CEAD).

Luís Alves Falcão

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2008), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, com ênfase em teoria política moderna e período sanduíche (2013-2014) na Università degli Studi di Milano. Iniciou a docência na UFF em 2011, tendo se tornado professor adjunto em 2015 e membro do Programa de Pós-Gradução em Ciência Política (PPGCP/UFF) em 2016.

Marcos Marques de Oliveira

Professor Associado da UFF, responsável pelas disciplinas de Sociologia da Educação I e II do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). Vice-coordenador e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FEUFF), vinculado à à linha de pesquisa "Diversidade, Desigualdade Social e Educação" (DDSE). Membro do Comitê Assessor de Pesquisa (CAP) na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPPI/UFF), na área de Humanas, representando o PPG-Educação da FEUFF, no biênio 2017-2019.

Andre Saldanha Costa

Professor Doutor de Ciência Política, Sociologia e Filosofia da Universidade Cândido Mendes; Professor substituto de Ciência Política do departamento de Ciência Politica da Universidade Federal Fluminense (ano 2018). Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com área de concentração em Fundamentos da Teoria Política. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Tem como principal área de interesse problemas relacionados a Teoria Política Moderna e Contemporânea, Filosofia do Direito e Segurança Pública.

André Luiz de Jesus Rodrigues

Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP/UERJ. Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro - IUPERJ. Participou do Laboratório de Estudos em Teoria Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é membro do Laborotário de Estudos Hum(e)anos da Universidade Federal Fluminense e pesquisador associado do Instituto de Estudos da Religião e pesquisador associado do Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa - CEFi. Foi professor do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Eduardo Rodrigues Gomes

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é Mestre em Ciência Política pelo antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e Doutor em Ciência Política pela Universidade de Chicago. Tem se dedicado ao estudo das relações entre Estado e desenvolvimento no Brasil desde 1930, enfocando diversos aspectos deste processo. Este tem sido o tema central de seu trabalho como professor da graduação e da pós-graduação do Depto. de Ciência Política da UFF.

Carlos Eduardo Machado Fialho

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1984), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. É também avaliador de projetos da FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco).

Thais Soares Kronemberger

Doutora em Ciências pelo Programa Binacional Brasil e Argentina em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária, com área de concentração em Políticas Públicas Comparadas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (2015). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2010). Graduada - Bacharelado e Licenciatura - em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2007). Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda no Departamento Multidisciplinar (VMD) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

Carlos Sávio Gomes Teixeira

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela UFF (1997). Possui dois mestrados: um em Ciência Política obtido na USP (2004) e outro em Comunicação, Imagem e Informação obtido na UFF (2000). Doutor em Ciência Política pela USP (2009). Professor Associado I do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Laboratório de Alternativas Institucionais. De 2002 a 2006 foi comentarista político da TV Educativa. De 2007 a 2009 exerceu o cargo de Assessor Especial do Gabinete do Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Marcio Jose Melo Malta

Professor adjunto de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF/Campos). Pesquisador do Laboratório de Estudos em Política Internacional (Lepin/Uff) e do Imaginasul (UFF). Doutor em Ciência Política no Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PPGCP/UFF). Atua nas áreas de pesquisa de pensamento social brasileiro e pensamento político latino-americano.Editor da revista "Achegas". Mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Subscrever Ciência Política