Química Industrial

Pesquisador

Vanessa do Nascimento

VANESSA DO NASCIMENTO. Química Industrial, formada pela Universidade Federal de Santa Maria (RS). Mestre e Doutora em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou seu estágio pós-doutoral, sob orientação do Prof. Dr. Faruk Nome, na mesma instituição. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica. Seu campo de atuação abrange principalmente a síntese de compostos funcionalizados com organocalcogênios para aplicação em testes biológicos.

Ricardo Jorgensen Cassella

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (2000).

William Zamboni de Mello

Graduado em Química Industrial (1979) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Geociências (Geoquímica) (1982) pela UFF e em Marine and Atmospheric Chemistry pela University of Miami (Rosenstiel School of Marine and Atmospheric Science) (1986), e Doctor of Philosophy em Earth Sciences (Geochemical Systems) pela University of New Hampshire (1992). Professor Titular do Departamento de Geoquímica do Instituto de Química da UFF.

Raquel Andrade Donagemma

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Vale do Rio Doce (1996), mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e doutorado em Química Analítica pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos de separação, validação de métodos, preparo de amostras e gerenciamento ambiental.

Carlos Bauer Boechat

Possui graduação em Quimica Industrial pelo Instituto de Química (1982), mestrado em Química - Departamento de Química (1992) e doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização, síntese, hidroxiapatita, vanadate apatite e sintese.

Geraldo Andre Thurler Fontoura

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1987), graduação em Bacharel em Química pela Universidade Federal Fluminense (1990), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é Gerente de QHSE - Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Site de Belford Roxo/RJ da Bayer S.A.

João Guilherme Siqueira Monteiro

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2011), mestrado em Química pela Universidade Federal Fluminense (2013) e doutorado em Química pela Universidade Federal Fluminense (2017). Foi professor substituto no departamento de Físico-Química da Universidade Federal Fluminense de Março de 2016 até Julho de 2017. Atualmente é professor Adjunto A neste mesmo departamento. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Química Teórica, Espectroscopia, Cinética e Dinâmica de Reações Químicas.

Soraya de Mendonça Ochs

Graduada em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2007). Mestre em Química pela Universidade Federal Fluminense (2010) e doutorado pelo mesmo programa (2014). Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em análise de traços de poluentes orgânicos em amostras ambientais, desenvolvimento de métodos analíticos e Química Ambiental. Experiência em instrumentação de cromatografia a líquido de alta eficiência, cromatografia a gás, espectrometria de massas, espectrofotometria de absorção (UV-Visível) e de fluorescência.

Renata Luz Martins

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Vale do Rio Doce (1997), mestrado em Quimica pelo Instituto Miltar de engenharia (2001) e doutorado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (2005). Atualmente é professor adjunto ii da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cinética Química e Catálise

Meri Domingos Vieira

possui graduação em Química Industrial pelo Instituto de Química (1982), mestrado em Química (Química Analítica Inorgânica) - Departamento de Química (1987) e doutorado em Química (Química Analítica Inorgânica) - Departamento de Química (1998). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química do Estado Sólido, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de rejeitos, intercalação, nanopartículas magnéticas e supercondutores.

Aida Maria Bragança Bittencourt Filha

possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense .

Bianca da Cunha Machado

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Professor Associado do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Modelagem Molecular de Compostos de Coordenação com Atividade Biológica e Avaliação de Risco na ingestão de resíduos de agrotóxicos em alimentos.

Kátia Gomes de Lima Araújo

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1987), Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde, níveis de Mestrado e Doutorado, de 2008 a 2016.

João Célio Gervásio da Silva

Professor Associado do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Química pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal de São Carlos e Doutor em Físico Química pela Universidade de São Paulo/Instituto de Química de São Carlos. Interesse em síntese, caracterização e aplicações de sólidos inorgânicos, com ênfase em catálise heterogênea.

Carlos Eduardo da Silva Côrtes

possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal Fluminense.

Alessandra Leda Valverde

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é pós doutoranda da Universidade Federal de São Carlos e Profa. Associada da Universidade Federal Fluminense.

Marco Antonio Martins de Oliveira

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (2011) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é Perito Criminal no Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) e Professor de Química Analítica da Universidade Federal Fluminense (UFF).

José Walkimar de Mesquita Carneiro

Graduado em Química Industrial (1982) pela Universidade Federal do Maranhão, com Mestrado (1986) e Doutorado (1990) em Ciências, modalidade Química, pelo Instituto Militar de Engenharia-RJ, com estágio de doutoramento sanduíche na Universidade de Erlangen-Nürnberg, Alemanha, e Especialização (1983) na Escola de Engenharia de Lorena na área de Operação e Gerência de Produção de Usinas Alcooleiras. Ingressou na Universidade Federal Fluminense em 1992, ocupando atualmente o cargo de Professor Titular.

Subscrever Química Industrial