Imperialismo

Publicação

Pesquisador

Ivan Ducatti

Professor Adjunto de História Contemporânea junto ao Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-doutor pela Escola de Serviço Social (ESS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Vice-coordenador do NEGREM (Núcleo de Estudos de Trabalho, Gênero e Raça/Etnia a partir do Materialismo Histórico-Dialético) (UNIRIO). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP/SP), cuja tese desenvolve-se sobre História e Saúde Pública.

Leonardo de Magalhães Leite

Professor Adjunto da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx) e do Núcleo de Economia Política da UFF (NEP-UFF). Atua principalmente nos seguintes temas: economia política, teoria do valor, teorias do imperialismo, desenvolvimento econômico e economia brasileira.

Daniele Maria Oliveira de Jesus

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é Professora Adjunta II do Departamento de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Administração e Economia. É membro do Programa de Inovação e Assessoria Curricular - PROIAC - UFF.

Alexsander Lemos de Almeida Gebara

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado pela mesma instituição em 2006. Atualmente é professor de história da África na Universidade Federal Fluminense. Trabalha com pesquisa e docência na área de História, com ênfase em História da África, especialmente com viajantes e relatos de viagem e análise do discurso colonial.

Nazira Correia Camely

Possui graduação em Economia pela Universidade Candido Mendes (1990), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente é prof. adjunta do departamento de economia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Economia Política e Metodologia da Ciência, com ênfase em Economia Política Marxista, atuando principalmente nos seguintes temas: geopolítica, imperialismo, amazônia, problema agrário em unidades de conservação ambiental, ongs e projetos de assentamentos.

Subscrever Imperialismo