Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Direito e Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Tenho experiência docente na área de Direito, com ênfase em Teoria e História do Direito. Na área de História, desenvolvo pesquisas em História Social da Escravidão e do Trabalho, com ênfase no tema do associativismo e do mutualismo no século XIX.
Professora adjunta do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora do NUPEHC (Núcleo de Pesquisa e Estudos em História Cultural). Possui mestrado em História pela UFF (1998) e doutorado em História obtido na mesma instituição (2004). Tem experiência na área, com ênfase em História do Brasil e das Américas, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão e liberdade nas Américas, mestiçagem, relações raciais e história social da cultura.
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1996), Mestrado (1999) e Doutorado (2004) em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com estágio doutoral realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2002). Conclui atualmente Doutorado em Antropologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS - Paris.
Professor de História de América na Universidade Federal Fluminense em Campos e pesquisador Cnpq. Possui graduação em História - Universidade Nacional de Colômbia (2002), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2012). Foi professor visitante na Universidade da República do Uruguai, pesquisador convidado da Universidade da Virgínia e da Sociedade Histórica da Virgínia. Também foi professor da Universidade do Rosário em Bogotá e da Universidade Nacional da Colômbia (Bogotá).
Professor Adjunto do Departamento de História do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (ESR/UFF).
Possui graduação em História licenciatura e bacharelado pela Universidade Federal do Paraná (2006), mestrado em História - Emory University (2010) e doutorado em História - Emory University (2013).
Professor e pesquisador do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuo no campo de história comparada mundial, com ênfase em capitalismo e escravidão. Atualmente, finalizo um livro sobre a ascensão e crise do escravismo negro nas Américas no primeiro século 19 (1780-1865).
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995), mestrado (2001) e Doutorado (2008) em História Social pela Universidade Federal Fluminense. É professor adjunto IV do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (Ght/UFF) nas disciplinas de História Econômica e Brasil Império, Professor do Programa de Pós Graduação em História da UFF (PPGH/UFF).
é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2008). Possui mestrado (2004), bacharelado e licenciatura (2002) em História pela mesma instituição. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor Adjunto de História do Brasil República da Universidade Federal Fluminense, e professor Adjunto de História do Brasil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-Graduação em História Social na UFF e no Mestrado Profissional em Ensino de História - Prof. História - UERJ.
Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2011). Atualmente é diretor de estudos e pesquisa - Instituo de Pesquisa e Memória Pretos Novos, coordenador do núcleo de pesquisa histórica - Instituo de Pesquisa e Memória Pretos Novos e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. , atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, doenças, história social, tráfico escravo e morte.