escravidão

Pesquisador

Carlos Eduardo Valencia Villa

Professor de História de América na Universidade Federal Fluminense em Campos e pesquisador Cnpq. Possui graduação em História - Universidade Nacional de Colômbia (2002), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2012). Foi professor visitante na Universidade da República do Uruguai, pesquisador convidado da Universidade da Virgínia e da Sociedade Histórica da Virgínia. Também foi professor da Universidade do Rosário em Bogotá e da Universidade Nacional da Colômbia (Bogotá).

Tâmis Peixoto Parron

Professor e pesquisador do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuo no campo de história comparada mundial, com ênfase em capitalismo e escravidão. Atualmente, finalizo um livro sobre a ascensão e crise do escravismo negro nas Américas no primeiro século 19 (1780-1865).

Luiz Fernando Saraiva

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995), mestrado (2001) e Doutorado (2008) em História Social pela Universidade Federal Fluminense. É professor adjunto IV do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (Ght/UFF) nas disciplinas de História Econômica e Brasil Império, Professor do Programa de Pós Graduação em História da UFF (PPGH/UFF).

Marcus Ajuruam de Oliveira Dezemone

é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2008). Possui mestrado (2004), bacharelado e licenciatura (2002) em História pela mesma instituição. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor Adjunto de História do Brasil República da Universidade Federal Fluminense, e professor Adjunto de História do Brasil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-Graduação em História Social na UFF e no Mestrado Profissional em Ensino de História - Prof. História - UERJ.

Julio Cesar Medeiros da Silva Pereira

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2011). Atualmente é diretor de estudos e pesquisa - Instituo de Pesquisa e Memória Pretos Novos, coordenador do núcleo de pesquisa histórica - Instituo de Pesquisa e Memória Pretos Novos e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. , atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, doenças, história social, tráfico escravo e morte.

Subscrever escravidão