Brasil

Publicação

Pesquisador

Douglas Guimarães Leite

Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Direito e Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Tenho experiência docente na área de Direito, com ênfase em Teoria e História do Direito. Na área de História, desenvolvo pesquisas em História Social da Escravidão e do Trabalho, com ênfase no tema do associativismo e do mutualismo no século XIX.

Daniella Martins Costa

Arquiteta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PROARQ/UFRJ (2012), Doutora em Arquitetura com ênfase em Preservação do Patrimonio Cultural no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU/UFF (2017). Tem experiência na área de Conservação e Restauro, tendo atuado em projetos no Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente é Professora adjunta do Departamento de Desenho Técnico - Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense.

Marilene Cabral do Nascimento

Graduação em Ciências Sociais (1990), mestrado (1997) e doutorado em Saúde Coletiva (2002) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Atualmente, é professora associada no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, com ênfase nos seguintes temas: medicina tradicional, terapias complementares, práticas integrativas e complementares em saúde, medicina integrativa, racionalidades médicas, educação na saúde, estratégia de saúde da família, uso racional de medicamentos.

Lúcia Maria Capanema Álvares

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em City And Regional Planning - Memphis State University (1992), doutorado em Regional Planning - University of Illinois at Urbana Champaign (1999) e pós-doutorado em Planejamento Urbano e Regional no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, IPPUR-UFRJ (2011). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense e pertence ao corpo permanente de sua Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Adonai Teles de Siqueira e Sousa

Professor da Universidade Federal Fluminense nas áreas de tecnologia da informação e estratégia aplicadas a negócios na Faculdade de Turismo e Hotelaria. Professor e membro do colegiado do Mestrado em Turismo da UFF (PPGTUR). Leciona nos cursos de bacharelado em Turismo, tecnologia em Hotelaria. Doutor em Administração e Mestre em Gestão Empresarial pela Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas. Trabalhou com pesquisa sobre economia do turismo no Núcleo de Estudos Avançados em Turismo e Hotelaria (NEATH) da EBAPE-FGV (2003-2008).

Daniel Neto Francisco

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA), área de concentração em Políticas Públicas Comparadas, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestre em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016). Formado em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda (2014).

Tatiana Carvalho de Oliveira Cavalcanti

Possui graduação em pela Universidade Federal Fluminense (2007) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense (2013). Atualmente é professor de pós-graduação da Universidade Estácio de Sá e professor assistente I da Universidade Federal Fluminense, onde está vinculada ao Departamento de Direito Aplicado, lecionando as disciplinas de prática jurídica e processo constitucional.

Ana Paula Poll

Concluiu seu doutorado em Ciências Humanas (Antropologia Cultural), em 2008, no PPGSA do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Instituição onde também concluiu o mestrado em Sociologia e Antropologia (2001) e o bacharelado em Ciências Sociais (1999). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense/ Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda (ICHS).

Larissa Moreira Viana

Professora adjunta do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora do NUPEHC (Núcleo de Pesquisa e Estudos em História Cultural). Possui mestrado em História pela UFF (1998) e doutorado em História obtido na mesma instituição (2004). Tem experiência na área, com ênfase em História do Brasil e das Américas, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão e liberdade nas Américas, mestiçagem, relações raciais e história social da cultura.

Luciana Esmeralda Ostetto

Professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense, atua na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação) e na graduação (curso de Pedagogia). Foi professora do Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (1995-2012). Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985).

Aline Moura Costa da Silva

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - UnB (Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN); Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2009); Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2005). Atuou como assistente de pesquisa na área contábil na Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ(2006-2007). É professora adjunta da faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense - UFF (servidora da instituição desde 2010).

José Simões de Belmont Pessôa

Arquiteto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), especialização em conservação e restauração de monumentos e sítios, UFBA (1984), doutorado em Pianificazione Territoriale - Istituto Universitario Di Architettura Di Venezia (1992) e pós-doutorado sobre Invariantes Urbanísticas nos Centros Históricos Portugueses, Universidade de Coimbra (2007). Atualmente é professor associado da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Fernanda Furtado de Oliveira e Silva

Professora Associada IV do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, desde 2002. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da UFF, foi Vice-Coordenadora do Programa entre 11/2012 e 11/2106. Arquiteta (1980), com Especialização (1988) e Mestrado (1993) em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Doutorado (1999) e Pós-Doutorado (2009) em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-Universidade de São Paulo.

Valeria Lima Guimaraes

Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012); Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001); especialista em turismo, com ênfase em planejamento, gestão e marketing pela Universidade Católica de Brasília (2005) ; bacharel em Turismo pela UniverCidade (2007); bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998); guia de turismo, com registro na EMBRATUR, pelo CIETH (2002). É professora adjunta da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense.

Jacqueline Ribeiro Cabral

Jacqueline Ribeiro Cabral atua como docente adjunta no Departamento de Ciência da Informação (UFF). Realizou estágio pós-doutoral em Sociologia no IUPERJ como bolsista da CAPES (2014-2015), e obteve os títulos de doutorado em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz (2012), mestrado em História pela UERJ (2003), especialização em História do Brasil pela UFF (2001), bacharelado e licenciatura em História também pela UFF (1999), e bacharelado em Arquivologia pela UNIRIO (2015).

Arnaldo Provasi Lanzara

Graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara. Mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ. Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP/UERJ. Também é pesquisador vinculado ao projeto: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase na área de Estado, Políticas Públicas e Cidadania.

Fábia Trentin

Doutora em Turismo, Lazer e Cultura na Universidade de Coimbra equivalente ao Doutorado em Geografia da UFF Capes 6); Mestre em Hospitalidade, linha de Pesquisa- Planejamento e Gestão da Hospitalidade, pela Universidade Anhembi Morumbi (2005); Mestrado em Turismo: Planejamento e Gestão Ambiental e Cultural pelo Centro Universitário Ibero-Americano (2001); MBA em Turismo: Planejamento, Gestão e Marketing pela Universidade Católica de Brasília (UCB); Especialização Lato Sensu em Administração de Turismo e Hotelaria pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Engenheira Agrônoma pela Universi

Lívia Gonçalves Magalhães

Professora Adjunta de História do Brasil República do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação e licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Mestre em Estudios Latinoamericanos pelo Centro de Estudios Latinoamericanos da Universidad Nacional de San Martín, Argentina (2008). Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2013).

Douglas Ribeiro Barboza

Doutor em Serviço Social pelo PPGSS da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Serviço Social pelo PPGSS/ CCS/ UERJ . Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Professor Adjunto da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (SSN). Professor do corpo permanente do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional. Coordenador do Grupo de Estudos Marxismo e Realidade Brasileira (GEMARB - UFF).

Vivian Gilbert Ferreira Paes

Pesquisadora associada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia 'Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos" (INCT-InEAC) e, de 2015 a 2017, foi chefe do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense. É vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD), UFF.

Susanna Eleonora Sichel

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Oceonografia - University of Rhode Island, USA (1990). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense e Bolsista de Produtividade do CNPq.

Fátima Priscila Morela Edra

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), atua como professora no Programa de Mestrado em Turismo (PPGTUR-UFF) e no Departamento de Turismo, ambos na Faculdade de Turismo e Hotelaria (FTH/UFF). Concentra suas atividades de pesquisa e docência no gerenciamento da mobilidade por meio da transversalidade entre turismo, transportes e políticas públicas.

Robson Roberto da Silva

Possui graduação em Serviço Social (2005) e mestrado em Política Social (2007), ambos pela Escola de Serviço Social (ESS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). É especialista em Serviço Social, Direitos Sociais e Competências Profissionais (2010) pela Universidade de Brasília (UNB). Doutor em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Subscrever Brasil