cinema documentário

Publicação

Pesquisador

Maria Teresa Mattos de Moraes

Niteroiense, possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1988) , mestrado em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2000), e doutora pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da UERJ. É professora assistente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema e Produção Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: curta-metragem, cinema - festivais, cinema documentário, cinema - exibição e cinema.

Mariana Baltar Freire

Doutora em Comunicação pela UFF (2007), onde desenvolveu a tese "Realidade Lacrimosa - diálogos entre o universo do documentário e a imaginação melodramática". É professora da graduação em Cinema e Audiovisual da UFF onde desenvolve temas vinculados às políticas de gênero e sexualidade, bem como à dimensão do afeto e do excesso como estratégicas estéticas e matrizes culturais para dar conta do lugar do corpo, das sensações e emoções no contexto da cultura audiovisual contemporânea.

India Mara Martins

Professora Associada do Departamento de Cinema e Vídeo, na área de Design Visual/Direção de Arte, e do Programa de Pós Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Multimeios pela Unicamp, com a dissertação "A paisagem urbana no cinema de Wim Wenders". Doutora em Design pela Puc-Rio, com a tese "Documentário Animado: experimentação, tecnologia e design". Pós doutorado na Concórdia University, em Montreal, Canadá. Coordenadora do grupo de pesquisa Aesthesis: Laboratório de Experimentação Estética e Direção de Arte.

Subscrever cinema documentário