Biologia Celular e Molecular

Pesquisador

Christina Gaspar Villela

Graduada em Ciências Biológicas (Universidade Gama Filho, 1986), Mestre (1995) e Doutora (2000) em Ciências (Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular, Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, RJ). Possui Pós-doutorado em Química de Proteínas (Laboratório de Toxinologia, FIOCRUZ; recém-doutor/CNPq) e em Farmacologia Molecular (Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Celular, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ; Pesquisador associado/FAPERJ).

Fábio Aguiar Alves

Professor Associado de Bioquímica e Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal Fluminense. Docente no Programa de Pós Graduação em Patologia e Docente no Programa de Pós Graduação em Microbiologia e Parasitologia. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz, com Doutorado sanduiche na Universidade de Liverpool (Inglaterra). Pós-doutoramento no programa FOGARTY (NIH) para doenças infecciosas, pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) (2004-2006).

Saulo Cabral Bourguignon

Possui graduação em Ciências Biológicas (1985) pela UGF, Mestrado em Biofísica pela Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (1991) e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1997). Foi Diretor do Instituto de Biologia no período de abril de 2007 a janeiro de 2015. Foi coordenador de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa Pós-graduação e Inovação da UFF no período de janeiro de 2015 a julho de 2016. Atualmente é Prof. Titular do Departamento de Biologia Celular e Molecular e Assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa Pós-graduação e Inovação da UFF.

Isabela Resende Pereira

Possui graduação em Biomedicina com habilitação em análises clínicas pela Universidade Federal Fluminense (2009), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Biologia Celular e Molecular com área de concentração em Farmacologia e Imunologia pelo Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz. Pós-doutorado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ). Atualmente é professora adjunto na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense e professora titular no Centro Universitário UNIFAMINAS.

Andréa Alice da Silva

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Patologia experimental pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, onde atua nos temas relacionados a biomarcadores imunológicos nas doenças infecciosas e de perfil inflamatório crônico. Foi Jovem cientista do Nosso Estado em 2009 e 2013.

Marcelo Salabert Gonzalez

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em Parasitologia Veterinaria pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1997). Foi chefe do Departamento de Biologia Geral (Instituto de Biologia) da Universidade Federal Fluminense entre 2001 e 2005. Participou em 2 ocasiões do PROBRAL (CAPES/DAAD) exercendo atividades de pesquisa (Doutorado Sandwich e Pós Doutorado) no Departamento de Zoologia Especial da Ruhr Unversitaat-Bochum (Alemanha).

Jussara Machado Lagrota Candido

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), mestrado (1994) e doutorado (2001) em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. Atualmente é professora Associada IV do departamento de Imunobiologia e atua como membro da pós-graduação em Ciência e Biotecnologia e de Neurologia da Universidade Federal Fluminense.

Carmen Baur Vieira

Professora na Universidade Federal Fluminense, no cargo Adjunto I, Área de Virologia, no Departamento de Microbiologia e Parasitologia, no Instituto Biomédico. Pós-Doutorado pelo PDJ/CNPq desenvolvendo projetos em Virologia Ambiental, incluindo detecção, quantificação, caracterização molecular de vírus clássicos e emergentes associados a quadros gastroentéricos e avaliação de risco, no Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental - Laboratório de Referência Regional para Rotaviroses (LRRR), Ministério da Saúde, e centro colaborador OPAS/OMS para Saúde Pública e Ambiente.

Maria Denise Feder

Graduação em Ciências Biológicas (1982), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1992) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1996). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Veronica Figueiredo do Amaral

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1986), especialização em Patologia Experimental pela UFF (1989). Possui mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1994) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2001). Professor Associado do Departamento de Imunobiologia Universidade Federal Fluminense. Chefe do Departamento de Imunobiologia (2014-2016). Líder de Grupo de Pesquisa.

Claudia Mara Lara Melo Coutinho

É Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF), lotada no Departamento de Biologia Celular e Molecular. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), mestrado (1991) e doutorado (1996) em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pós-doutorado no Instituto Pasteur de Paris (12/1997 - 03/1998) e na Universidade de Portsmouth, na Inglaterra (08/2000-12/2002).

Ellen Cortez Contreiras

Atualmente, é Professor Associado III da Universidade Federal Fluminense ? UFF. Desde 1986, vem desenvolvendo atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Atua na Pró-Reitoria de Extensão, PROEX-UFF, como subcoordenadora da Divisão de Informação, Difusão e Memória ligado à Coordenação de Difusão e Fomento a Extensão - CDFE/EX, membro da Câmara Técnica que avalia os Projetos/Programas de Extensão da UFF e presidente do prêmio Josué de Castro de Extensão da Semana de Extensão da UFF.

Fabio Otero Ascoli

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (1999), mestrado em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) pela UFF (2002) e doutorado em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, Laboratório de Imunofarmacologia. Foi professor substituto de Farmacologia Veterinária da UFF de 2002 a 2004.

Subscrever Biologia Celular e Molecular