Universidade Federal de Minas Gerais

Pesquisador

Iris Maria da Costa Amâncio

IRIS AMÂNCIO (Iris Maria da Costa Amâncio Kamwa) é professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, de Literatura Portuguesa e de Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal Fluminense. Doutora em Estudos Literários/Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), desenvolveu pesquisa em nível de Pós-doutorado junto à Universidade Federal de Minas Gerais e à Universidade de Coimbra em 2014, sobre o Ensino de Literaturas Africanas. Coordena o LICAFRO ?

Anizaura Lidia Rodrigues de Souza

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Área de Concentração: Psicologia Social - Linha de Pesquisa: Trabalho, Sociabilidade e Saúde). Período de Doutorado-Sanduíche, no Departamento de Psicologia Social, da Universidad Complutense de Madrid - Espanha (Bolsa PDSE/CAPES). Mestre e graduada em Psicologia pela UGF. Atualmente, Vice Coordenadora do curso de Psicologia (2018-2022) e Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense - UFF, vinculada ao Departamento de Psicologia do Polo Universitário Campos dos Goytacazes, RJ.

Juliana de Oliveira

Juliana de Oliveira possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), Especialização em Residência Médica em Clínica de Pequenos Animais pela Escola de Veterinária da UFMG (2001), Mestrado em Medicina Veterinária, com área de concentração em Clínica Médica de Pequenos Animais, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e Doutorado em Ciência Animal, com área de concentração em Patologia e Ciências Clínicas, também pela UFMG (2007).

Rodrigo de Almeida Ferreira

Professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento -SSE/FE-UFF). Doutor em Educação (UFMG, 2014), com período Sanduíche/CNPq na Escola de Comunicação e Artes da USP. Mestre em História (UFMG, 2004). Professor do Programa de Mestrado ProfHistória da UFF - linha de pesquisa: "Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão". Coordeno o Laboratório de Ensino de História (LEH/UFF), grupo de pesquisa CNPq. Participo DCP CNPq Laboratório de História Oral e Imagem - LABHOI.

Renato Augusto Moreira de Sá

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1989), Internato no Setor de Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1989), Mestrado em Clínica Obstetrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Medicina Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Pós-Doutorado em Medicina Fetal na Universidade de Paris V.

Ernani Viana Saraiva

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (1987), graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (1988). Tem pós graduação em Recursos Humanos, pelo ICMG e extensão em Sistemas de Informação realizada em 1986 no XICTMD-EUA. Fez o curso de Mestrado em Educação pela Universidad Pedagogica Enrique Jose Varona(tese defendida só no Brasil) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004).

Archimedes Barbosa de Castro Junior

Possui graduação em Ciências Biológicas-Modalidade Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Patologia Geral pela Universidade Federal Fluminense (2006) e Doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atuou como Professor Substituto no Departamento de Imunobiologia na Universidade Federal Fluminense, lecionando as disciplinas de Imunologia, Biologia do Conhecimento, Tópicos Especiais em Biologia para os Cursos de Biologia, Biomedicina e Odontologia (2013-2014).

Elzira Lucia de Oliveira

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Demografia (1999) e doutorado (2005) em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora adjunta IV do curso de geografia da Universidade Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes. Tem experiência na área de Demografia, com ênfase em População, educação Trabalho, demografia econômica e projeções de demanda associadas à dinâmica demográfica, avaliação e monitoramento de projetos socioeconômicos.

Luiz Fernando Lima Braga Júnior

Licenciado em Letras (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina - Muriaé/MG), Mestre em Estudos Literários: Teoria da Literatura (UFMG) e Doutor em Literatura Comparada (UFMG: conceito CAPES 7), iniciou o percurso pelo magistério em Muriaé, ampliando-o posteriormente em instituições públicas e privadas de Belo Horizonte, sempre conciliando atividades docentes do Magistério Superior às da Educação Básica. Atualmente, é professor (EBTT) efetivo de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense (unidade COLUNI - Niterói - RJ).

Luiz Henrique Amarante

BACHAREL EM FARMÁCIA, com habilitação em BIOQUÍMICA-ANÁLISES CLÍNICAS (UFMG-1993), ESPECIALISTA EM TOXICOLOGIA OCUPACIONAL (UFMG-1998), PÓS-GRADUADO EM FARMÁCIA HOSPITALAR (AMF-1999) e DOUTOR EM CIÊNCIAS: FARMACOLOGIA (UFMG-2004). Sou Professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense, no Campus Universitário de Rio das Ostras, RJ, onde desenvolvo pesquisas em Farmacologia, Toxicologia e Saúde Cardiovascular e Renal e lidero o Grupo de Pesquisa em Farmacologia e Toxicologia Experimental e Clínica-UFF/CNPq.

Marcos Alex Mendes da Silva

Possui Doutorado em Odontologia, na área de concentração em Saúde Coletiva (UFMG), Mestrado em Saude Coletiva (UFJF), Especializaçāo em Saúde Coletiva (UFJF), Especializaçāo em Gestão em Saúde (FIOCRUZ/RJ), tendo sido graduado cirurgião-dentista. Atuou como professor Adjunto no Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da UFJF, campus avançado de Governador Valadares e como coordenador do PET Saúde Redes de Atenção à Saúde.

Felipe Zandonadi Brandão

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (1999), Mestrado em Medicina Veterinária (Reprodução Animal) pela Escola de Veterinaria da Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Ciência Animal (Reprodução Animal) também pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Possui pós-doutoramento (2017) na Universidad de la Republica - Uruguay.

Douglas Mosar Morais Resende

Professor adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF e um dos coordenadores do projeto Inventar com a Diferença: cinema, educação e direitos humanos. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo, mestre em Artes Visuais/Cinema e doutor em Artes/Cinema pela Escola de Belas da Artes da UFMG, com a tese O espaço comum na prática do filme documentário (2016), tendo apresentado como parte desta o documentário em média-metragem Memórias de Izidora, exibido na Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte (2016).

Carlos Augusto dos Santos

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005).

Renata Silva Bergo

Professora do Instituto de Educação de Angra dos Reis- Universidade Federal Fluminense - IEAR/UFF, na área de Educação Infantil e Estágio Supervisionado - Pesquisa da Prática Pedagógica. Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com período "sanduíche" no Museu Nacional- UFRJ. Desenvolve ações de pesquisa e extensão principalmente nos seguintes temas: infância, antropologia e educação, cultura e processos de aprendizagem; formação de professores.

Maria das Graças Fialho Vaz

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais com estágio sanduíche no ICMCB em Bordeaux, França. Realizou pós-doutorado na Universita Degli Studi Firenze, em Florença, Itália e estágio sênior na Universidade de Massachussetts/Ahmerst, Estados Unidos. Já orientou ou co-orientou várias teses de doutorado e dissertações de mestrado. A qualidade do trabalho desenvolvido tem resultado em convites para apresentação em eventos nacionais e internacionais e diversas publicações.

Gustavo Henrique Naves Givisiez

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor da Universidade Federal Fluminense e professor colaborador da Universidade Candido Mendes, no programa de mestrado em Engenharia de Produção. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, campus de Campos dos Goytacazes. A principal área de atuação é demografia aplicada a políticas públicas, demografia da habitação, projeções populacionais e surveys.

Regina Lucia Cerqueira Dias

Tenho uma longa experiência no campo educacional. Atuei como professora de História nos ensinos fundamental e médio em instituições escolares públicas e particulares. A partir de 2002, passei a atuar como docente no ensino superior em cursos de formação de professores. Atualmente sou professora adjunta da faculdade de educação da Universidade Federal Fluminense. Sou também coordenadora do Pré-Universitário Popular Práxis, projeto de extensão vinculado ao Departamento de Fundamentos Pedagógicos da UFF.

Kátia Modesto Valério

Kátia Modesto Valério possui Licenciatura em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Língua Inglesa pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense e é Coordenadora Pedagógica de Língua Inglesa do Programa de Universalização em Línguas Estrangeiras (PULE) e do PROLEM e, em 2012, assumiu a Coordenação do Programa Inglês sem Fronteiras na UFF.

Luiz Altamiro Garcia Nogueira

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado em Reprodução Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982) e doutorado em Ciência Animal Reprodução Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994)..Pós-doutorado na Universidade Veterinária de Budapest

Claudete Aparecida Araújo Cardoso

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991-1996), residência médica em Pediatria e Infectologia Pediátrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997-2000), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001-2002), doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003-2006) e pós-doutorado pela Divisão de Doenças Infecciosas da Universidade da Califórnia, Berkeley (2013-2014).

Rumenick Pereira da Silva

Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013) e mestre em Matemática Aplicada e Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor substituto de Bioestatística da Universidade Federal Fluminense, discente do curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais e membro do grupo de alunos do Programa de Pós-graduação em Estatística Stats4Good ("Estatística para o bem").

Guilherme Nunes de Souza

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (1998), Especialização em Métodos Estatísticos Computacionais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2001), Mestrado em Medicina Veterinária na Área de Concentração em Epidemiologia Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2001) e Doutorado em Ciência Animal na Área de Concentração em Epidemiologia Veterinária pela UFMG (2005).

Reginaldo Demarque da Rocha

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (2005), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2008) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente professor da Universidade Federal Fluminense.

Gelta Terezinha Ramos Xavier

É Professora associada IV da Universidade Federal Fluminense. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), tendo sido orientada pelo Dr. Miguel González Arroyo. Realizou em 1997, doutorado sanduíche na Universidade de Valencia, Espanha sob a orientação do Dr. José Gimeno Sacristán. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Currículo/UFF, que se se dedica às seguintes linhas de pesquisa: Currículo e Educação Infantil, Currículo e Políticas Educacionais, Currículo, trabalho e cultura profissional.

Tania Afonso Chaves

Sou professora adjunto IV na área de linguagem e Fonoaudiologia Educacional do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense - Instituto de Saúde de Nova Friburgo RJ. Minha primeira graduação é em Fonoaudiologia - Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix (1995), atualmente curso graduação em Pedagogia (UERJ - início do curso em 20180 ;sou especialista em Moticidade Oral e Linguagem, mestre em Lingüística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2009).

Daniel Leite da Silva

É Professor ADJUNTO-A do Instituto de Química (Departamento de Química Orgânica) da Universidade Federal Fluminense - Niterói. Graduou-se em Química (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2009), obteve o título de mestre em Química Orgânica em 2009 e doutor em Ciências (Química Orgânica) em 2015, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como tutor de diferentes disciplinas do curso de Licenciatura em Química (2010-2012), modalidade a distância, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Raul Nunes Galvarro Vianna

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense-UFF (1988), Título de Especialista em Oftalmologia pela AMB/CBO, Fellowship em Retina e Vítreo pela Universidade de Ghent, Bélgica (1992-1994), Doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Pós-doutorado pela McGill University, Montreal, Canadá (2003-2004). Tem curso de MBA em Gestão em Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas-RJ (2008). Atualmente é Professor Associado e Vice-Chefe do Serviço de Oftalmologia da UFF.

Fernando Iemini de Rezende Aguiar

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante seu Doutorado realizou um estagio pelo período de um ano no Departamento de Física da Scuola Normale Superiore (Pisa-Itália). Realizou um Pós-Doutorado pelo periodo de 1 ano na Scuola Normale Superiore (Pisa-Itália) e por 2 anos no ICTP (The Abdus Salam Centre for Theoretical Physics), em Trieste - Italia. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Lilian Felipe

Pos Doutora (2015) em Otoneurologia pela Universidade de Maastricht (The Netherlands). Mestre (2006) e Doutora (2011) em Ciências da Saúde : Infectologia e Medicina Tropical (CAPES 7) pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Principais áreas de pesquisa: otoneurologia, tontura, potenciais evocados, audiologia. Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal Fluminense.

Subscrever Universidade Federal de Minas Gerais