cinema brasileiro

Publicação

Pesquisador

Joao Luiz Vieira

Professor Titular do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense desde 2012. Atual coordenador do PPGCine-Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da UFF, inaugurado em agosto de 2017.

Leandro José Luz Riodades de Mendonça

Professor e pesquisador de cinema, economia da cultura e direito autoral, doutor em Cinema pela USP e com Pós-doutorado no Ceis 20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra). Leciona Direito autoral e políticas culturais no curso de produção cultural da UFF, Credenciado no PPGCA/UFF - Pós graduação em Estudos contemporâneos das Artes, no PPED/UFRJ Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento e no PPCULT/UFF - Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades.

Fernando Morais da Costa

Professor associado da Universidade Federal Fluminense, na Pós-Graduação em Cinema e audiovisual (PPGCine) e no Departamento de Cinema e Vídeo. Doutor em Comunicação pela mesma instituição (2007). Atua principalmente nos seguintes temas: análise do som, história e teoria do cinema, cinema contemporâneo.

Rodrigo Cazes Costa

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), graduação em Cinema pela Universidade Estácio de Sá (2003), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professor adjunto-1 da Universidade Federal Fluminense.

Rafael de Luna Freire

Professor adjunto no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF) e no Programa de Pós Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine-UFF). Realiza pesquisas em História do Cinema Brasileiro, Preservação Audiovisual e Tecnologias das Imagens em Movimento. É coordenador do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA-UFF).

Fabián Rodrigo Magioli Núñez

É professor do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 2009. Também é credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine-UFF). Sua formação acadêmica foi inteiramente realizada na Universidade Federal Fluminense: Bacharel em Comunicação Social (Habilitação em Cinema), em 2000; Mestre em Comunicação, Imagem e Informação, em 2003, e Doutor em Comunicação, em 2009. Trabalhou como voluntário (1996 a 1999) e estagiário (de abril de 2001 a junho de 2002) na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Hadija Chalupe da Silva

Possui graduação em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (2004). É doutora pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, onde desenvoveu pesquisa sobre filmes brasileiros realizados em coprodução internacional. Nesta mesma instituição, desenvolveu a dissertação Distribuição do Filme Brasileiro: considerações acerca de cinco filmes lançados no ano de 2005, vencedora do Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual (2009-2010).

Denise Tavares da Silva

É Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, Membro do Comitê Multidisciplinar da PROPPI (Coordenação da Árear das Ciências Sociais Aplicadas) e líder do Grupo de Pesquisa MULTIS - Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia, certificado pelo CNPq. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, Mestre em Multimeios (Unicamp) e doutora em Integração Latino-Americana (PROLAM/USP).

Antonio Carlos Amancio da Silva

possui graduação em Comunicação Social Cinema pela Universidade Federal Fluminense (1973), mestrado em Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes e Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema brasileiro, representação cinematográfica, estereótipos cinematográficos, análise cinematográfica e cinema latinoamericano.

Subscrever cinema brasileiro