Sociologia

Pesquisador

Aline Marinho Lopes

Pós-Doutoranda da FAPERJ junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Possui graduação em Ciências Sociais pela UFRJ (2001), mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Sociologia pela UFRJ (2012). Realizou em 2009 estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris.

Flavia Mateus Rios

Doutorou-se na Universidade de São Paulo (USP, 2014), na qual obteve os títulos de bacharelado(2005) e de licenciatura em Ciências Sociais(2006) e também de mestre em Sociologia(2009). Durante o estágio doutoral, foi Visiting Student Researcher Collaborator em Princeton University, com bolsa Sanduíche da FAPESP (2013).Integrou o quadro docente da Universidade Federal de Goiás(2016-2017) onde coordenou o PIBID-Ciências Sociais e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

Brand Arenari

Doutor em sociologia pela universidade Humboldt de Berlim, Alemanha. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2003) e mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006). Foi Diretor do IPEA, e atualmente é professor na Universidade Federal Fluminense (UFF) no departamento de Ciências Políticas e consultor na área de pesquisa e projetos de políticas públicas e assessoria política.

Túlio Cunha Rossi

Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFF de Campos dos Goytacazes, RJ e professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Coordenador do Grupo de Estudos em Sociologia, Mídia e Imagens - GESMI (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0195531070561612) Foi professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhào de julho de 2014 a fevereiro de 2017.

Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz

Professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense e Coordenadora do Laboratório do Filme Etnográfico (ICHF-UFF). É Coordenadora do Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia - ABA. Professora no Mestrado em Antropologia Visual da FLACSO-Equador. Fez o Pós-Doutorado em Antropologia Visual na Universidade de São Paulo (2010/2014).

Lígia Maria de Souza Dabul

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), especialização em Antropologia Social pelo PPGAS do Museu Nacional da UFRJ, mestrado em Artes Visuais - Área Antropologia da Arte - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professora associada do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e o Nectar - Núcleo de Estudos Cidadania, Trabalho e Arte.

Palloma Valle Menezes

Professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, Palloma Valle Menezes possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestrado em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).

Carmen Lucia Tavares Felgueiras

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1990) e doutorado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1999). Atualmente é professora associada 4 da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem como principal área de interesse o Pensamento Social no Brasil.

Verônica Toste Daflon

Verônica é professora adjunta do Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora visitante no Instituto de Estudos Avançados de Princeton (IAS). É doutora em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-Uerj) e mestre em Sociologia pelo IUPERJ. Foi bolsista de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA, IFCS-UFRJ). Atua como pesquisadora associada do NESEG, IFCS-UFRJ e do Global Race Project, da Agence National de la Recherche.

Jussara Freire

Jussara Freire possui graduação em Sociologia - Université Paris X, Nanterre (1998), mestrado em Sociologia - Université Paris X, Nanterre (1999) e doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2005) com estágio de doutoramento (bolsa sanduíche) na École des Hautes Études en Sciences Sociales . Atualmente é professora associada I do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF/Campos).

Adriana Dias Vieira

Doutora em Direito pela Università degli Studi di Firenze em 2015, doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba em 2012, Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da mesma Universidade. Atualmente, é Professora Adjunta III da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ/UFPB). Foi membro titular do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Estado da Paraíba (2017-2018), indicada na vaga de docentes com notório saber sobre o tema.

Gisele Maria Ribeiro de Almeida

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes. Doutora em Sociologia pela Unicamp, sendo este realizado integralmente com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Pesquisadora interessada pelo tema da mobilidade humana, tais como: reflexões teóricas e metodológicas sobre estudos de migração; emigração brasileira; mobilidade humana e mudanças sociais atuais; racismo, xenofobia e migração.

Napoleão Miranda

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Desenvolvimento Urbano por El Colégio de México (1981) e doutorado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1991). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD), foi Vice-diretor e Diretor em Exercício do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) da Universidade Federal Fluminense (UFF), entre 2011 e 2015, e foi Coordenador do curso de Graduação em Sociologia da mesma Universidade, entre 2012-2016.

Subscrever Sociologia