Ideologia

Publicação

Pesquisador

Rodrigo Delpupo Monfardini

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), mestrado em Economia na Universidade Federal Fluminense (2010) e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2014). Hoje atua na Universidade Federal Fluminense como Professor Adjunto II do Departamento de Ciências Econômicas do Instituto de Ciências da Sociedade (Polo Universitário de Campos dos Goytacazes). É membro do Grupo de Teoria Social e Crítica Ontológica e pesquisador do NIEP-Marx (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Marx e Marxismo).

Marco André Feldman Schneider

Bolsista de Produtividade do CNPq. Pesquisador associado do Ibict. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI-Ibict/ECO-UFRJ e do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano - PPGMC-UFF. Coordenador do PPGCI-Ibict/ECO-UFRJ no biênio 2017-2018. Professor adjunto do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói-RJ). Possui estágio pós-doutoral em Estudos Culturais, pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2012).

Natalia dos Reis Cruz

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2004). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: nacionalismo, intolerância, racismo, anti-semitismo e exclusão. É profª adjunta de história contemporânea e História do Brasil República da Universidade Federal Fluminense.

Wanise Cabral Silva

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Direito pela Universidade Gama Filho (2006). Foi Professora Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense (UFF). Estágio Pós Doutoral na Universidad Castila-La Mancha (2014)

Bernardo Kocher

Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (1983), Mestre em História (1987) e Doutor em História (1997) pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professor Associado 4 da Universidade Federal Fluminense em regime de Dedicação Exclusiva. Tem experiência na área História das Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Globalização, Terceiro Mundo, Oriente Médio e Política Externa Brasileira. Possui também experiência em pesquisa, orientação e ensino em Economia Política, notadamente a Economia Brasileira.

Pedro da Luz Moreira

Possui graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - Matriz, professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e professo associado da Universidade Federal Fluminense.

Irene Correa de Paula Sayão Cardozo

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998).

Wilson Madeira Filho

Possui graduação na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (1983), Mestrado em Letras, com bolsa CNPq, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e Doutorado em Letras, com bolsa CNPq, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), com um período de estudos comparados, financiado pelo DAAD, na Universidade de Colônia, na Alemanha. É professor Titular de Teoria do Direito com Dedicação Exclusiva, Diretor da Faculdade de Direito da UFF para o período jan 2016-jan 2020.

Bethania Mariani

É professora titular (40H - DE) do Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Letras (1982) pela PUC do Rio de Janeiro, mestrado (1989) e doutorado (1996) em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas. Em 2001, fez pós-doutorado na Stanford University, USA. Desde outubro de 1992, é professora concursada da Universidade Federal Fluminense, onde dá aulas, orienta alunos de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado, além de ocupar cargos administrativos . É bolsista 1C do CNPq (com projeto em vigor entre 2011 e 2017).

Carla Appollinario de Castro

Doutora e Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF). Graduada em Direito. Atualmente, é professora Adjunta do Departamento de Direito de Volta Redonda, professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense.

Luis Moreira de Barros

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduação em História pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Psicologia pela UFRJ e doutorado em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. É professor associado IV no Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, com orientação psicanalítica, trabalha na área de Psicologia Clínica com enfase atual em Técnicas e Processos Psicoterapeuticos, Intervenções Terapeuticas e nas conexões entre psicanálise e história cultural, das ideologias e das mentalidades.

Antônio do Nascimento Moreno

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001 ? Tese: Cinema, Ideologia e Infância, a recepção das ideologias em filmes espanhóis de crianças e com crianças, 1953-1975), Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (1995 ? Dissertação: A Personagem Homossexual no Cinema Brasileiro) e Graduado em Comunicação Social Jornalismo (1979) e Comunicação Social Cinema (1977) pela Universidade Federal Fluminense.

Carlos Henrique Aguiar Serra

possui graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1997). Desde maio de 2006, por concurso, provas e títulos, é professor do departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense. Até o presente momento é Professor Associado II.

Marcio Jose Melo Malta

Professor adjunto de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF/Campos). Pesquisador do Laboratório de Estudos em Política Internacional (Lepin/Uff) e do Imaginasul (UFF). Doutor em Ciência Política no Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PPGCP/UFF). Atua nas áreas de pesquisa de pensamento social brasileiro e pensamento político latino-americano.Editor da revista "Achegas". Mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Susana Maria Maia

Assistente Social. Professora do Curso de Serviço Social, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus de Rio das Ostras (CURO). Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015-2019), Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014); Especialista em Juventude no Mundo Contemporâneo pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2011) e Especialista em Direitos Humanos pelo Centro de Estudos Superiores - Jesuítas (2003); Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001).

Subscrever Ideologia