Ciências (Microbiologia)

Pesquisador

Cláudia Rezende Vieira de Mendonça Souza

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Microbiologia Médica e Clinica, atuando principalmente nos seguintes temas: resistência aos antimicrobianos e tipagem molecular de Bacilos Gram Negativos.

Helena Rodrigues Lopes

Possui graduação em Ciências Biológicas, Modalidade Médica (Biomedicina), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: Staphylococcus aureus, microbiologia de alimentos, susceptibilidade aos antimicrobianos.

Rafael Brandão Varella

Possui graduação em Ciências Biológicas modalidade Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ (2001), doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela UFRJ (2008) e Pós-doutorado pela Università degli Studi di Milano (2014). Atua na área de Virologia, com ênfase em Biologia Molecular de vírus, Evolução genética, Patogenia viral e Diagnóstico.

Rosana Rocha Barros

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), com doutorado sanduíche no Laboratório de Streptococcus do Centers for Disease Control and Prevention, Atlanta, EUA. É professora da Universidade Federal Fluminense, desde 2004, onde atua como docente de graduação e pós graduação, além das atividades de pesquisa e extensão.

Maria de Fatima Brandão Pinho

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Linfopoiese, atuando principalmente nos seguintes temas: omentum, mylky spots, myelopoiesis, schistosomiasi, colocasia, linfohematopoiese, linfócitos B-1, Acs naturais, depleção.

Bianca Alcântara da Silva

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002), Mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), Pós-Doutorado pelo departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade do Estado de São Paulo, bolsista CNPQ (2010) e Pós-Doutorado pelo Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes, UFRJ.

Renata Fernandes Rabello

Doutora em Ciências (Microbiologia) e mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia) pelo Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com doutorado sanduíche na University of California, em Berkeley, EUA, e graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é professora associada do Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense. Está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas do Instituto Biomédico, UFF.

Regina Helena Saramago Peralta

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal Fluminense (1984), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense e vez o pós-doutorado no IMPPG da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003 a 2006) e no "Center for Disease Control and Prevention (2007).

Fábio Barrozo do Canto

Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (2007-2008) e mestrado (2009) e doutorado (2013) em Ciências (Microbiologia) - área de concentração: Imunologia - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou parte dos seus estudos de doutorado (como bolsista de doutorado-sanduíche PDSE-CAPES) no laboratório do Prof. Juan Lafaille, na New York University, NY, USA (2012 - 2013).

Giovani Carlo Veríssimo da Costa

Bacharel em Ciências Biológicas - Modalidade Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Mestrado em Ciências (Microbiologia) (2007) e Doutorado em Ciências (Infectologia) (2012), ambos também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Analíses Clínicas e Toxocologicas, Bioquímica Básica e Aplicada, Imunologia Básica e Aplicada com ênfase em imunodiagnóstico de doenças infecciosas.

Luciana Souza de Paiva

É Professora Associada nível I do Departamento de Imunobiologia e professora do Programa de Pós Graduação em Patologia da Universidade Federal Fluminense . Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Mestrado em Ciências (ênfase em Imunologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Doutorado em Ciências (ênfase em Imunologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Pós Doutorado em Imunologia pelo Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ (2009).

Aloysio de Mello Figueiredo Cerqueira

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense; mestre em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor Titular do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal Fluminense aonde ocupou a chefia do Departamento (2008 a 2010) e a coordenação do Curso de Especialização em Microbiologia e Parasitologia Aplicada (2004 a 2010).

Marcia Soares Pinheiro

Formada em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Gama Filho (1984), Mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Doutorado em Saúde da Mulher e da Criança pelo Instituto Fernandes Figueira (2008) - FIOCRUZ.
Docente na Universidade Federal Fluminense desde 1994 atuando na disciplina de Bacteriologia para diversos cursos da área de saúde.

Helenita Marques Torres

Possui Graduação em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal Fluminense (1977), Mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e Doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Prof Associado III da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças Infecciosas de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: sorologia, antimicrobianos, Ehrlichia canis, Brucella canis, mastite e cães.

Alice Goncalves Martins Gonzalez

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1990), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Pós-Doutorado no Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), Madrid, Espanha, no laboratório de Biotecnologia Bacteriana (2010/2011). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

Diana Bridon da Graça Sgarbi

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense(1978), especialização em Análises Clínicas pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1984), doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1994). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia.

Júlia Peixoto de Albuquerque

Possui Bacharelado em Ciências Biológias (Microbiologia e Imunologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutoramento em Ciências (Microbiologia), também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Tem experiência na abordagem polifásica em taxonomia, biologia molecular, genética, microscopia e ultraestrutura de micro-organismos, com ênfase em microbiologia

Rita de Cássia Nasser Cubel Garcia

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1985), Mestrado (1989) e Doutorado (1995) em Ciências (Microbiologia) pelo Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal Fluminense.

Ana Maria Viana Pinto

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (1980) e mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências e Biotecnologia, Instituto de Biologia, Universidade federal Fluminense. Atualmente é professor de virologia associado 2 da Universidade Federal Fluminense.

Silvia Maria Baeta Cavalcanti

Possui graduação em Ciências Biológicas Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e pós-doutorado pelo Public Health Agency (Londres, Inglaterra, 2000). Atualmente é professora titular da disciplina de Virologia do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Universidade Federal Fluminense.

Geraldo Renato de Paula

Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995), mestrado (2000) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Atualmente é vice diretor da Faculdade de Farmácia. Desenvolve atividades de pesquisa na área de bacteriologia, com ênfase em resistência a antimicrobianos, mecanismos de virulência, microbiota de lesões epiteliais e epidemiologia molecular.

Laís dos Santos Falcão

É professora Adjunta III de Microbiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF). Tem graduação em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando principalmente em bacteriologia, no estudo de epidemiologia e virulência de bactérias anaeróbias, como Bacteroides spp. e Parabacteroides distasonis e bactérias facultativas como Staphylococcus aureus.

Aline Cardoso Caseca

Possui graduação em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) com período sanduíche no Centers for Disease Control and Prevention (USA). Realizou dois Pós-doutoramentos: de 2008 a 2010, no Laboratório de Epidemiologia Molecular de Doenças Infecciosas no Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz. Aline Cardoso Caseca Volotão corresponde ao nome anteriormente utilizado.

Marcia Ribeiro Pinto da Silva

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Realizou seu Pós-doutorado na Universidade de São Paulo, foi coordenadora de um projeto de Jovem Pesquisador (FAPESP) também na USP. Atualmente é professora Adjunto III no Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal Fluminense.

Natalia Iorio Lopes Pontes Póvoa

Possui graduação em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Tem experiência na área de Microbiologia. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense e Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia da Faculdade de Odontologia do Campus Universitário de Nova Friburgo.

Beni Olej

Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1978), mestrado em Microbiologia e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é Professor Titular de Imunopatologia Clínica da Universidade Federal Fluminense, onde coordena a Unidade de Pesquisa Clínica. Atuou também na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFF como Coordenador de Capacitação Docente e Assessor de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde e Coordenador do Programa Institucional de Gerenciamento de Equipamentos Multiusuários.

Subscrever Ciências (Microbiologia)