Psicanálise

Publicação

Pesquisador

Maria Lídia Oliveira de Arraes Alencar

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado em psicanálise pela UFMG (2011). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense.

Bruna Pinto Martins Brito

Professora Adjunta do curso de Psicologia de Campos dos Goytcazes da Universidade Federal Fluminene. Editora Executiva da Revista Estudos Contemporâneos da Subjetividade( ECOS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa interinstitucional Discursividade, Poder e Contemporaneidade (UFF/CNPq), atuando na linha de pesquisa " A publicização do conhecimento". Pesquisadora do NEPESC/UFF E do Laboratório Psicopatologia e Saúde Mental. Doutora em Psicologia (Programa de Pós-graduação em Psicologia /UFRJ/Bolsa CNPq).

Paulo Roberto Mattos da Silva

Concluiu o doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2005. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal Fluminense; Coordenador do curso de Psicologia do Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO/UFF; Diretor do Laboratório de Psicopatologia Fundamental, Psicanálise e Psicossomática do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia/ICHF/UFF; Coordenador do Programa Permanente "Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica" GSI/HUAP/UFF, desenvolvido desde 1983.

Carlos Alberto Ribeiro Costa

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, campus de Niterói. Professor Colaborador do Programa de Pós graduação em Teoria Psicanalítica UFRJ. Psicanalista. Doutor e mestre em Teoria Psicanalítica da UFRJ (2011) e (2006). Especialização em Psicanálise e laço social UFF (2006). Graduado em Psicologia pela UFF (2004). Atualmente desenvolve pesquisa em Psicanálise, na interface entre Saúde mental e Criminologia, com especial ênfase na discussão sobre a complexidade dos fenômenos da violência e suas reverberações sobre o campo da saúde.

Soraya Rodrigues Martins

Psicóloga (CRP 12/00260). Doutora em psicologia pela PUC-SP (2008), mestre em psicologia - linha de pesquisa ?Organizações humanas, trabalho e o fenômeno das representações sociais pela UFSC (2002)?. Especialização em psicanálise (1988); Psicologia Clínica (2002) Psicologia da Comunicação (1993).

Danieli Machado Bezerra

Professora Adjunta do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense. Professora adjunta do curso de tecnólogo em Segurança Pública CEDERJ/ EAD/UFF. Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal da Paraíba.

Valmir Cândido Sbano

possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor associado V da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Interface Filosofia-Psicologia-Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise e seu ensino, sistemas psicológicos, aplicações à psicologia do desenvolvimento e ensino de ciências.

Rogerio Robbe Quintella

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Mestre e Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Psicólogo pela Universidade Federal Fluminense. É Editor Executivo do Periódico Científico ECOS - Estudos Contemporâneos da Subjetividade (UFF). É participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Sujeito Contemporâneo (NEPESC/UFF), tendo sido contemplado com apoio APQ1 - FAPERJ. Foi Supervisor Clínico-Institucional do Programa de Desinstitucionalização em Saúde Mental no Município de Maricá pelo Ministério da Saúde.

Germano Quintanilha Costa

Professor Assistente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Pólo Universitário Campos dos Goytacazes. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicanálise na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Psicanalista membro da Escola de Psicanálise Corpo Freudiano - Seção Campos dos Goytacazes. Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2008). Graduado em Psicologia (2003).

Bárbara Breder Machado

Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Polo Universitário Campos dos Goytacazes; Coordenadora do Laboratório de Psicanálise, Política, Cultura e estudos de gênero(UFF/PUCG); Supervisora do Estágio em clínica psicanalítica no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA/UFF); Doutora e Mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Política PPGCP/UFF; Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense -UFF.

Tania Cristina Rivera

Psicanalista e ensaísta. Trabalha em um campo multidisciplinar de reflexão crítica sobre a imbricação entre o sujeito e a cultura, movendo-se entre os terrenos da Psicanálise, da Filosofia, da teoria e da prática artística e literária. Realizou Mestrado e Doutorado em Psicologia na Université Catholique de Louvain, Bélgica (1996), Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1991) e Pós-Doutorado em Artes Visuais na EBA - UFRJ (2006).

Lúcia de Mello e Souza Lehmann

LUCIA DE MELLO E SOUZA LEHMANN É PROFA: ASSOCIADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF-RJ).DOUTORA EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO como BOLSISTA DO CNPq) . POS- DOUTORADO NA UNIVERSIDADE LUSÓFONA ULTH- LISBOA. FOI BOLSISTA CAPES DO PROGRAMA PRO_DOC NA UNIRIO.MESTRE EM PSICOLOGIA PELA PUC/RIO. PROFESSORA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO.e MEMBRO DO CORPO DOCENTE DO MESTRADO PROFISSIONAL DIVERSIDADE E INCLUSÃO DO INSTITUTO DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.FOI MEMBRO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA UFF.

Fernanda Ferreira Montes

Professora adjunta IV da UFF/FEUFF.Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Membro do Grupo Alteridade Psicanálise e Educação - GAP(E), inscrito no CNPQ pela UFF. Membro do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clínica da Contemporaneidade -PPGTP/IPUB- UFRJ entre 2000-2013.

Roberto de Oliveira Preu

possui mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2001) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professor Adjunto de Psicologia Geral do Departamento de Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense em Volta Redeonda. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em temas de História da Psicologia e Psicologia geral, atuando também nos seguintes temas: Epistemologia, Consciência, Inconsciente, Intencionalidade, Intersubjetividade, Hermenêutica e Pragmática.

Roberto Novaes de Sá

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia na área de concentração Estudos da Subjetividade.

Paulo Eduardo Viana Vidal

Doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, pós-doutor pela UFRJ, professor-associado do Departamento de Psicologia da UFF, na graduação e no programa de Pós-graduação stricto sensu Estudos da Subjetividade. Psicanalista, movido e interrogado pelo real da clínica e pela atividade de ensino, faz pesquisas nas dobras entre psicanálise e filosofia, psicanálise e "cultura", tematizando os fundamentos da psicanálise, a clínica das psicoses, a história e a epistemologia da psicanálise, as relações desta com a psicologia clínica.

Ana Paola Frare

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (2005) e doutorado em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professora da área de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Professora colaboradora do Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB). Membro do GT da ANPEPP - Psicanalise, Política e Clínica.

Cláudia Henschel de Lima

FORMADA EM PSICOLOGIA PELA UFRJ, COM PÓS- DOUTORADO EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ATUALMENTE:
1. É PROFESSORA ADJUNTO IV DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE-PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA, NA ÁREA DE PSICANÁLISE (UFF. ICHS.PUVR).
2. É DOCENTE COLABORADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UFRJ (PPGP. UFRJ).
3. É DOCENTE DO QUADRO PERMANENTE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - PROFIAP.UFF.
4. É CO-EDITORA DO PERIÓDICO ARQUIVOS BRASILEIROS DE PSICOLOGIA.

Marcia Maria dos Anjos Azevedo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), Especialização em Psicanálise pela Universidade Santa Úrsula - CEPCOP (1992), Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2006). Atualmente é Professora Adjunto IV na Universidade Federal Fluminense - do Instituto de Saúde Coletiva - ISC, Departamento de Saúde e Sociedade - MSS e do curso de Especialização ACESSO A SAUDE: INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EQUIDADE uma Parceria entre o Instituto de Saúde Coletiva e o ICICT/ FIOCRUZ.

Giselle Falbo Kosovski

é graduada em Psicologia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), tem Especialização em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003).

Bianca Novaes de Mello

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduada em Psicologia pela mesma Universidade. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, linguagem e saúde mental. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Abrahao de Oliveira Santos

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica-Psicanálise) pela PUC-SP (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica-Subjetividade) pela PUC-SP (2003), orientado pelo prof. Dr. Peter Pál Pelbart. Concluiu estágio de pós-doutoramento na PUC-SP, em 2007, sob supervisão do Prof. Dr. Luiz Benedito Orlandi. Pós-doutorando concluído em 2016, com o projeto "Subjetividade, práticas de cuidar nas religiões de matriz africana e questão negra", no Museu Nacional/UFRJ, sob a orientação do prof. Dr. Márcio Goldman.

Luciana Gageiro Coutinho

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) com bolsa-sanduíche (CNPQ) em Paris VII.

Paula de Oliveira Santarossa

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2006), especialização em Psicanálise e Laço Social pela mesma Universidade (2007) e mestrado em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense e coordena o curso de graduação Psicologia e pós graduação em saúde mental das Faculdades Integradas Maria Thereza.

Paula Glenadel Leal

Realizou, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, licenciatura em português-francês (1985), mestrado em Letras Neolatinas (1989) e doutorado em Letras Neolatinas (1996). Realizou pós-doutorado na Université de Paris VIII (2002). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora PQ-1D do CNPQ.

Pedro Cattapan

Psicanalista membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos (EBEP) desde 2005. Formado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, agraciado com bolsa CAPES, (2004) e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2009) com estágio doutoral sob bolsa CNPq na Université Paris VII (2007). Concluiu estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica do IP-UFRJ, sob supervisão de Joel Birman (2017-2018).

Augusto Cesar Freire Coelho

Possui Doutorado em Teoria Psicanalítica - Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica IP - UFRJ (2001) e Mestrado em Teoria Psicanalítica - Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica IP - UFRJ (1998). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica. É editor da Revista Ayvu, do Departamento de Psicologia da UFF-VR.

Flavia Lana Garcia de Oliveira

Atualmente é pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ, com bolsa pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES. Professora Substituta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói), setorizada nas áreas de Psicologia Clínica e Psicanálise. Graduada (2009) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialização (2014) em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hospitalar pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Marília Etienne Arreguy

Pós-doutora em Sciences de l'Éducation pela Université Paris 8 - bolsista CAPES. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ e Doutora em Recherches en Psychanalyse et Psychopathologie pela Universidade de Paris Diderot (Paris VII) em 2008 (cotutela). Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999).

Mariana de Toledo Barbosa

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Filosofia (2012), realizado em regime de co-tutela entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Université Paris Nanterre. Fez pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense (2014).

Subscrever Psicanálise