Sociologia e Direito

Pesquisador

Clarisse Stephan Farhat Jorge

Professora de Direito Empresarial da Universidade Federal Fluminense, onde leciona, atualmente, as Disciplinas "Propriedade Intelectual" e "Empresas, Governança e Sustentabilidade". Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da mesma instituição, com pesquisa sobre Negócios Sociais, Negócios Colaborativos e Responsabilidade Socioambiental de empresas. Mestre em Ciências Jurídico-Econômicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/ Portugal, com trabalho desenvolvido sobre "Standards Ambientais Internacionais". Advogada.

Paulo Brasil Dill Soares

Possui graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá (1983) e Mestrado em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2003). Doutor no Curso Binacional de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com Bolsa de Doutorado CAPG/CAPES. Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense. Experiência docente na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Castelo Branco, Centro Universitário da Cidade (Univercidade), Universidade Estácio de Sá, Universidade Santa Úrsula, dentre outras.

Clarisse Ines de Oliveira

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Especialização em Direito do Trabalho, Processo Civil e Processo do Trabalho pela Universidade Veiga de Almeida (2012). Mestre em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2013). Doutora pelo Programa de pós graduação em Direito e Sociologia da Universidade Federal Fluminense/UFF (2016).

Cibele Carneiro da Cunha Macedo Santos

Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Doutorado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2015). Tem experiência na área de Direito, especialmente no magistério do ensino superior. Foi professora de Instituições Privadas de ensino superior e da Universidade Federal em Uberlândia. Atuou ainda como coordenadora de Núcleo de Assistência Judiciária (UFU) e de curso de pós-graduação (Faculdade Pitágoras).

Ionara dos Santos Fernandes

Possui graduação em Serviço Social (2014), mestrado em Sociologia e Direito (2017) e é doutoranda (bolsista CAPES) pelo mesmo programa, ambos na Universidade Federal Fluminense.

Giselle Picorelli Yacoub Marques

Doutora em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2013-2016). Mestre em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2011-2013), com graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, 2002-2007) e especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2008-2010). Atualmente, professora do Departamento de Direito Processual da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF, 2017).

Raquel Nery Cardozo

Possui graduação em DIREITO pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). É pós-graduada em Direito Público e Privado pela EMERJ/UNESA (2009). É Mestre em Direito Público junto a Universidade Estácio de Sá (2013).

Sergio Gustavo de Mattos Pauseiro

Professor Adjunto- Universidade Federal Fluminense, disciplina Direito Internacional Privado e Direito Privado Geral. Professor Colaborado do Doutorado em Justiça Administrativa - PPGJA. Professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC. Pós-graduação em Contencioso Administrativo (Petrobrás), disciplina Arbitragem na Indústria do Petróleo. Doutor em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Democracia, Estado de Direito e Cidadania. Líder do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos sob a Perspectiva Discursiva.

Cristiane de Souza Reis

Cristiane de Souza Reis é Professora adjunta no departamento de Segurança Pública da UFF/RJ. Foi pesquisadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) no âmbito do pós-doutoramento. É Doutora em Direito e em Sociologia pela Universidade de Coimbra (FDUC/FEUC) desde Outubro de 2011. É Mestre em Ciências Criminais pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro/Brasil e possui Especialização em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Brasil.

Cláudio Brandão de Oliveira

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (2003) e doutorado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2017).

Andreza Aparecida Franco Câmara

Possui graduação em Direito pela Universidade do Grande Rio (2000) e mestrado em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Doutora em Sociologia e Direito na Universidade Federal Fluminense. (2011-2014) Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense, no Instituto de Ciências da Sociedade - Macaé, no Departamento de Direito. Foi Professora Adjunta na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Ciências Administrativas e do Ambiente do Instituto Três Rios (ago. 2010/jun.2015).

Marcus Wagner de Seixas

Advogado, Doutor E Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (PPGSD / UFF); especialista em 'Gestão dos Direitos Humanos' pela UCAM com bolsa da Ford Foudation; curso de extensão em 'Media Law' pela University of Oxford. Chefe do Departamento de Direito da UFF em Volta Redonda. Coordenador-pesquisador das disciplinas: Direito Administrativo e Instituições de Direito Público e Privado do curso semi-presencial em Administração Pública, financiado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Jurema Schwind Pedroso Stussi

Professora, nível adjunto, do Departamento de Direito Processual (SPP) na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de Direito Processual Civil. Doutora em Sociologia e Direito pela UFF, na linha de pesquisa Acesso à Justiça. Mestre em Política Social pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: acesso à justiça, efetividade do processo, cidadania, efetividade processual, desigualdade social e relações do poder judiciário com o jurisdicionado.

Eder Fernandes Monica

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (2005), mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (2008) e doutorado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2013). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense e professor dos programas de pós-graduação de Sociologia e Direito e de Direitos, Instituições e Negócios.

Marisa Machado da silva

Graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2005), Especialização em Direito Processual pela universidade Federal Fluminense (2008), Mestre em Defesa e Segurança Civil (2015) e doutorando em Sociologia e Direito pela UFF. Professora da Universidade Federal Fluminense. Membro dos Grupos de Pesquisa Empresa, Direito e Sociedade (UFF/CNPQ) e Educação, políticas, práticas e discursos contemporâneos (UFF/CNPQ). Atua nas linhas de pesquisa na de Interesse publico e relações contratuais e Políticas públicas: ensino contemporâneo. Autora de artigos e capítulos de livro.

Flavia Lages de Castro

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em História Social (1997) e doutorado em Ciências Jurídias e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2015). É professora Adjunta do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense. Participa como docente e como Vice Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Cultura e Territorialidades - PPCULT UFF. Foi coordenadora (2014-1017) do Observatório de Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. É vice coordenadora do Laboratório de Ações Culturais - LABAC - UFF.

Cândido Francisco Duarte dos Santos e Silva

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense -UFF no campus Macaé, aprovado em primeiro lugar em concurso de provas e títulos - Direito Processual Civil; é Professor Colaborador do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito - Mestrado e Doutorado (PPGSD-UFF) e permanente do Programa de Pós Graduação em Direitos Instituições e Negócios - Doutorado (PPGJA-UFF), é membro dos grupos de pesquisa: "Democracia, Cidadania e Estado de Direito" - vinculado ao CNPQ, certificado pela Universidade Federal Fluminense através da Faculdade de Direito da UFF; "Jürg

Fabiano Gosi de Aquino

Doutor e Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense lecionando na disciplina Direito Processual Civil, Professor de Direito Processual Civil na graduação (presencial e EAD) e pós-graduação na Universidade Estácio e do Centro Universitário Uniabeu. Advogado.

Plinio Lacerda Martins

Doutor em Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho (2001), Especialista em Direito Civil pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1988), graduado em Direito pela Universidade Cândido Mendes-Ipanema (1985) .

Marcelo Pereira de Almeida

Pós- Doutor em Direito Processual pela UERJ. Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2013). Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2007). Pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade Estácio de Sá (2002). Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Estácio de Sá (2004). Atualmente é Professor Adjunto de Teoria Geral do Processo e Direito Processual da Universidade Federal Fluminense, Professor de Direito Processual Civil da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

Subscrever Sociologia e Direito